Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de Bordo 2G - MiguelCastro

rated by 0 users
This post has 176 Replies | 19 Followers

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Castro Posted: 30 Sep 2009 16:38

Olá,

hoje fazem 118 dias desde que comprei o meu PRIUS!

Primeiro gostaria de apresentar o meu carro: é de Janeiro de 2008, tratava-se de uma viatura de serviço com 16 400km e custou-me 22 000€. Como o Carlos Nazaré (quem me vendeu o carro, e já me tinha vendido um Yaris 1.0 em Nov 2007) me conseguiu quem ficasse com o meu Peugeot 307 1.4 HDI de 2002 com 140 000km por 6 000€, o Prius custou-me 16 000€ (que consegui englobar no crédito da construção da moradia que entretanto acabei... juro mais baixo e carro pago!).

Hoje o meu carro tem 23 850km (já lhe fiz 7 450km, uma média de 63km diários, aprox.). Desde que fui ao 4º PIP, no dia 19 de Setembro de 2009, e que ouvi um Sr. chamado João Prates achei que se ele consegue sentir a alma do Prius eu também poderia conseguir. Aceitei participar nesta comunidade e já aprendi bastante, inclusive com os meus erros. Sinto que ainda posso fazer melhor...

Abasteci na bomba AVIA perto de casa. Atestei o menino  41L de gasolina 95 e paguei 49,98€ (1,219€/L x 41L = 49,98€). Decidi continuar com as 95 octanas, mas já li por aqui que a de 98 permite bater records. Aumentei a pressão dos 4 pneus: 46F e 44T. Meti também ar nos pneus da bike (nem me lembro quanto meti), enquanto deixava o carro ligado...ou melhor desligado, com estes carros nem sabemos. Quando me sentei marcava 99,9L/100km! Eu sabia que ia conseguir melhorar. Não calculava era quanto...

Meti-me à estrada. Para ser mais exacto, desci até à N10 e fiz o percurso desde Vale Figueira (perto da Bobadela) até Alhandra. Decidi ir nas calmas pela nacional, respeitando os limites de velocidade mas evitando ir devagar demais. Fui utilizando o Pulse& Glide que li por aqui. Quando estacionei em Alhandra, junto às piscinas, que têm um restaurante panorâmico muito bom, não queria acreditar: 3,3L/100km, 23Km e nenhuma barra do MFD ultrapassou os 5,0L/100Km! Pensei logo "este foi o consumo do João Prates quando bateu aquele record com o 2G dele!" Fiquei entusiasmadissimo. Isto para quem tem uma média em 117 dias de 5,2L/100Km é uma redução fantástica.

Montei-me na bike e fiz o percurso junto ao rio (este percurso vai fazer um ano no dia 4 de Outubro e convido quem quiser a vir conhecê-lo). Até Vila Franca de Xira (junto à praça de touros) e voltar 25 minutos.

Como tinha a primeira aula às 13h15m e já eram 10h30m resolvi começar a regressar a casa, para tomar banho e almoçar. Mesmo com as subidas quebra records até ao meu bairro, quando estacionei na garagem marcava 3,8L/100Km. Até almocei mais bem disposto!

Fui trabalhar. Saí às 16h25m e tive de ir a Odivelas. Regressei para ir buscar a minha princesa (a minha filha chamasse Inês de Castro) que anda no primeiro ano. Quando estacionei o carro definitivamente na garagem ele mostrava 4,0L/100Km e 67,1 Km percorridos.

Então vejamos: como o depósito leva 45 litros, se eu mantiver uma média abaixo dos 4,5L/100Km vou conseguir fazer pela primeira vez 1 000Km! Nunca tinha deixado descer o nível de combustível com menos de 2 riscos. Impurezas no tanque de combustível, para não ficar apeado, pode surgir uma emergência e não dá jeito ir abastecer, enfim... por várias razões. Mas vou experimentar. Vou tentar fazer  mais de 1 000Km com um depósito. Parece-me possível para mim. Desde a Amareleja que os meus consumos médios oscilam entre os 4,3L/100Km e os 4,6L/100Km. Vale a pena tentar. Pelo menos para ficar a saber se o consigo ou não.

Bem diário... até breve

Top 500 Contributor
Pendura
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Miguel Castro:
ouvi um Sr. chamado João Prates achei que se ele consegue sentir a alma do Prius eu também poderia conseguir.

É isso mesmo Miguel...qualquer um pode sentir...basta querer...

Parabéns pelo teu excelente post...

Deixas aqui (mais) uma prova de que é possível fazer excelentes consumos com alguns cuidados básicos e fáceis de cumprir...

Se conseguires fazer os 1000 Km não te esqueças de tirar uma foto para colocares aqui e entrares para o "Clube dos 1000Km" e ganhares o selo...

Continua a escrever e a aprender...Yes

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

Miguel Castro:
hoje fazem 118 dias desde que comprei o meu PRIUS!

Que grande precisão!Big Smile Quem fala assim é porque está apaixonado...pelo Prius, claro!!

Bem vindo Miguel! Esperemos que te sintas em casa e que participes com comentários, informações, dúvidas, etc...

Parabéns pelo Prius, grande máquina!! YesYesYes

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Muito bem Miguel é esse o espírito!

Fico muito contente que a nossa "palavra" no PiP 2009 te tenha sensibilizado para os consumos possíveis no Prius.

