Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo 2G Marques Ferreira

rated by 0 users
This post has 27 Replies | 4 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 13 Jun 2017 8:57

Em termos comparativos, e porque as decisões começam logo na escolha venho dar um contributo na minha experiência pessoal. Mais ou menos na mesma altura que o 3G Branca de Neve chegou à minha garagem, vieram dois Avensis para trocar carros velhos na família alargada.

Hoje em dia, com 200mil km rodados (o Branca de Neve tem somente 153k) eis o balanço de custos de utilização comparados à referência 3G:

Avensis 1.6 vvti - 7,5l/100km (+7 mil euros em combustível; +500 eur em travões, correias, etc.)

Avensis D4D - 6,5l/100km (+1000 euros em combustível; +1000eur em travões e pneus de consumo rapidíssimo; 400eur alternador; a prazo chegará embraiagem e FAP)

Se for para trocar bateria de tracção aos 11 anos de idade, não vejo qualquer hesitação da minha parte, né?

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 75 Contributor
Full Hybrid
050_C-HR_2016
tcap-support
Marco Vale replied on 13 Jun 2017 11:14

Sou da opinião do Telmo Salgado: fui habituado em família, e também sou apologista disso, a pensar que os carros devem durar muitos anos (até cerca dos 15 anos), desde que estejam em boas condições.

Acho que tomou a decisão correcta, ao investir menos de 2000 euros numa bateria nova, num carro com cerca de 130 mil kms, que presumo ter tido sempre a assistência em oficina oficial da Toyota.

A garantia da bateria nova não pode ter as mesmas condições para 10 anos, como o carro em novo?

Top 50 Contributor
Plug-In
000_Flint
tcap-support

Pelo que eu soube "directamente da fonte" só são dois anos, mas se durar 10 anos eu ja ficava satisfeito.

Remember that while it is perfectly acceptable to criticize the content of a post - criticizing the poster is not.
Mean spirited, nasty, snide, sarcastic, hateful, and rude individuals don't warrant or deserve my acknowledgement or respect.

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
012_Prius_2G
Antero Abrunhosa replied on 13 Jun 2017 19:51

O João Prates vai-me desculpar mas o "valor" de um Prius não pode ser avaliado simplesmente pelo valor que tem num mercado completamente distorcido e enviesado na direção dos fumarentos alemães. Nesse mercado, o meu 2G com quase 12 anos e 385000 km vale quanto? Bem, nessa perspectiva, eventualmente talvez, com sorte, pode valer alguns euros... se tiver o depósito cheio, claro.

E, no entanto, para mim, vale tanto como o que paguei por ele. Ou seja, o preço de um novo. Talvez pareça uma afirmação exagerada mas, efetivamente o carro continua com o mesmo conforto, segurança e economia do que quando eu o comprei. Mais, eu nao me sentava em qualquer fumarento com metade da quilometragem com a mesma confiança com que me sento ao volante do Prius. E isso, desculpem lá, tem de valer alguma coisa...

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 13 Jun 2017 20:47

Valor sentimental...é apenas para o próprio. Se o Old Faithful for atropelado por outro carro (cruzes canhoto) a companhia de seguros vai dar uma bagatela...

Mas se a pessoa tem a perspetiva de manter o carro mais uns anos, não vejo mal em que se faça um investimento superior ao valor do carro. Afinal, também não é todos os dias que temos acidentes.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
012_Prius_2G
Antero Abrunhosa replied on 13 Jun 2017 23:47

Luis Neves:

Valor sentimental...é apenas para o próprio. Se o Old Faithful for atropelado por outro carro (cruzes canhoto) a companhia de seguros vai dar uma bagatela...

É claro que sim, mas a probabilidade é bastante baixa. A questão é que, na realidade, um 2G bem mantido, mesmo com alguns anos, é difícil de bater em termos de custos operacionais, Seguro baixo (nestas idades nem vale a pena fazer danos próprios...), fiabilidade, bons consumos, pouca manutenção ah, claro... já para não falar no IUC anual de 55,59€ Devil

Top 500 Contributor
Pequeno citadino
012_Prius_2G
Paulo Magalhães replied on 14 Jun 2017 1:17

O meu é de Março 2005, a bateria de tração é de origem e não tem qq problema.. agora o problema do conta km bloqueado nos 299999 já tem uns meses, neste momento já tem 320000. Um problema q apareceu há cerca de 2 meses foi o sinal do motor aceso no mostrador e já sei q é a necessidade de substituição das 2 sondas lambda, apesar de n serem baratas vou substitui las. Continuo plenamente satisfeito com o prius e só vou troca-lo por um ev com autonomia alargada..  mas 2 anos e haverá varias opções de compra :) Abraços!

Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
tcap-support

Marques Ferreira:

João Nogueira:

que levou uma bateria de tração nova por 1700€ .

Não chegou a este valor, e levou as escovas da frente. Foi entregue na segunda feira e na quinta já estava andar.

Quanto a investir no carro, pensava não ser má opção. Ainda não tem 130000 Km. Está a ser usado para pequenas viagens,

o carro principal do casal é o 3G plugin de 2012.

Boa tarde,

Recorda-se em quanto ficou a bateria nova? Qual o valor da bateria e da mão de obra?

Já agora pergunt, começpu a notar alguma diferença de comportamento no carro antes do "red triangle of death"?

Page 3 of 3 (28 items) < Previous 1 2 3 | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com