Foram recentemente apresentados o i3 e i8 já com especificações de produção (não os delírios dos salões).
Site oficial: http://www.bmw-i.com.pt/pt_pt/
Muita informação aqui:
http://www.plugincars.com/bmw-i3-and-i8-unveils-107420.html
http://www.plugincars.com/bmw-i8-plug-hybrid-best-looking-disappointment-ev-fan-has-ever-seen-107419.html
http://www.plugincars.com/bmw-i3-concept-revealed.html
A eficiência do i3 estará entre os 13,15kWh/100km e os 16,4kWh/100km o que sendo verdade o coloca no topo da tabela (até sabermos o valor do PHV), apesar de ser uma desilusão face aos valores anunciados previamente.
Resta saber qual será o consumo do i3 REx (equipado com range extender após acabarem as baterias).
A tabela de eficiências em kWh/100km pode ser actualizada para:
Prius PHV - 14,5 (fonte Edmunds)
BMW i3 (sem REx) - 13,15...16,4 (fonte Plugincars.com)
I-MiEV (C-zero, I-On) - 16,9 (fonte autonomia oficial EPA)
Tesla Roadster - 17,5 (fonte EPA)
Nissan Leaf - 21,2 (fonte EPA)
Chevrolet Volt - 22,3 (fonte EPA)
Fisker Karma - 25 (fonte fiskerautomotive.com)
Ainda acho que isto é um bocado delírio da BMW. Daqui até à produção ainda ganho cabelos brancos!!
ccosta@prius-pt.com
Prius +
Concordo com o Carlos...estas marcas têm muito a provar...anunciar sabem eles...agora lançar algo de concreto que é bom...
Mas a ser verdade é bom...espicaça os outros...estas notícias terão pelo menos essa vantagem...
Luismalexandre@prius-pt.com
Não sei, não...
O Carlos ainda é novo, e tanto a BMW como a Mercedes já têm híbridos à venda faz algum tempo.
Nesta revista fala sobre esses projectos e muito mais assuntos que nos interessam, além de pontos de vista diferentes:
http://www.icarmagazine.co.uk/
Fiquei espantado com comparações e afirmações que fazem relativos à eficiência dos diferentes tipos de veículos e às emissões de CO2 considerando W2W; que um híbrido só compensa após cinco anos, mas que emite menos CO2 que um eléctrico!!!
Alexandre Jesus:O Carlos ainda é novo, e tanto a BMW como a Mercedes já têm híbridos à venda faz algum tempo.
Se montar um motor de escova de dentes em cima de um V8 equivale a dizer que o carro é híbrido, então sim, já produzem híbridos há muito tempo.
Tanto o i3 como o i8 são concepts, e de concepts anda o mundo cheio. Mas venhem daí as ideias e as propostas, pode ser que algumas cheguem a ver a luz do dia.
Li um artigo sobre estes novos i3 e i8. No meio de muita conversa sobre o carácter revolucionário e a nova abordagem integrada destes veículos, se tirarmos a parte da linguagem estética, que inclui umas barras azuis à volta do emblema da marca (), a principal mais valia parece ser a construção de parte do carro em carbono, o que permite aliviar o peso final. Apontam para 1250 kg no caso do i3, o que estará em linha com modelos utilitários de dimensão análoga a gasolina, o que significa que a poupança equivale ao peso das bateriais. Nada mau, simplesmente é apontado um preço final na casa dos 40.000 euros (em Portugal seguramente mais dado o peso dos impostos), pelo que não será um produto assim tão revolucionário, mas quanto muito destinado a um nicho de mercado.
O que é curioso é como algumas pessoas completamente anti-híbridos e anti-eléctricos mal vêm um destes artigos de marketing puro sobre concepts longe da linha de produção, só pelo emblema ficam logo todos babados...
Toyota Prius 4G PHV