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Prius 3G - lançamento em Portugal

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Pendura
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Olá Carlos, não quero ser mal interpretado. Tenho bem a noção que o Prius é de um segmento diferente dos outros carros que falei. O que quero dizer é que o fornecedor não pode fechar os olhos às tendências do mercado e tem de seguir uma política de preços agressiva se quer que o carro tenha êxito em Portugal.

No ínicio do meu texto digo precisamente que estou a espera que a Salvador Caetano esteja alerta para isso. O êxito do lançamento do carro no Japão e noutros mercados não passou concerteza despercebido. Nos tempos que correm qualquer marca ou distribuidor gostaria de ter um "best-seller" entre mãos.

Tens razão quantos aos impostos e às incongruências na legislação, isso já foi amplamente discutido aqui. Eu apenas quis dizer que não estou disposto a pagar um preço que seja descabido em relação ao resto da Europa.

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Carlos Costa:
Lembrem-se que a quase totalidade de carros vendidos em Portugal têm um preço base inferior ao preço praticado na maioria dos mercados, de forma a compensar o consumidor pelos impostos que vai pagar

 

Já não me lembro bem onde foi, mas um dia a falar com um senhor no stand (acho que da renault) ele deixou escapar que onde o stand ganhava mesmo dinheiro era com as revisões, o carros não dão quase lucro nenhum. Acredito que seja prática generalizada, paga-se MUITO mais na marca que nas oficinas "brancas".

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Pendura
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José Santos:

 

Já não me lembro bem onde foi, mas um dia a falar com um senhor no stand (acho que da renault) ele deixou escapar que onde o stand ganhava mesmo dinheiro era com as revisões, o carros não dão quase lucro nenhum. Acredito que seja prática generalizada, paga-se MUITO mais na marca que nas oficinas "brancas".

não deve de ser o caso do prius pois as revisões são baratissimas comparadas com as das outras marcas.

 

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Paulo Albuquerque:
Olá Carlos, não quero ser mal interpretado

Eu percebi o que querias dizer, apenas quis salientar o facto de esses carros não poderem ser comparados. Tomando a minha realidade pessoal como exemplo, tanto o MiEV como o Insight nunca poderiam ser opções para mim. O primeiro pela autonomia limitada (por motivos profissionais sou forçado a realizar muitos quilómetros, por vezes mais de 200 num só dia); o segundo porque, além de ser tecnologicamente fraco, deixa muito a desejar em termos de espaço, e eu sou um gajo muito espaçoso e com vontade de aumentar a minha descendência muito em breve. Mas sei que alguns potenciais compradores do Prius (os tais tipos de 50 e tal anos) podem ser desviados por esse tipo de concorrência!

Paulo Albuquerque:
Eu apenas quis dizer que não estou disposto a pagar um preço que seja descabido em relação ao resto da Europa.

Pelo menos na União Europeia, os preços deveriam ser semelhantes!

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Rui Tavares replied on 30 Jun 2009 15:11

E importar um Prius novo de Espanha? Será que não ficaria mais barato do que comprar em Portugal?

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Novo não, porque para além do ISV tens de pagar IVA cá outra vez sobre o preço da viatura+ISV.

Agora se importares um com mais de 6 meses e 6.000 km, aí já não pagas o IVA cá...

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

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Importar de Espanha deve ter a desvantagem de trazer os menus em espanhol e não deve ser possível mudar. Além disso os manuais serão em espanhol.

hoje aprendes, amanhã ensinas, e o ciclo repete-se até ao infinito...

  Prius 3G (ZVW30H8)             Spritmonitor.de  Renault Megane 1.5 dci

https://www.youtube.com/watch?v=bl0Wq4tVXI4

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Luis Neves:

Novo não, porque para além do ISV tens de pagar IVA cá outra vez sobre o preço da viatura+ISV.

Agora se importares um com mais de 6 meses e 6.000 km, aí já não pagas o IVA cá...

Nunca, jamais, em tempo algum!

O IVA só se paga num dos países, neste caso pagas no país de destino.

O IVA é um imposto universal, existe em todos os países da UE, e existe compensação de IVA entre estados.

Quando importo alguma coisa de um país da UE faço-o sem o IVA do país de origem e declaro esse valor na minha declaração periódica de IVA.

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Não jures...

 

Veículos provenientes de um Estado-membro da U.E.


Face ao disposto no nº 2 do art.º 6º do Regime do IVA nas Transacções Intracomunitárias (RITI), os meios de transporte novos estão sujeitos a IVA em território nacional.

Considera-se meio de transporte novo, aquele que, no momento da transmissão (venda), reúna um dos seguintes condicionalismos:
- A transmissão não seja efectuada há mais de seis meses após a data da 1ª utilização;
- Não tenha percorrido mais de 6.000 km.

Entende-se por data da 1ª utilização a constante do título do registo de propriedade ou documento equivalente (nº 3 do art.º 6 do RITI). O respectivo cálculo é efectuado a partir da aplicação da taxa do IVA sobre a base tributável, constituída pelo valor de aquisição e do ISV devido. A taxa do IVA é actualmente de 20% ou 14%, consoante a aquisição intracomunitária seja efectuada no Continente ou nas Regiões Autónomas, respectivamente.

Os Particulares e os Operadores Reconhecidos, de acordo com o Código do Imposto Sobre Veículos, devem pagar o IVA devido pelas aquisições intracomunitárias de meios de transporte novos sujeitos a ISV junto da alfândega, através da DAV. O pagamento do IVA é efectuado em simultâneo com o ISV.

Os meios de transporte adquiridos por particulares e que sejam considerados usados i.e. aqueles cuja transmissão (venda) seja efectuada há mais de seis meses após a data da 1ª utilização e tenham percorrido mais de 6.000 km, não devem IVA em território nacional, sendo o imposto liquidado e cobrado no momento da transmissão (venda).

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

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Ahhh, e não consegues consegues naturalmente comprar um carro num país da UE sem que te cobrem o IVA lá...

Esta é a razão pela qual nunca compensou importar carros novos de outros países, mesmo quando os preços são bastante inferiores, mas apenas compensa importar usados, com pelo menos os tais 6 meses e 6.000 km na definição legal.

As empresas podem é deduzir o IVA, que é outra coisa...se calhar é disso que falas ao referir a entrega periódica do IVA, não?

 

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

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