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95% de todas as viagens poderiam ser feitas por EVs

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Telmo Salgado Posted: 23 Jan 2012 11:01

http://www.greencarreports.com/news/1071688_95-of-all-trips-could-be-made-in-electric-cars-says-study

cito:

Using data obtained from the Department of Transport’s 2009 National Household Travel Survey (NHTS), Garrett Fitzgerald and Rob van Haaren analyzed the travel data of survey participants, concluding that 95 percent of the 748,918 recorded single-trip journeys by car were under 30 miles. 

More astonishingly, around 98 percent of all single-trip journeys were under 50 miles in length, with trips over 70 miles in length accounting for just one percent of all single-trip journeys. 

Nos EUA 95% das viagens são inferiores a 30milhas (48km)...

E só 1% excedem 70milhas de uma vez (112km).

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"pode" pois 100% de todas as viagens também poderiam ser feitas por EV's. Assim como 90% ou 20% ou 99%. podiam pois.

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Anacleto Fernandes:

"pode" pois 100% de todas as viagens também poderiam ser feitas por EV's. Assim como 90% ou 20% ou 99%. podiam pois.

És capaz de detalhar melhor esta resposta ao post do Telmo por favor?

Aconselho-te a ler alguns posts deste site, e constatarás que esta tua contribuição não está ao mesmo nível.

Não estás num jormaleco qualquer online a mandar bitaites. Aqui tenta-se comentar com critério, e ajudar quem precisa.

O teu post nem é assertivo nem acrescenta nada ao post do Telmo, nem discute nada, enfim, é um post inútil e dispensável.

Peço-te que tenhas melhor cuidado nos teus próximos posts por forma a contribuir para o conhecimento partilhado nestas páginas.

Este é um "pedido oficial de um administrador da casa". Considera-te moderado.

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Sou capaz de detalhar com certeza. Pensava que o obvio não precisava de ser dito.

Ora, de acordo com o link apresentado, diz que 95% das viagens podiam ser feitas por EV's. o que é ridiculo. não faz sentido. QUALQUER viagem pode ser feita por EV's. seja 1km 10 ou mil km. É absurdo dizer que são 95%. não me surpreende tal facto devido á origem do tal estudo. Na verdade, esses 95% estão apenas na cabeça das pessoas que fizeram o estudo. Na realidade não existem limites. O unico limite é a infraestrutura e a autonomia do veiculo. Felizmente que hoje em dia (e até bem atrás no tempo) existe tecnologia e até veiculos que permitem uma utilização 100% em EV. Claro está que a infraestrutura existente é quase sempre bastante deficiente.
Quero com isto dizer que o estudo é absurdo. daí o sentido do meu post.

 

Discordo relativamente á minha contribuição. parece-me deveras relevante para o post. penso que para meio entendedor meia palavra basta. de qualquer forma se nao bastasse bastaria perguntar. teria todo o prazer em esclarecer como o fiz anteriormente.
não percebo esse comentário do jornaleco. comentei com critério e ajudei na interpretação do estudo. Lamento mas, a meu ver, o meu post acrescenta bastante ao post do Telmo, que agradeço desde já ter feito o tal post.

Não sei o que é administrador da casa nem sei o que é isso de moderado. Mas tudo bem. Se não me querem aqui posso dar meia volta. É que como li alguns posts em que uns users diziam que se ajudavam uns aos outros pensei que poderia fazer o mesmo. mas se calhar estou errado, se calhar só se pode dizer bem dos posts e das referencias que os outros colocam. não refere isso nas regras. se calhar foi equivico meu. peço desculpa.

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Anacleto Fernandes:
Na realidade não existem limites. O unico limite é a infraestrutura e a autonomia do veiculo.

Então existem limites!!!

A ideia que se pretende passar é de que, com a tecnologia actual (e autonomia média dos EV's disponíveis), seria possível satisfazer as necessidades de locomoção de 95% das pessoas, considerando que não percorrem, diariamente, mais quilómetros que aqueles que o veículo disponibiliza em termos de autonomia. Para bom entendedor....

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Anacleto Fernandes:


Lamento mas, a meu ver, o meu post acrescenta bastante ao post do Telmo, que agradeço desde já ter feito o tal post.

