Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Leasing ou compra das baterias??

rated by 0 users
This post has 49 Replies | 7 Followers

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
012_Prius_2G

Joao, alguém te obriga a mudar de bateria? O sistema quickdrop é um range extender,  mas apenas se o quiseres utilizar.

Já pensaste que podes ficar com uma bateria melhor que a que tens?

Sabes que, por exemplo, nos computadores portateis as baterias tem um chip que monitoriza o numero de ciclos e estado de carga das mesmas. Por que não o mesmo sistema ou ainda mais avançado nos packs quickdrop, já que o espaço não será um problema tão grande.

Passo a explicar a minha ideia do chip (cenário totalmente hipotético)

1- És um mau utilizador e só fazes quick-charge, o chip memoriza e penaliza, diminuindo o indicador de vida util (capacidade total) da bateria

-Alem de mau utilizador és um "esperto" vez que a tua bateria não está já muito boa vais ao quickdrop para trocar. Ao chegares lá a estação quickdrop comunica com o chip da tua bateria e avisa "bateria com x carga remanescente desconto yyyy" (quando enches o depósito não pagas pela gasolina que já lá está ou pagas). Avisa tembem "capacidade da sua bateria xx quer fazer um upgrade para uma bateria com zz de capacidade - custo abc" pagas, senão escolhe uma bateria com ciclos parecidos com a tua.

Já te lixou a esperteza e a má utilização

2- És um excelente utilizador da bateria, fazes apenas ciclos 80%-40% (ou lá o que for melhor para as baterias de Li-ion), o chip memoriza e bonifica, mantendo o indicador de vida util da bateria

- Precisas ir e Lisboa ao Porto e não queres esperar para carregar pelo caminho. Decides a muito custo que precisas fazer um quickdrop (que aparentemente será automático e demorará cerca de 3 minutos). Entras na estação e o sistema quickdrop comunica com a tua bateria e avisa "bateria com x carga remanescente desconto yyyy" (igual ao mao utilizador). Avisa tambem "capacidade da sua bateria XX. infelizmente não temos nenhuma bateria com a capacidade da sua ser-lhe à creditado um desconto adicional de abc caso decida efectuar a troca".

Simples? Será assim? Não sei, mas acho que também ainda mais ninguém sabe.

Só mais duas coisas, eu não estou a advogar a má utilização das baterias, acho que quem as utiliza mal deverá ser penalizado, o objectivo do meu mail inicial era indicar que o leasing não será má opção para algumas pessoas e é tudo uma questão de matemática. Acerca da eventual troca de baterias durante o leasing tudo dependerá do contracto e só aceita quem quer.

Prius NHW20 2006 Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Carlos Castro:
Joao, alguém te obriga a mudar de bateria? O sistema quickdrop é um range extender,  mas apenas se o quiseres utilizar.

Claro, eu percebo, só estava a dizer que eu nunca o utilizaria, pelos motivos que expliquei.

Carlos Castro:
Já pensaste que podes ficar com uma bateria melhor que a que tens?

Gostas de jogar à roleta russa não gostas? Eu não. Por muito alta que seja a aposta, por muito dinheiro que possa ganhar... posso ganhar uma bala no meio da cabeça, por isso passo... dispenso...

Carlos Castro:
Passo a explicar a minha ideia do chip (cenário totalmente hipotético)

Carlos Castro:
Simples? Será assim? Não sei, mas acho que também ainda mais ninguém sabe.

Não só não é nada simples como é totalmente impraticável.

Tu já viste bem o pesadelo que seria gerir essas baterias cada uma com um historial diferente, com capacidades diferentes?

Depois como era? Tinhas "categorias" de baterias consoante o estado, com descontos para cada categoria?

Isso é como ir comprar pneus usados... mais ou menos usados... epá nem a brincar.

Carlos Castro:
Acerca da eventual troca de baterias durante o leasing tudo dependerá do contracto e só aceita quem quer.

Se me garantirem que em Leasing quando a minha bateria der o berro e eu pedir outra vou receber uma nova... tudo bem, de resto nem pensar.

É a minha opinião, vale o que vale, zero, mas não prescindo de a ter.

Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
210_Renault_Fluence
Clube 1400 km
tcap-support

Algumas divagações para reavivar este tópico:

1. Do ponto de vista puramente técnico o pack de baterias ter um chip que regista todo o seu historial, incluindo quais os carros, o tipo de condução e regime de carga/descarga por onde passou, não é desafio nenhum (o desafio será hackar e crackar o historial Devil). A questão é mais de gestão e de política, o que fazer com a informação do chip?

2. Havendo uma identificação inequívoca das baterias em teoria poderemos fazer o seguinte: Viajar entre Lisboa e Porto e fazer 2 trocas de baterias pelo meio, mas no regresso apanhar a nossa bateria original que ficou a carregar. Isto permitiria que nas deslocações do dia-a-dia usássemos só a nossa bateria original e só nas deslocações grandes usaríamos material "emprestado".

3. Aparentemente só para o Fluence ZE é que existem estações automáticas de troca de baterias

4.De acordo com um representante da Mobi.E o custo de uma estação de troca de baterias é da ordem do milhão de euros

5. O sistema Mobi.E permite integrar estações de troca de baterias (pagando com o mesmo cartão) mas não há interessados em Portugal

6. Se for para a frente o tão falado grid-to-vehicle-to-grid este será mais uma forma de "assassinar" baterias.  Se o leasing for medido em km's não terá em conta a outra utilização que as baterias podem ter.

7. O quick-drop, a troca rápida de baterias, impõe restrições no design do veículo que podem limitar a sua eficiência

8. A troca rápida de baterias poderá fomentar a concorrência no mundo das baterias, levando a que apareçam marcas brancas mais baratas ou empresas que se dediquem apenas às baterias para troca

Chega de divagações, o mundo real é assim:

Report: French government withdraws all funding for Renault's battery facility in Flins

Renault's ambitious electric vehicle program may have been dealt a significant blow. Reports indicate that the French government has withdrawn its €125 million ($174 million U.S. at the current exchange rate) investment to fund construction of the automaker's lithium-ion battery production facility outside of Paris (Flins). According to French media reports, both the €125 million Strategic Investment Fund and a €100 million ($139 million U.S.) public loan have been withdrawn.

Alexandre Moleiro

Renaul Fluence ZE (2013) Renault Fluence ZE
(2013)
Consumo médio
Prius 2G (2005) Tesla Model 3
(2019)
Consumo médio
Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
210_Renault_Fluence
Clube 1400 km
tcap-support

Finalmente começa a chegar alguma informação sobre preços reais e condições.

Vejam este artigo: http://www.plugincars.com/closer-look-better-places-buy-car-lease-battery-strategy-107416.html

Aparentemente se não forem excedidos os kms anuais o valor mensal nesta subscrição da Better Place inclui troca de baterias sem restrições e um ponto de carregamento em casa e acesso aos pontos públicos.

Será assim tão simples?

Alexandre Moleiro

(2013)
Consumo médio
(2019)
Consumo médio
Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Dois comentários:

1. As contas são aterrorizantes, os custos mensais de utilização das baterias e da infaestrutura de carga (em casa, na rua ou em estações quick drop) em mais do que duplicam o custo do combustível de uma alternativa diesel/híbrida em condições de utilização moderada (18.000 km/ano)...

2. O artigo confirma aquilo que se vai tendo como percepção, a Nissan só não vende muitos mais leafs porque não lhe apetece perder muito dinheiro...e a Toyota, que não precisa de marketing, entende aguardar pacientemente a descida do preço das baterias antes de avançar.

"But it’s really tough to parse out the purchase price of the batteries in the current wave of electric cars because automakers are selling the entire product at a loss until economies of scale can be reached."

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Luis Neves:
Dois comentários:

Pois é Luis, pois é...

É terrível quando o que aqui dizemos uns bons meses, até um ano antes se torna a verdade pura e dura.

Mas enfim, há sempre os líricos que acham tudo muito cor-de-rosa... e tudo muito fácil...

Só te digo uma coisa: Conheço um centro de formação da Peugeot cujo dono há uns meses atrás me confidenciava a propósito do iMiEV/iOn que o custo REAL das baterias do bicho era... bom... para não ser muito bruto e não contar tudo... só digo que tinha 6 dígitos e a unidade era o Euro.... Ick!

