Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Prius PHV protótipo - Teste de longa duração

rated by 0 users
This post has 284 Replies | 13 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support
João Prates replied on 26 Apr 2011 5:08

Não era suposto a esta hora estar aqui a postar, mas o que aconteceu hoje de manhã foi tão extraordinário (para mim), que tenho de cá vir contar:

Como sabem hoje de manhã o PHEV da TCAP tinha de ser devolvido ao Prior-Velho, pelo que hoje tive de ir para Lisboa não só o PHEV como também o meu 2G para me trazer de volta. Optamos por deixar ontem o PHEV na Ecowatt a carregar, e hoje passar por cá para o "apanhar". A ideia era não ficar nenhum fora da garagem lá de casa onde só cabem 2 carros, e por outro lado permitir uma pequena experiência em Auto-Estrada, uma vez que a Ecowatt está bastante perto dos acessos.

Fiz um pouco de IC32 com o CC nos 130 km/h (c.a. 120 km/h reais), e pretendia fazer a Vasco da Gama na mesma, para ver o comportamento dele em velocidade limite legal nas Auto-Estradas.

Estava eu a chegar à portagem, onde desta vez me lembrei de parar por não ter via verde Embarrassed, quando dei uma espreitadela para a autonomia e tinha perto de 8 km de EV por gastar, e cerca de 10 km feitos desde a Ecowatt. "Vai acabar durante a Vasco da Gama, deixa ver a média até ele acabar, uma vez que a 130 o MCI vai ligado...". pois... memorizei que por volta dos 20 km de "trip B" tinha de ver o consumo e autonomia... e quando chega a altura, olho para o mostrador e... surpresa...

Consumo médio de 3,3 L/100km e ainda 7,8 km de autonomia... mas que raio... e pode-se ver claramente que a potência requerida com CC nos 130 km/h obriga o PHEV a entrar na zona PWE no final do HSI.

Passam mais uns kms, mais uma ou outra sapatada no acelerador por causa dos azelhas do costume, e quando olho para o HSI novamente vejo a autonomia não nos 7,8 km mas sim nos 7,9 km!!!!!!!! Surprise

A foto ficou bastante tremida, mas acreditem, está lá 7,9 km de autonomia EV, e a velocidade média era de 84 km/h apenas pela componente de nacional até chegar ao IC32 e pela pausa nas portagens para pagar, porque o carro andou sempre a 130 km/h 90% do tempo. Impressionante!

Quando finalmente cheguei ao acesso da 2ª circular, claro que toca a parar, fila ainda dentro da curva, um pouco de arrastar em urbano terrível, e a oportunidade de tirar a foto com melhor qualidade que resume a viagem até chegar ao urbano de Lisboa:

Este menino que saiu da Ecowatt com autonomia EV para 21,6 km tinha ainda 7,8 km de autonomia ao final de rolar 26,7 km, praticamente todos feitos a 130 km/h, como se pode ver pela média de 86 km/h se pensarmos na paragem na fila para pagar portagem da Vasco da Gama. Isto porque fez a ponte praticamente toda sem tocar na autonomia EV, enquanto voava a 130 km/h com consumos a rondar os 3 ou 4 litros, coisa impressionante!

Isto prova que o algoritmo do software PHEV tem de facto muito que se lhe diga, e tal como eu tentava explicar ontem ao Sérgio, se o MCI tiver de rolar ele vai rolar no regime mais eficiente possível, e com isso pode perfeitamente dispensar muita ajuda do motor elétrico, poupando a bateria de tracção para quando realmente vai fazer falta. Digam lá se o "menino" não é esperto? Big Smile Isto pode muito bem querer dizer que o botão EV/HV é dispensável!

Finalmente, entregue o carro no Prior-Velho, é tempo da foto final antes de desligar:

Agora fica muito para falar, muito para conversar... Afinal é possível fazer viagens de quase 30 km e ainda sobrar autonomia EV por gastar... e um consumo de babar qualquer um: 3,2 L/100km quando rolamos sempre nos 130 km/h em AE...

