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Veículos de I&D Toyota a hidrogénio

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Telmo Salgado Posted: 22 Nov 2011 5:03

Estando há uma década a desenvolver veículos de célula de combustível, a Toyota está muito bem posicionada para a a introdução comercial destes sistemas.
Não sendo um particular defensor da economia do hidrogénio, por imensas razões de ordem técnica, cabe-me ter um papel informativo:

Foram feitas/projectadas 5 gerações FCHV -
Os FCHV-1 (1997) and FCHV-2 (1999) eram simples protótipos, que presumo devam ter absorvido muita massa técnica que havia desenvolvido o projecto G21 nos anos 94-97 (Prius).
Em 2001 Tóquio acolheu a apresentação do FCHV-3 no "International Symposium on Fuel-Cell Vehicles"
O FCHV-4 foi estabelecido como a primeira versão de produção (2005), tendo dado origem ao FCHV-adv - disponível em leasing em 2008 (840 mil yen mensais!) para frotas empresariais/governamentais no Japão, de modo a que os testes dessem indicações importantes.
Desde 2001 foram percorridas centenas de milhares de km em testes.

Promete-se para o dia 30 de Novembro em Tóquio, a personificação do veículo fuel-cell em formato familiar compacto, com o modelo Toyota FCV-R, que antecipa as linhas do veículo programado para 2015. As semelhanças com o Prius ZVW30/35 actual são imensas, e pode significar também uma antecipação das linhas do próximo Prius 4ªgeração...

http://en.wikipedia.org/wiki/Toyota_FCHV
http://www.toyota.com/about/environment/vehicles/fuel_cells.html
http://www2.toyota.co.jp/en/news/08/0829.html
http://carscoop.blogspot.com/2011/11/new-toyota-fcv-r-fuel-cell-concept.html

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Ola

Eu nao tinha a nocao que andavam tantas viaturas em teste da Toyota, sempre tive conhecimento dos varios BUS Toyota com celula de combustivel a hidrogenio nas linhas do aeroporto.

Essencialmente pelo que percebi devido ah sensibilidade das celulas a imperfeicoes da estrada. Assim carros racing nunca teriam celulas de combustivel Devil   Mas pelos milhares de km feitos ja devem ter ultrapassado essa fase.

Por outro lado julgava que a celula de combustivel alimentava directamente o motor eletrico, mas ao que parece, pelo menos no caso da toyota, funciona como sistema hibrido de celula, bateria e motor.

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(...)

Por outro lado julgava que a celula de combustivel alimentava directamente o motor eletrico, mas ao que parece, pelo menos no caso da toyota, funciona como sistema hibrido de celula, bateria e motor.

Curiosamente também esbarrei nessa informação. Talvez se poupe energia no caminho FC - rodas fazendo transformação H2 - Electricidade - MG não passando pela bateria. A bateria, como meio instantâneo, fará os picos de solicitação, talvez...deixando para a FC a produção mais lenta (e dentro duma gama de eficiência).

Um nevoeiro completo...

Será que o Prates sabe algo deste "mistério"?

 

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Eis um bom site com a apresentação dalguns modos de funcionamento:

http://a230.g.akamai.net/7/230/2320/v001/toyota.download.akamai.com/2320/toyota/media/esq/toyota_fchv_adv/index.html

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Telmo Salgado:

 

Bastante interessante, quando se ve a apresentacao assim parece que sao so facilidades e vantagens. Deve haver algum trabalho a realizar na celula de combustivel e como baixar o custo das mesmas.

Aparentemente, fica-se com a sensacao de que o veiculo electrico fica apenas para um nicho dos condutores.

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Achei por bem não abrir novo tópico sobre este assunto, porque se trata dum passo de R&D.

A técnica de observação agora alcançada, que permite avaliar a degradação da FC, vai quase certamente permitir melhorar o equipamento no que diz respeito à estabilidade das nanopartículas de Pt, catalisadores da reação.

http://newsroom.toyota.co.jp/en/detail/7901696/

[R&D Breakthrough Sets Stage for More Efficient, Durable Fuel Cell Stacks]

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Telmo Salgado:

Marco Sampaio:

(...)

Por outro lado julgava que a celula de combustivel alimentava directamente o motor eletrico, mas ao que parece, pelo menos no caso da toyota, funciona como sistema hibrido de celula, bateria e motor.

Curiosamente também esbarrei nessa informação. Talvez se poupe energia no caminho FC - rodas fazendo transformação H2 - Electricidade - MG não passando pela bateria. A bateria, como meio instantâneo, fará os picos de solicitação, talvez...deixando para a FC a produção mais lenta (e dentro duma gama de eficiência).

Um nevoeiro completo...

Será que o Prates sabe algo deste "mistério"?

A bateria vai estar sempre lá por causa da travagem regenerativa. O Mirai, por exemplo, tem uma NiMH não muito diferente do Prius.

http://www.toyota-global.com/innovation/environmental_technology/technology_file/fuel_cell_hybrid.html

 

EDIT: Bolas.. agora é que reparei na data do que estou a citar... Angry

Alexandre Moleiro

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Não é totalmente culpa tua, eu desenterrei um tópico antiquíssimo...

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