Agora é continuar assim!

Podes te registar no site http://www.spritmonitor.de e ires inserindo os teus consumos lá, que depois podes utilizar na tua assinatura aqui no site.

Repara na minha assinatura e na de outros membros que já se registaram por lá.

Basta clicar nos consumos e saltas para a tua página de consumos.

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

João,

já me registei no site que sugeriste mas ainda tenho poucos consumos.

Por falar nisso, resolvi introduzir esta entrada no meu diário para registar a minha análise seguinte:

* a última vez que abasteci foi à 34 dias;

* durante o mês de Outubro  fiz uma média diária de 23,3 km;

* o MFD mostra 4,9L/100Km e 790 km percorridos desde o último abastecimento (o que me deixa algo triste, uma vez que se o depósito leva 45L teria de fazer uma média de 4,5L/100Km para fazer os 1000Km pretendidos);

* ainda tenho 3 riscos no nível de combustível (um deve estar a desaparecer, tendo em conta a tendência de 1 risco por 90Km aprox).

A grande dúvida que me assalta o espírito de momento é: conseguirei fazer 1000Km com este depósito?

Tenho reflectido sobre o meu percurso entre casa e a escola. São só 1 800metros com subidas e descidas. Para começar, tenho a garagem na cave. Enquanto o carro aquece (também tem direito) consigo tirá-lo da garagem. É espantoso como se desliga ao fim de 1 minuto mais ou menos. Depois tenho uma pequena rampa para subir até sair do meu terreno e outra quase igual para sair do meu bairro. Depois é um trajecto de uma zona residencial com limite de velocidade nos 40 Km/h. Depois de passar por cima da A1 é só deslizar até à escola. Quando desligo a primeira barra do MFD (até 5 minutos) muitas vezes está completamente cheia :(

Também dou formação em Santa Apolónia. Nessas deslocações são 30 km (aprox. ida e volta). Costumo ir pelo Parque das Nações (é mais plano e parar nos sinais luminosos não é problema) Existem zonas com radares e limite de 50Km/h que alguns condutores respeitam, outros só abrandam perto do radar (junto aos armazéns da Delta cafés). Nunca ninguém me buzinou e aí consigo quase todas as barras abaixo dos 5,0 litros! Basta iniciar a viagem um pouco mais cedo.

Apenas um dia (10 de Outubro, Sábado) fiz uma viagem que ultrapassou os 100km (167,2 Km para ser mais exacto) e aproveitei para não fazer todo o percurso por auto-estrada, o que me permitiu reduzir 0,2L/100Km nos consumos (baixei dos 4,8L/100Km para 4,6)

Desde dia 23 de Outubro que não consigo baixar dos 4,9L/100Km. Mas vou secar este depósito, até porque para passar dos 10 riscos (que correspondem ao depósito cheio) para os 9 riscos percorri 230 km aproximadamente. Os outros risquinhos é que desaparecem mais depressa. Mas desde o depósito até ao bocal de abastecimento ainda cabem mais uns vapores (acredito que perto de 2 litros). Ainda assim tenho receio de ficar sem combustível ou de surgir uma urgência quando tenho o depósito nas lonas.

Diário, é raro escrever mas quando escrevo... escrevo.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Miguel Castro:
já me registei no site que sugeriste mas ainda tenho poucos consumos.

Agora falta meteres isso na tua assinatura.

Sabes fazer ou queres ajuda?

Miguel Castro:
A grande dúvida que me assalta o espírito de momento é: conseguirei fazer 1000Km com este depósito?

Muito cedo para dizer.

Quando a reserva te acender vê quantos kms te faltam.

Se estiveres pouco abaixo dos 100 km, compra um jerrycan com gasolina e arrisca, mas tenta manter os consumos abaixo dos 5 litros!

Se estiveres muito abaixo dos 100 km, fazes à vontade, desde que também mantenhas abaixo dos 5 litros.

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Que emoção...

vim aqui antes de uma explicação e o grande mestre está a ler o meu diário de bordoBig Smile

Hoje num furo da tarde vou ao Prior Velho saber preços e condições para instalar o pre aquecimento de motor. Ainda tenho a dúvida ao pensar como é que o cabo "macho" fica debaixo do capot do motor mas deve ser fácil prende-lo nalgum sitio enquanto nao esta a ser usado.

Estou mais confiante com o q investiguei por aqui quanto aos níveis do manómetro de combustível... afinal talvez faça os 1000 km com este depósitoSmile

Os 6,5 Litros da reserva devem dar... tenho de fazer cálculos.

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

João Prates:
Sabes fazer ou queres ajuda?

Quero ajudaEmbarrassed

Top 500 Contributor
Pequeno citadino
031_Yaris_HSD
tcap-support

Miguel Castro:
Meti-me à estrada. Para ser mais exacto, desci até à N10 e fiz o percurso desde Vale Figueira (perto da Bobadela) até Alhandra. Decidi ir nas calmas

Olá Miguel, que fixe, que boas médias. Smile

Conheço mais ou menos o percurso que referes, não moro muito longe e depois deste teu post quero agradecer-te pelo teu contributo para um melhor ambiente nesta zona. Eu ultimamente sinto o ar mais leve, agora sei que tu, também és responsável por isso Stick out tongue PARABÉNS. 

PAC

Page 1 of 18 (177 items) 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com