Desperdício? Inteligência? O que dizer? Divirtam-se a debater!

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Este relato é eloquente, e contradiz a minha percepção!Wink

Admito que, como sempre levei malta no carro que me distraía, não aprofundei. Mas para todos os efeitos, isso vai reflectir-se nos consumos finais (ainda me falta terminar a tabelinha... Embarrassed) e tem de aparecer justificadamente.

Alexandre Oliveira Perdigão:

Eu já tenho a minha teoria relativamente a essa questão dos consumos, e adianto que a redução não passa, ou não passa primordialmente, por uma alteração do software do plug-in.

Whisper Para levantar um pouco o véu digo apenas que, em meu entender, estará relacionada com o facto de o PHEV, quando em modo HV, não se comportar de forma exatamente igual a um Prius 3G "normal"...

No gráfico da linha de operação, talvez a primeira parte (que é notoriamente menos eficiente) possa ser abolida...

Não sei...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1200 km
tcap-support

6. Operação de carregamento nos postos Mobi.E
Lugar agora para o relato da operação de carregamento nos postos Mobi.E.

Excelente relato! StarStarStarStarStar

Tinha curiosidade/dúvidas em relação a como funciona realmente o carregamento do PHEV e em particular nos postos Mobi.E.

Fiquei completamente esclarecido. Yes

Este foi para mim o post que faltava relacionado com o test-drive do PHEV..

Obrigado!

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

João Prates:
Isto prova que o algoritmo do software PHEV tem de facto muito que se lhe diga, e tal como eu tentava explicar ontem ao Sérgio, se o MCI tiver de rolar ele vai rolar no regime mais eficiente possível, e com isso pode perfeitamente dispensar muita ajuda do motor elétrico, poupando a bateria de tracção para quando realmente vai fazer falta. Digam lá se o "menino" não é esperto? Big Smile Isto pode muito bem querer dizer que o botão EV/HV é dispensável!

Bem dizia o Bruno Galante que o PHEV preserva a autonomia EV em AE/a velocidades elevadas!

Nissan Leaf Tekna 30kWh out 2016 > ...   |   Renault Zoe Intens - jan 2014 > out 2016 (R.I.P.)   |   Prius 3G (ZVW30) - dez 2009 > dez 2013

Spritmonitor.de |   Spritmonitor.de

aop@prius-pt.com

Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
210_Renault_Fluence
Clube 1400 km
tcap-support

Dos relatos que li aqui sobre o desempenho EV do Prius PHEV fiquei sem dúvidas sobre a capacidade técnica da Toyota em desenvolver um veículo sério exclusivamente EV.

A concorrência que se cuide!

Alexandre Moleiro

Renaul Fluence ZE (2013) Renault Fluence ZE
(2013)
Consumo médio
Prius 2G (2005) Tesla Model 3
(2019)
Consumo médio
Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Bem dizia o Bruno Galante que o PHEV preserva a autonomia EV em AE/a velocidades elevadas!

Talvez esteja aí uma resposta...a velocidades elevadas.

Em ambiente (sub)urbano, como andei sempre, apanho imensos troços de AE com limite, e outros com trânsito brutal, algumas vezes subi aos 120, mas não mais que isso.

Ou seja, quer dizer que não accionei essa potencialidade no meu teste.  Hmm

Para todos os efeitos, o botãozinho permitirá fazê-lo em âmbito normal e regrado, sem ser preciso levantar fervura ao "bicho".

Já agora, para colocar a cereja no bolo, tenho o prazer de apresentar o meu melhor resultado em EV...25.4km...Wink

Numas contas que estou a terminar (e validar), o meu teste rondou uma média inferior a 19,6kWh/100km (31,6kwh/100mi), e o consumo ficou-se nos 4,5l/100 (CB) em modo HV. Total escrutinado 550km.

nota de rodapé...O Volt anuncia uns 36wh/100mi e uns fantásticos 6,35l/100 em modo HV [pela EPA, normalizado].