Não sei o que é administrador da casa nem sei o que é isso de moderado. Mas tudo bem. Se não me querem aqui posso dar meia volta. É que como li alguns posts em que uns users diziam que se ajudavam uns aos outros pensei que poderia fazer o mesmo. mas se calhar estou errado, se calhar só se pode dizer bem dos posts e das referencias que os outros colocam. não refere isso nas regras. se calhar foi equivico meu. peço desculpa.

O estudo assenta em amostras, mais ou menos validadas por estatística. Das viagens diárias, pendulares ou totais, 5% transcendem os limites de autonomia dos EV actuais, o que parece também realista pois muitas deslocações pontuais excedem 160km (viajantes, turismo, vendedores)

Se as autonomias crescerem até aos 200km ou 250km, talvez só 2% das viagens não seja possível cumprir com um BEV. Até que, finalmente e num exercício de imaginação, com uma autonomia de 1200km (dum Prius por exemplo) , ficariam 0,005% das  viagens por cumprir, pois o abastecimento é lento (não mais que 30-40km abastecidos numa hora), ao invés dum carro tradicional, que se abastece em 5min. Portanto, discordo da tua frase "QUALQUER viagem pode ser feita por EVs" - nem todas, as remanescentes 5% do estudo não. Ok?

Quanto à questão da moderação e das regras, não é escrito, mas impera nesta casa o bom senso e o espírito de entre-ajuda, está implícito numa "comunidade de proprietários e amigos"! Os equívocos desfazem-se sem problemas e és bem-vindo, o que se pede é um pouco de reflexão antes de escrever, duma forma ponderada, nada a ver portanto com o "dizer bem", sim sobre o seu conteúdo. Geeked

 

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Boa perspectiva, a do Anacleto... há muito que eu digo que, se cada posto de combustível tivesse uma tomada de carga rápida, a autonomia dos VEs era menos criticada. Era o maior contributo para o fim da ansiedade da autonomia. 

Para viagens maioritariamente em cidade, um Leaf com 160km de autonomia era suficiente. Uma viagem até ao Algarve nas ferias também seria possível, com paragens de 20 minutos de 100 em 100km. Para quem faz viagens longas, um Tesla Model S com 480 km de autonomia era o ideal, visto poder carregar 80% (380km) em 45 minutos. Os tempos de abastecimento continuam a ser mais lentos, mas com a gasolina cada vez mais próxima dos 2€ isso deixa de ser um obstáculo.

Não me parece difícil de implementar as infraestruturas necessárias, porque hoje em dia temos milhares de padarias, por exemplo, onde existem fornos de 45kw. A maioria das estações Chademo são de 50kw

Tudo isto existe actualmente... falta a sua massificação

 

Nissan Leaf  - 2014 - 52 000km
SW Predator 6,9kwh - 2010 - 63 000km 
Peugeot Ion 2012 - 63 000km 

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Marco Silva:

(...)

Para viagens maioritariamente em cidade, um Leaf com 160km de autonomia era suficiente. Uma viagem até ao Algarve nas ferias também seria possível, com paragens de 20 minutos de 100 em 100km. Para quem faz viagens longas, um Tesla Model S com 480 km de autonomia era o ideal, visto poder carregar 80% (380km) em 45 minutos. Os tempos de abastecimento continuam a ser mais lentos, mas com a gasolina cada vez mais próxima dos 2€ isso deixa de ser um obstáculo.

Não me parece difícil de implementar as infraestruturas necessárias, porque hoje em dia temos milhares de padarias, por exemplo, onde existem fornos de 45kw. A maioria das estações Chademo são de 50kw

Tudo isto existe actualmente... falta a sua massificação

 

Percebo o que referes, mas é um erro de escrita e abordagem.

O tempo de abastecimento é o mesmo com 5€ por litro da gasolina, a disposição das pessoas é que pode mudar...o obstáculo mantém-se!

Finalmente, as contas...A 15-18kwh/100 (para não ser mais realista, pois em AE isso sobe e muito) não me parece ser possível carregar 100km em 20 minutos (necessitávamos de 45 a 54kw, sem contar com as perdas na carga e os limites térmicos das baterias)...Para não falar no tempo que demoraria uma ida ao Algarve nessas condições...e nos custos secundários. Se o tempo dum técnico for taxado a 10euros à hora, uma paragem de 20 minutos custa 3,30euros...E uma estação 50kW para um uso esporádico, i.e., não permanente, tem alguns outros entraves - ou paga o utilizador, ou pagamos todos, né?

 

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apesar das opiniões considero ser bem realista e muito possivel 100% das viagens poderem ser feitas por EV's.

