Prius-PT
Comunidade de proprietários e amigos do Toyota Prius
._.

Revisões

rated by 0 users
This post has 36 Replies | 6 Followers

Quando falei em "parâmetros actuais" estava-me a referiri que a maioria dos veículos actualmente apenas necessita de visitar a oficina para mudar o óleo a cada 30000km em média, alguns até têm espaçamentos mais alargados (o meu por exemplo encaixa nesse rol, tendo um sistema que controla vários parâmetros da qualidade do óleo e consoante o tipo de desgaste aplicado à viatura assim manda ir à oficina.) Não é para levar a mal...:-)) e acredito perfeitamente que o Prius também o pudesse fazer e ainda podia ficar mais económico e ecológico...!
Top 10 Contributor
Clube 1000 km
SystemAdministrator

Gavela:

Quando falei em "parâmetros actuais" estava-me a referiri que a maioria dos veículos actualmente apenas necessita de visitar a oficina para mudar o óleo a cada 30000km em média, alguns até têm espaçamentos mais alargados (o meu por exemplo encaixa nesse rol, tendo um sistema que controla vários parâmetros da qualidade do óleo e consoante o tipo de desgaste aplicado à viatura assim manda ir à oficina.) Não é para levar a mal...:-)) e acredito perfeitamente que o Prius também o pudesse fazer e ainda podia ficar mais económico e ecológico...!

Não estou a levar a mal, estou apenas surpreendido.

A tua Astra só vai mudar de óleo de 30000 em 30000? Isso é muito bom, mas sinceramente duvido que haja muitos óleos que aguentem isso.

Que outras marcas/modelos é que tu sabes estão no mesmo caso, para se poder generalizar assim para "a maioria dos veículos"?

Podes explicar um pouco mais por favor? 

Spritmonitor.de

A minha Astra tem um sistema ecoflex service para as revisões/mudanças de óleo, que pode na teoria dar para intervalos de até 50000km ou 2 anos sem mudar óleo. Na prática não aguenta tanto em kms..., mas quando acusou para ir a 1ª vez(e apanhou o período inicial de rodagem) à oficina mudar o óleo já levava 40500km percorridos e foi quando lá fui! Agora já leva após a revisão 23000km e ainda indica que faltam 22000km para a próxima. Ou seja pelo menos (já por defeito) até aos 80000km só irá 1 vez à oficina! :-) Os VW com sistema Long life aguentam também os 2 anos ou 30000km sem mudar...os BMW têm também um sistema flexivel long life e também podem fazer mudas apenas de 30000km em 30000km ou até mais se os condutores forem cuidadosos...etc, etc Depois existem também algumas marcas que fazem as mudas de 20000 em 20000km.
Top 10 Contributor
Clube 1000 km
SystemAdministrator

OK, estou convencido, já temos Opel, BMW e VW, não é "a maioria" mas é número suficiente para mim.

No entanto deixo a ressalva que um mecânico de uma oficina com quem falei quando começaram a aparecer esses períodos muito longos de manutenção torceu o nariz. Segundo ele é mais uma questão de marketing do que de bom senso.

Se vires os intervalos de manutenção nos Estados Unidos por exemplo verificas que as mudanças de óleo são todas de 5000 em 5000 ou de 7500 em 7500 milhas.

A questão é se vale a pena arriscar danos no motor por causa de uma mudança de óleo, penso eu. Ao fim e ao cabo com essa história de fazer 50000kms sem mudar o óleo arriscaste a ficar fora da garantia com apenas uma ou outra mudança feita. E qualquer dano que o carro venha a ter devido a esse comportamento vai te deixar na mão porque vai acontecer fora da garantia.

Eu como sou do tempo que tinha de mudar o óleo do meu Nissan de 5000 em 5000, e quando chegava aos 6000 por esquecimento já ficava aflito, confesso que me faz muita confusão como é que os óleos são praticamente os mesmo que há uns anos atrás e agora "de repente" dão para tantos kms...

20000kms com o mesmo óleo, num carro híbrido não me parece exagerado, é aceitável, mas num carro normal parece-me claramente um risco.