Alexandre Moleiro:

Dos relatos que li aqui sobre o desempenho EV do Prius PHEV fiquei sem dúvidas sobre a capacidade técnica da Toyota em desenvolver um veículo sério exclusivamente EV.

A concorrência que se cuide!

Nop. O RAV4 EV é talvez o EV mais antigo que ainda rola! Pode surpreender muita gente, não é?

Top 500 Contributor
Pendura
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

João Prates:

Agora fica muito para falar, muito para conversar... Afinal é possível fazer viagens de quase 30 km e ainda sobrar autonomia EV por gastar... e um consumo de babar qualquer um: 3,2 L/100km quando rolamos sempre nos 130 km/h em AE...

Para quem anda "distraído" destas andanças...só uma palavra...IMPRESSIONANTE !!!

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 26 Apr 2011 8:52

Luís Alexandre:

João Prates:

Para quem anda "distraído" destas andanças...só uma palavra...IMPRESSIONANTE !!!

Para mim, tudo neste PHEV começa bem...

Até pela escolha óbvia do calçado:

Angel

Top 50 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
Clube 1000 km
tcap-support

Big SmileQuero-vos dizer que tenho seguido este tópico com muita atenção.

Muito aprendi eu aqui.

Os parabéns a quem testou o PHEV pelas descrição da sua experiências. Dá perfeitamente para perceber que é uma máquina fantástica e que cairia que nem uma luva no meu perfil de utilização :)

Mais vale a leitura de um tópico destes do que 50 "pseudo-revistas " da especialidade.

Os meus parabéns.

Cps.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

7. Experiência de condução. Com MG(s) assim, quem precisa de MCI?
Neste capítulo há que ter presente desde logo um facto bem importante: O CONJUNTO MOTRIZ DO PHEV É EXATAMENTE IGUAL AO DO PRIUS HV.

Significa isto que os nossos 3G têm os mesmos "pulmões" que o PHEV, faltando-lhes "apenas" um "coração" maior e mais pujante - a bateria Li-ion - para se comportarem do mesmo modo.

O pouco tempo de que dispus para experimentar o PHEV não deu para testar exaustivamente todas as condições.

De todo o modo, a experiência contemplou os seguintes percursos/caregamentos, que adiante esmiuçarei:

1. Viagem Baixa > Prior Velho (onde fiz reset a ambas as trips, EV ratio e efeito plug-inEmbarrassed) > Baixa, na manhã do dia D, em modo HV (32,6km)

(i) Carregamento completo e reset da trip B

2. Viagem Mercado da Ribeira > Benfica, via monsanto, em modo EV (14,9km)

3. Viagem Benfica > Lumiar > Benfica, parte em modo EV (aproximadamente 5km) e o restante em modo HV

4. Viagem Benfica > Baixa, via Campolide, na manhã do dia D+1, em modo HV (cerca de 19km, que incluem o remanescente do percurso em modo HV do dia anterior)

(ii) Carregamento completo e reset da trip B

5. Viagem Baixa > Belém > Alcântara, em modo EV (14,5km)

(iii) Carregamento completo e reset da trip B

6. Viagem Alcântara > Avenida da Liberdade, via Infante Santo/Rato, em modo EV (5km)

(iv) Carregamento completo e reset da trip B

7. Viagem Avenida da Liberdade > Alto dos Moinhos, via Praça de Espanha/Avenida Lusíada, em modo EV (cerca de 4,5km)

8. Viagem Alto dos Moinhos > São Domingos de Rana > Benfica, via CRIL/A5, parte em modo EV (aproximadamente 14km, desde o Alto dos Moinhos até à área de serviço de Oeiras/Estádio Nacional) em modo EV e o restante em modo HV (aproximadamente 28,4km).

Nissan Leaf Tekna 30kWh out 2016 > ...   |   Renault Zoe Intens - jan 2014 > out 2016 (R.I.P.)   |   Prius 3G (ZVW30) - dez 2009 > dez 2013

Spritmonitor.de |   Spritmonitor.de

aop@prius-pt.com

Page 12 of 29 (285 items) « First ... < Previous 10 11 12 13 14 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com