Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Desenvolvimento de um indicador HSI para o Prius 2G

rated by 0 users
This post has 116 Replies | 13 Followers

Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
210_Renault_Fluence
Clube 1400 km
tcap-support

Duarte Semedo:

Depois de o carro quente, sem forçar o modo EV, e com 5/6 barras de bateria consigo extrair 30A de corrente sem o MCI entrar em acção. Com a bateria mais cheia até dá valores mais altos, chegam a ser valores na casa dos 40A.

A barra mais à esquerda, que actualmente indica a pressão do pedal do travão, parece-me uma boa indicação. A barra cheia devia corresponder à pressão máxima antes de actuar o travão mecânico (pastilhas) ou então quando a percentagem de travagem mecânica exceder uma percentagem definida.

Por falar em travagem, já conseguiste descobrir quando o travão mecânico está a ser usado?

Olá Duarte!

O algoritmo actual ainda não contempla a situação de bateria em 7/8 ou 8/8, acima dum SOC de 55% ele comporta-se sempre da mesma maneira. A minha primeira preocupação foi programar a parte esquerda da barra para cargas de bateria muito baixas, pois é nessa situação que o pedal se torna mais  "sensível".

Com a bateria bem carregada o modo eléctrico entra um bocado pela parte direita da barra. Ainda tenho que recolher dados e programar essa parte.

Em relação à travagem e à entrada dos travões hidráulicos ainda não consegui dados suficientes para saber com exactidão quando entram. Mas abaixo de 20% de pressão no pedal tenho quase a certeza que não entram para velocidades superiores a 7km/h, daí ter programada a barra de CHG para encher aos 20% de pressão no pedal.

Segundo o Atilla Vass a pressão óptima de travagem é 17%. 

Abraço!

Alexandre Moleiro

Renaul Fluence ZE (2013) Renault Fluence ZE
(2013)
Consumo médio
Prius 2G (2005) Tesla Model 3
(2019)
Consumo médio
Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
210_Renault_Fluence
Clube 1400 km
tcap-support

João Bastos:

Fantástico... Está magnífico...Podemos ter também a temperatura do sistema eléctrico?

A temperatura da bateria de tracção é fácil de incluir.

É também possível obter a temperatura dos inversores do MG1 e MG2 através de mensagens CAN solicitadas, isto é, o microcontrolador envia um pedido e o Prius responde, em vez de ler apenas as mensagens que já circulam no BUS CAN.

Pode ser também possível que estas temperaturas já circulem nas mensagens do BUS CAN e que seja só descobrir os respectivos códigos, mas pelo que li ainda ninguém descobriu.

Alexandre Moleiro

(2013)
Consumo médio
(2019)
Consumo médio
Top 200 Contributor
Pequeno citadino
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G

Amigo Alexandre,

Estou a falar da temperatura do liquido de refrigeração do sistem hibrido, pois tive avaria da bomba (electrica) do mesmo, e assim poderiamos passar a poder monitorizar esta temperatura, além da temperatura do motor combustão. 

Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
210_Renault_Fluence
Clube 1400 km
tcap-support

Olá João!

A temperatura que estou a ler na implementação actual é a temperatura do líquido de refrigeração do motor de combustão.

O inversor tem o seu próprio circuito de refrigeração, com a tal bomba eléctrica que está sempre ligada.

O Prius tem 2 sensores de temperatura no inversor, um relativo à electrónica de potência do MG1 e outro relativo à electrónica de potência do MG2.

Quando a bomba avaria começa a deixar entrar ar no circuito. O líquido de refrigeração não circula tão bem (ou não circula mesmo) deixando de arrefecer o inversor. Nesse caso as temperaturas lidas pelos dois sensores do inversor irão aumentar. 

Penso que para quem está preocupado com a saúde da bomba será desejável ler estas duas temperaturas.

Quem usa sistemas de bloqueio das grelhas para o inverno também tem interesse em monitorizar a temperatura do inversor, do próprio MG1 e do MG2 (além da do MCI).

Quando tiver oportunidade vou ver se consigo obter os dados relativos ao inversor.

Alexandre Moleiro

(2013)
Consumo médio
(2019)
Consumo médio
Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
210_Renault_Fluence
Clube 1400 km
tcap-support

Boas!

