Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Procedimento para medição consumos na UE (genérico, inclui PHV e EV) - NEDC

rated by 0 users
This post has 5 Replies | 2 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado Posted: 19 Sep 2011 5:03

Eis um documento que francamente ainda não li.

http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=OJ:L:2007:158:0034:0105:EN:PDF

Contém informação relevante no que diz respeito aos ciclos, e tipos de motorização.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 19 Sep 2011 7:57

Eis os ciclos urbano e extraurbano para a determinação dos consumos (forma gráfica):

 

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 21 Sep 2011 17:12

(Vou copiar para aqui o conteúdo dum post noutro tópico)

 

De acordo com o texto da UE, o consumo final C dum PHEV (litros/100km) é obtido:

1º ciclo - totalmente carregado - consumo C1 (l/100km)

2º ciclo - totalmente descarregado - consumo C2

Os ciclos são exactamente esses que o Prates refere.

 

C = (De . C1 + Dav . C2) / (De + Dav)

por defeito, Dav é a distância entre recargas de 25km (assumido como tal e FIXADO no documento, talvez por ser representativo da utilização óptima da viagem média do automobilista europeu);

C2 já sabemos ser igual ao HV, pelo menos, com roda 195-15", é de 3,9l/100km;

 

Se o C1 for talvez 0,2-0,3litros/100km no consumo total (parte pequena dos 120km/h referida), a expressão no PHEV de testes fica:

C = (20 x 0,2 + 25 x 3.9) / (20 + 25) = 2,31l/100km

 

Na versão PHEV de produção exposto em Frankfurt, fica:

C = (23 x 0,2 + 25 x 3.9) / (23 + 25) = 102.1 / 48 = 2,12l/100km

 

Num qualquer outro "concorrente" menos económico, mas com mais consumo em charge sustain, ficaremos (60km autonomia, 6,35l/100 em charge sustain, como exemplo):

C = (60 x 0 + 25 x 6.35) / (60 + 25) = 1,86l/100km (Opel Ampera)

Se o mesmo concorrente fizer apenas 30km em EV de origem, ficará com

C = (30 x 0 + 25 x 6.35) / (30 + 25) = 2,88l/100km, ou seja, é determinante o consumo após-EV...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support
João Prates replied on 22 Sep 2011 2:39

Confesso não gostar da aplicação do método europeu a veículos PHEV, porque na prática não dizem nada ao comum dos mortais.

Peço desculpa... não diz nada ao comum dos mortais nem ao jornalista da especialidade... se bem me faço entender!

O método EPA que separa claramente o consumo em autonomia EV e depois em consumo pós-EV é perfeito quanto a mim.

O que interessa às pessoas é saber quantos kms podem fazer em EV e saber quanto gasta o veículo depois disso em modo híbrido, modo range extender, ou seja lá que modo fôr uma vez esgotada a autonomia EV.

Penso que assim as coisas ficariam bem mais claras, e de certeza que dessa forma já não tínhamos jornalistas ex-pertos a dizer que o Prius PHEV gasta muito porque faz 4 litros aos 100 km depois de esgotar a autonomia EV, nem CURIOSAMENTE a asneira OPOSTA ao dizer que o Ampera gasta só 2 litros... Angry

EDIT: Ora vejam lá se isto não coloca tudo muito mais às claras do que dizer simplesmente (na Europa) que este carro faz 1,6 L/100km???

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 22 Sep 2011 3:34

Correcto, Prates, na UE foi considerada uma "simplificação" excessiva...e que se pode tornar enganadora...

O ciclo europeu tem um objectivo claro, que é determinar o consumo numa utilização racional, média e logo, representativa, num único número final. Deveria porém, tornar evidente os consumos C1 e C2 (charge deplete e charge sustain).

Nota: o critério da EPA só peca na transformação KWH eléctricos em MPG equivalentes, sempre discutível embora o objectivo se compreende e se aceite.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 4 Sep 2012 23:47

Há uns dias saiu propaganda sobre o XL1 da VW, que ostenta um 1l/100 de combinado.

http://www.quattroruote.it/notizie/foto-spia/volkswagen-xl1-nuovi-test-per-l-auto-da-1-l100-km

Não é difícil fazer as contas, com as expressões usadas neste tópico, e um Prius PHV com o triplo da bateria (triplo da autonomia) ficaria com este valor dito "de sonho" de 1l/100.

 

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Page 1 of 1 (6 items) | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com
Powered by Community Server (Non-Commercial Edition), by Telligent Systems