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Acabou-se a autonomia EV, não há tomadas por perto, não tem problema!

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João Prates replied on 26 Jul 2011 6:06

Alexandre Moleiro:
A única coisa que me ocorre assim de repente será uma limitação imposta pela capacidade das baterias aceitarem carga... Vou-me informar melhor sobre o Leaf e já cá volto.

A curiosidade foi mais forte e fui procurar antes de ir almoçar:

Parece que de acordo com o que se lê neste fórum a potência máxima de carregamento do Leaf na versão final é de 30 kW, cerca de 50% mais do que no Prius 2G, e que não deve ser muito diferente no Prius 3G.

http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?f=8&t=3247

O que falta saber é como funciona o algoritmo de "ataque" à travagem no Leaf, i.e. qual a distribuição de força entre travagem mecânica e eléctrica ao longo da travagem. Ter um pico de potência superior não significa obrigatoriamente que consiga recuperar mais energia na travagem (e depende da forma de travar naturalmente) pelo que só com um Leaf, um Prius, e dois Alexandre Moleiros é que conseguiremos deslindar isto!

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João Prates:
A curiosidade foi mais forte e fui procurar antes de ir almoçar:

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João Prates:
Parece que de acordo com o que se lê neste fórum a potência máxima de carregamento do Leaf na versão final é de 30 kW, cerca de 50% mais do que no Prius 2G, e que não deve ser muito diferente no Prius 3G.

O 3G não deve ser muito diferente do 2G ou do Leaf?

No 3G os MG's são mais potentes mas sendo a bateria do 3G igual à do 2G terá a mesma limitação de aceitação de carga, cerca de 100A, que correspondem grosseiramente aos 20kW. Ou há algo no 3G que me está a escapar?

A minha pesquisa também aponta para os 30kW como potência máxima de regeneração do Leaf, que só é atingida quando as baterias têm menos de 80% de carga e quando as condições de temperatura o permitem (não é muito diferente do Prius).

Em carga rápida o Leaf consegue aceitar cerca de 15kWh em meia hora, o que é sensivelmente o mesmo que o pico da regeneração, faz algum sentido.

João Prates:
O que falta saber é como funciona o algoritmo de "ataque" à travagem no Leaf, i.e. qual a distribuição de força entre travagem mecânica e eléctrica ao longo da travagem. Ter um pico de potência superior não significa obrigatoriamente que consiga recuperar mais energia na travagem (e depende da forma de travar naturalmente) pelo

Sobre este aspecto há testemunhos contraditórios. Alguns dizem que é difícil trabalhar o pedal para só ter regeneração, outros dizem que é fácil.

O modo ECO do Leaf é parecido com o modo B do Prius em baixa velocidade, isto é, introduz mais regeneração, mas muito longe da potência de pico.

Algumas informações não confirmadas dizem coisas como:

"It starts with mechanical brakes switches to regen then back to mechanical brakes at final stop."

"Yes, applying the brakes increases regen. But anything beyond light application also begins to engage the friction brakes. Where this happens exactly, nobody seems to really know as it varies depending on speed, state of charge, and other factors."

Isto pode ser algo parecido com o Prius onde, salvo erro, ao carregar no pedal o travão hidráulico encosta apenas as pastilhas e o MG2 introduz regeneração, quando é solicitada mais travagem ou quando a velocidade diminui são apertadas as pastilhas a sério.

João Prates:
que só com um Leaf, um Prius, e dois Alexandre Moleiros é que conseguiremos deslindar isto!

Big Smile

Um Leaf e um Prius ainda talvez se arranje... Big Smile

Alexandre Moleiro

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Alexandre Moleiro:
Um Leaf e um Prius ainda talvez se arranje... Big Smile

Esta acaba por ser a maior desilusão de sempre do Prius-PT...Devil

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