É tudo uma questão de perspectiva e de bom senso.

Por exemplo nenhum carro a gasolina consegue atravessar o deserto do Sahara, não existe infraestrutura disponivel.

A questão é que a cabeça das pessoas está formatada no sentido de não acreditarem em EV's devido a essas supostas limitações. Essas são limitações impostas apenas pelo fabrico do produto E NÃO limitadas pelo ponto de vista tecnologico.
Convem não esquecer que o carro eletrico já existia ANTES do motor de combustão interna.
O custo elevado dos EV's é apenas uma questão de economias de escala. Basta fazer contas. Quantos Leafs foram construidos? Muito poucos comparado com outros carros, por exemplo renault clio ou fiat tipo por exemplo.
Esta limitação seria relativamente fácil de ultrapassar se de repente as marcas se decidissem a construir em larga escala veiculos eletricos, como fazem noutos modelos a gasolina.

É GRAVE a mentalidade que se está a criar em volta do EV. Limita bastante o seu futuruo. Se fizermos um questionário sobre quem quer comprar um EV como o leaf ao preço que está, a percentagem dos que dizem sim é diminuta. Se um por exemplo um SMART EV custar 8000€ imaginem quantos seriam comprados. Não tenho duvidas que se tornaria rápidamente no carro mais vendido.
E havendo necessidade de postos de abastecimento, eles aparecem. Tal como acontece com GPL. Quando apareceu era dificil fazer de norte a sul em GPL, agora com o crescimento do numero de veiculos, já há em todo o lado.
Esta questão do GPL é bastante pertinente pois o custo de manutenção e construção de um posto de abastecimento GPL é em muito várias vezes superior ao de um posto eletrico de abastecimento rápido.
Continuo a afirmar que é perfeitamente possivel, realista e até bem barato, fazer 100% de todas as viagens em EV.
E lamento bastante que haja quem não concorde com isso e ache que o meu post não seja construtivo. Há que pensar fora da caixa e não estarmos limitados ao que vemos á nossa volta. É por causa deste tipo de mentalidades que ainda não existe uma rede decente de abastecimento de EV's. Não tenho quaisquer dúvidas que os EV's são o futuro e que a sua adopção a 100% irá ser uma realidade. A questão é que essa realidade está a ser atrasada por este tipo de mentalidade.

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Anacleto, longe de mim alterar as tuas ideias, mas a tua força "EV " é tão forte, que até penso estares a dar um sermão no fórum errado...

Por aqui (também) encontrarás acérrimos defensores dos EV, mas que ao mesmo tempo conhecem os seus limites.Talvez porque tenham um ou tivessem/tenham contacto com quem tenha. Mas não me parece o teu caso...

Desconheço o teu perfil de condução, mas imagina num dia de sol intenso levares a tua família a passear no teu EV, ou ir para férias. No fim da autonomia (reduzida a 100-120km porque ligaste o AC) tiveste de parar na autoestrada para carregar. Daí a mais 20minutos, isto se a ficha estiver livre, apta a carga rápida e operacional, retomas a estrada...para parar nos 100km seguintes...Se achas isso viável, é uma argumentação desprovida de sentido.

 

Com que então um posto de GPL é (muito) mais caro que um posto eléctrico de abastecimento rápido?

Um exemplo dum posto rápido ao preço de 39mil dólares.

http://www.pluginamerica.org/accessories/aerovironment-fleet-fast-charging-station-line

Um depósito de GPL custa...sensivelmente o mesmo...

http://www.alibaba.com/product-gs/269744644/100cbm_lpg_tank_42t_lpg_gas.html?s=p

 

Há um ponto em que discordo profundamente - alinhado com os especialistas do ramo de transportes, alguns da área ambiental - a adopção dos EV a 100%. Por mais voltas que dês, o mix de energias primárias incorporão sempre petróleo. E o leque de mobilidade futura vai ficar diversificado entre consumo de gasolina, gasóleo, GPL, GN, EV e hidrogénio - jamais 100% EV.

Outro ponto em que discordo profundamente é a acusação do "tipo de mentalidades". Estamos numa comunidade plural, e diga-se bem avançada e demarcada do "carneirismo" dos carros tradicionais, e não é por acharmos que os EV têm limitações que estamos a sentenciar uma rede decente de abastecimentos!

Respeita-se a tua opinião, que julgas construtiva,  mas estás sozinho num sonho.

 

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