E depois tens o tempo de vida do próprio óleo, mesmo sem uso, que normalmente não ultrapassa 1 ano ou pouco mais. Aquilo tem propriedades que se perdem.

Dá um salto ao grupo Prius-PTS do yahoo e vês lá membros que fizeram análises aos óleos para apurar viscosidades e detritos em suspensão depois de usados. Ficas pasmado com os valores medidos.

Mesmo que o Prius desse para aguentar os 30000kms com o mesmo óleo, e acredito que até dê, não é coisa que me passe pela cabeça fazer.

E muito menos te recomendo que faças isso com a tua Astra. Já experimentaste perguntar a um mecânico em que tenhas confiança o que ele acha?

Eu perguntava... mas eu so muito desconfiado por natureza... Wink 

Spritmonitor.de

Eu por acaso já perguntei a um mecânico particular meu amigo e ele diz que 30000km com estes óleos super sintéticos long life diz que já é normal dar...dessa fasquia para cima é que já troçe um pouco o nariz... Mas no meu caso é o próprio carro que acusa...mas é obvio que se em 2 anos fizer apenas 10000km é ao fim desses 10000km que tenho de mudar porque o ISNP vai indicar 0 kms. Eu tive um Fiat Uno (máquina, motor fire) e também lhe mudava o óleo aí a cada 6000km, era óleo mineral. Depois numa Astra F 1.4i com óleo apenas semi-sintético já era de 15000 em 15000km e a Caravan já leva mais de 180000km e sem problemas. Depois com os óleos sintéticos e "super" sintéticos os intervalos começaram a aumentar. Lembrei-me que a Renault também faz de 30000km ou pelo menos fazia...e há-de haver mais marcas/modelos que o praticam.
Top 10 Contributor
Clube 1000 km
SystemAdministrator

OK, bom input, obrigado pelas infos.

Já agora como é que o carro acusa que precisas de mudar o óleo? Ele deve avaliar isso apenas pelos parâmetros que lhe dás, correcto?

Duvido que tenha um mini-laboratório a monitorizar o óleo o tempo todo... 

Spritmonitor.de

Como está feito exactamente o sistema não sei, o que sei é que o limite temporal máximo é 2 anos. Em termos de kms ele decrementa-os mais rapidamente ou menos consoante o condutor ande mais a fundo ou mais devagar, faça mais ou menos arranques a frio, etc, etc Portanto ele consegue ali analisar de certa forma o "desgaste" que é dado ao óleo. Para mim é um descanso, estou bastante tempo sem ter de levar o carro à revisão e fica-me bem mais barato.
Top 10 Contributor
Clube 1000 km
SystemAdministrator

Gavela:

Como está feito exactamente o sistema não sei, o que sei é que o limite temporal máximo é 2 anos. Em termos de kms ele decrementa-os mais rapidamente ou menos consoante o condutor ande mais a fundo ou mais devagar, faça mais ou menos arranques a frio, etc, etc Portanto ele consegue ali analisar de certa forma o "desgaste" que é dado ao óleo. Para mim é um descanso, estou bastante tempo sem ter de levar o carro à revisão e fica-me bem mais barato.

Como é evidente, claro, eu também gostava de ter um sistema desses no Prius.

Presumo então que ainda só tenhas feito 1 revisão até esta altura, quanto é que te custou se não é indiscrição? 

Spritmonitor.de

Só fiz ainda uma revisão como tinha dito aos 40500km.(A próxima será já depois dos 80000km) Mudou o óleo (5L de 5W-30 super sintetico long life), o filtro do óleo, o filtro do habitaculo, filtro do ar, do gasóleo e levou o liquido dos limpa-vidros->um apanha dinheiro :-((). Paguei 184€. Quanto custará a manutenção do Prius dos 15000 + 30000 + 45000+ 60000 + 75000km com tudo incluido que possa levar, como sprays das condutas, etc, etc!?
Top 10 Contributor
Clube 1000 km
SystemAdministrator

Tens aqui na área de ficheiros alguns exemplos reais

http://prius-pt.com/cafe/files/folders/manutencao/entry55.aspx 

Spritmonitor.de

Page 2 of 4 (37 items) < Previous 1 2 3 4 Next > | RSS

Google
Copyright 2008 Prius-PT.com