Quando um fabricante vende um carro por menos de 1/3 do seu real custo, alguma coisa está muito mal!

Não se pode querer ser o primeiro, ou querer ter protagonismo e aparecer nas notícias e em todas as revistas à custa de perdas imensas.

Por isso como tu dizes e bem a vontade de os vender é zero, não se faz nada pela venda, parece que escondem os carros...

O que eles pretendem, seja o Leaf, seja o iMiEV, sejam outros semelhantes, é publicidade, protagonismo, porque perdem dinheiro com cada carro que vendem, ou melhor, com cada carro que oferecem...

Todos sabemos que a Toyota não funciona assim, e ainda bem!

Top 500 Contributor
Pendura
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Pois é meus amigos...como custa que uns "simplórios" de um forum tenham visto à tanto tempo aquilo que os responsáveis não querem ver...

Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
210_Renault_Fluence
Clube 1400 km
tcap-support

Tentando resumir os números apresentados:

(Para já vamos excluir custos de manutenção, seguros e desvalorização)

Um plano better place com 19200kms anuais custará 3050€ por ano (12200€ por 4 anos) (254€ por mês).

Ora um simples carro a diesel com consumo de 5,0l/100km para os mesmos kms terá um custo anual de 1296€.

Ao fim de 4 anos a poupança em diesel vs better place é de 7016€.

Mesmo considerando a manutenção mais barata do eléctrico, com uma poupança estimada pela better place em 1476€, a solução eléctrica fica mais cara em 5540€ por 4 anos.

De onde vem então a conclusão da better place que permite poupar?

Dos incentivos do estado, das taxas elevadas para veículos não eléctricos na Dinamarca, dos supostos seguros mais baratos para eléctricos, do suposto financiamento mais barato para o eléctrico.

Agora se me disserem que em vez dos 254€ por mês para ter acesso ao esquema better place me propuserem 70€ por mês para leasing das baterias as contas já ficam diferentes!

O custo em 4 anos seria de 3360€ pelas baterias.

Com uma eficiência de 17kWh/100km precisaríamos de 3264kWh por ano, que com uma eficiência de carregamento de 90% puxariam 3626kWh da nossa tomada da electricidade.

Se o kWh custar 0,11€ (e todos conseguimos mais barato durante a noite mas como falam em aumentar o IVA vamos fazer a conta por cima) isso representará um custo anual de 399€ ou 1595€ em 4 anos.

Conclusão: alugar as baterias por 70€ por mês + carregar em casa ficaria em 4955€ por 4 anos enquanto o esquema better place custaria 12200€ e um carro a diesel 5184€.

Se não me enganei acho que posso concluir que o esquema better place não verá a luz do dia em Portugal.

Alexandre Moleiro

(2013)
Consumo médio
(2019)
Consumo médio
Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Luis Neves:
a Nissan só não vende muitos mais leafs porque não lhe apetece perder muito dinheiro...

A propósito, notícia no autoblog green sobre o possível custo de substituição da bateria de um Leaf no Reino Unido: GBP 19.392 (USD 31.753 ou EUR 22.223).Tongue Tied

Segundo a notícia, o valor "pedido" em terras de Sua Majestade equivale praticamente ao preço de Leaf inteiro nos Estados Unidos.

Nissan Leaf Tekna 30kWh out 2016 > ...   |   Renault Zoe Intens - jan 2014 > out 2016 (R.I.P.)   |   Prius 3G (ZVW30) - dez 2009 > dez 2013

Spritmonitor.de |   Spritmonitor.de

aop@prius-pt.com

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Mesmo c aluguer a opcao fluence por 6000eur é fantastica.

É verdade ficamos com o aluguer as costas. Mas nao é uma pandeireta, ficamos com garantia do pack. E depois e nao mais importante custa muito menos que os ve com bateria... O k se poupa na compra dà para muitos anos de aluguer.

Sinceramente so nao tenho um na garagem porque nao me deixam ;)

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Page 2 of 5 (50 items) < Previous 1 2 3 4 5 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com