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Que tipo de fichas existem para carregar EV's e PlugIn's ?

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Alexandre Moleiro Posted: 16 Sep 2011 14:24

As fichas que de seguida se descrevem são utilizadas no modo 3 de carregamento, recomenda-se uma leitura prévia do tópico: O que são os modos de carregamento dos EV’s e Plug-In’s?

Apesar do desejo de normalizar as fichas para carregar EV’s a nível mundial (havendo até já uma proposta da SAE para uma ficha universal) presentemente são estes os tipos de fichas mais utilizadas:

 

Fichas para carga em AC:

 

 

1. A ficha Yazaki/ SAE J1772-2009

Utilizada em: Toyota Prius Plug-In, Opel Ampera, Nissan Leaf, Smart Fortwo Electric, Chevrolet Volt, Ford Focus EV

 

Este conector pode fornecer até 7,6kW de potência a 240V monofásicos 32A (ou até 19,2kW a 240V 80A onde as normas o permitirem).

O conector tem 5 pinos:

2 pinos para a corrente monofásica AC

1 pino de terra

1 pino de detecção de proximidade

1 pino de controlo

 

2. A ficha VDE-AR-E 2623-2-2/Mennekes

Este conector pode fornecer até 43,5kW de potência a 400V trifásicos 63A.

Tem 7 pinos:

4 pinos para a corrente trifásica AC

1 pino de terra

1 pino de detecção de proximidade

1 pino de controlo

 

 

3. A ficha Scame/EVPlug Alliance

 

Este conector pode fornecer até 22,5kW a 400V trifásicos 32A.

Este conector usa “cortinas” que fecham por cima dos pinos impedindo assim qualquer contacto acidental.

Tem 7 pinos:

4 pinos para a corrente trifásica AC

1 pino de terra

1 pino de detecção de proximidade

1 pino de controlo

 

 

 

Pino de detecção de proximidade: serve para bloquear o carro enquanto está a carregar e para desligar a energia dos pinos de corrente caso o carro não seja detectado.

 

Pino de controlo: permite comunicação de dados entre a estação de carregamento e o veículo, o protocolo utilizado permite ao veículo indicar se está pronto a receber carga e também para a estação de carregamento informar da sua capacidade de fornecer corrente


 

 

Fichas para carga rápida DC:

 

CHAdeMO/TEPCO/JARI

Utilizada em: Nissan Leaf, Mitsubishi i-Miev

 

Este conector pode fornecer até 62,5kW a 500VDC 125A.

O protocolo de comunicação permite que o veículo transmita os parámetros da bateria à estação de carregamento, incluindo qual a tensão desejada, tensão de carga completa, capacidade da bateria, etc.

Tem 10 pinos:

2 pinos para fornecer energia DC (os maiores)

5 pinos para comunicação entre o veículo e a estação de carregamento (pronto a carregar, bloqueio, verificação de continuidade, activação do carregamento e terra)

2 pinos para comunicação CAN-BUS entre a estação de carregamento e o EV

1 pino de reserva

 

A sequência de carregamento é a seguinte:


 

A EFACEC dispõe de estações de carregamento rápido desta norma:

 

 

Todos os conectores (AC ou DC) foram desenhados para permitir carregar mesmo à chuva. Se não estiverem encaixados no veículo os pinos não terão tensão. Quando estão encaixados os pinos ficam isolados.

Alexandre Moleiro

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