Fiz hoje uma alteração no software e programei a barra de travagem CHG para responder em função da corrente entregue à bateria, enchendo completamente a barra quando esta corrente chega aos 60A.

Dos primeiros drive-tests concluí que apesar de ser este o comportamento original da barra no 3G (salvo melhor opinião) é-me mais difícil ter ideia de quando entram os travões mecânicos.

Para velocidades abaixo dos 30km/h a regeneração é muito pouca e ao travar a tendência é carregar mais no pedal para a barra aumentar entrando na zona de travagem hidráulica.

Acima dos 30km/h funciona bem, demasiada pressão no pedal e a barra enche toda.

Estou a pensar que o software final pode ser um misto de leitura de corrente da bateria para velocidades altas e pressão no pedal para velocidades baixas.

Nos próximos dias vou manter esta configuração e tentar perceber melhor como se comporta o modo-B.

Embora a ideia original seja a de reproduzir a barra HSI do 3G para mim, pessoalmente, prefiro que zona de travagem me indique se estou a carregar demais ou demenos no pedal do travão, levando-me a usar apenas a travagem regenerativa.

Alexandre Moleiro

(2013)
Consumo médio
(2019)
Consumo médio
Top 100 Contributor
Mild-Hybrid
012_Prius_2G
Clube 1100 km

Boas, Geeked

Seria interessante ter a percentagem como tem o PHEV de EV e HV, no nosso caso seria a percentagem dos km que andamos com o motor de combustão ligado ou não.

Cumprimentos
AlexandreTTT

Spritmonitor.de      Spritmonitor.de

Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
210_Renault_Fluence
Clube 1400 km
tcap-support

A questão da percentagem EV e HV é interessante. Há quem defenda o paradoxo híbrido, ou seja, quanto menos se usar a bateria melhor. 

Creio que não deverá ser muito difícil de programar.

Para já continuo a desenvolver a versão base.

Completei hoje os testes e alterações de funcionamento com carga da bateria elevada. Quando a bateria está quase cheia o MCI só entra para solicitações mais elevadas, a barra ajusta-se assim a esta situação.

Fiz também alguns testes em modo-B e concluí que não vale a pena fazer grande diferenciação entre o D e o B em termos de barra de travagem.

Quando a bateria está completamente cheia B e D comportam-se da mesma maneira.

De resto o modo B aumenta um pouco o "atrito" regenerativo e faz rodar o MCI, diminuindo a corrente entregue à bateria. No que toca à entrada dos travões hidráulicos parece-me ser muito pouca a diferença para o D.

Nos próximos dias vou-me dedicar a:

- Comportamento em modo EV e em marcha-atrás não-EV (parecem-me bastante parecidos).

A ideia é que nestes modos o MCI só entre quando se chega à zona PWR

- Ajuste automático da luminosidade do LCD quando se ligam as luzes

Com estas coisas prontas acho que estará pronta a versão software base, da qual publicarei aqui o código fonte.

Alexandre Moleiro

(2013)
Consumo médio
(2019)
Consumo médio
Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
210_Renault_Fluence
Clube 1400 km
tcap-support

Ainda de volta do software...

Já está a funcionar a detecção de modo EV e ajuste automático da luminosidade do LCD quando se ligam as luzes.

Falta agora optimizar o código antes de começar a pensar no hardware.

Alexandre Moleiro

(2013)
Consumo médio
(2019)
Consumo médio
Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Alexandre Moleiro:

A questão da percentagem EV e HV é interessante. Há quem defenda o paradoxo híbrido, ou seja, quanto menos se usar a bateria melhor. 

Creio que não deverá ser muito difícil de programar.

(...)

Atenção às palavras... Geeked

O paradoxo híbrido existe e tem a seguinte expressão que naturalmente baralha os novatos nestas coisas dos híbridos...

"Reduzir o acesso à bateria/EV ao mínimo possível"

Este objectivo é para minimizar perdas na transformação mecânica-eléctrica-química...I.e., tentar que não haja fluxos de/para bateria...

Mas é também sinónimo de usar o MCI apenas na sua faixa útil mais eficiente...ou seja, por pouco tempo, estando ele obviamente desligado no tempo remanescente, que só no HSD é possível...com um Neutral à medida da sensibilidade do pé no acelerador...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Page 4 of 12 (117 items) « First ... < Previous 2 3 4 5 6 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com