Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

O registo de consumos eléctricos dos EV - dados precisam-se!

rated by 0 users
This post has 9 Replies | 4 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado Posted: 16 Apr 2012 3:03

Bom dia!

No Spritmonitor, um dos mais recorrentes sites de registo de consumos de veículos, não consegui encontrar nenhum Leaf ou Fluence. Os únicos numerosos do mesmo modelo pertencem ao i-MiEV, que nem aparece na lista da Mitsubishi, uma boa média de 13,5kwh/100. Outros são um Tesla, alguns Saxo/AX electrique, C-zeros, num total de 43 veículos eléctricos

http://www.spritmonitor.de/en/overview/31-Mitsubishi/0-All_models.html?fueltype=5&sort=3&powerunit=2

http://www.spritmonitor.de/en/overview/0-All_manufactures/0-All_models.html?fueltype=5&powerunit=2

Contém algumas imprecisões, pois misturam PHEV com BEV...

Os valores são menos simples de registar, é certo, até porque se necessita dum pequeno contador, e face aos inúmeros abastecimentos, uma certa determinação em juntar a informação no site!

De qualquer modo, sugeria a quem tem EV participasse no escrutínio...

Assim rapidamente "encaixaremos" os números típicos de kwh/100 como lugar comum - "ah, o teu carro gasta 15 kwh/100? Isso é muito" LOL

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 100 Contributor
Pequeno citadino
310_Nissan_Leaf
410_Vectrix
Marco Silva replied on 16 Apr 2012 3:34

Ora entao cá vai...

Uma e-bike: 2kwh/100km

Uma scooter equivalente a 50cc: 3,5kwh/100km

Scooter equivalente a 125cc: 6kwh/100km

Nissan Leaf: 18kwh/100km

Tazzari também existente no spitmotor: 13,65kwh/100km

A tecnologia de baterias faz uma grande diferença, por exemplo um VW Golf Citystromer com baterias de chumbo consome mais de 22kwh/100km

Citroen Saxo Electrique que pertence a um user português com baterias NiCd: 18,63kwh/100km

Claro que tal como nos carros a combustível convencional, estes valores podem variar muito consoante as condições de utilização. De notar que os VEs fazem melhores consumos em cidade e por estradas nacionais.  

Nissan Leaf  - 2014 - 52 000km
SW Predator 6,9kwh - 2010 - 63 000km 
Peugeot Ion 2012 - 63 000km 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Marco, fiz a correcção de kw para kwh. Há uns tempos houve aqui luta de titãs sobre estas unidades...kw é potência, kwh é energia (o que se consome). Geeked

Em relação aos dados que colocaste, revelam uma fundamental e interessante realidade: a química das baterias, em conjunto com os respectivos carregadores, promovem algumas perdas, e isso dá impacto nos consumos. Um bom post! Yes

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Telmo Salgado:
Os valores são menos simples de registar, é certo, até porque se necessita dum pequeno contador, e face aos inúmeros abastecimentos, uma certa determinação em juntar a informação no site!

Este é o principal obstáculo.

Em casa ainda se controla o consumo com relativa facilidade, havendo paciência.

Mas na rua a coisa muda de figura. Mesmo que se ande com um contador atrás, não se pode deixar sozinho porque o mais provável é ir parar a casa de um "amigo do alheio".

Já nos mobi-e era suposto recebermos um email por cada carregamento efectuado com os dados principais do carregamento como o tempo de carga e a energia consumida, mas na prática são mais os postos que não reportam que os que reportam (dentro dos que utilizo). Mesmo os que normalmente reportam... de vez em quando fazem greve...

Não é fácil.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Telmo Salgado:
Marco, fiz a correcção de kw para kwh. Há uns tempos houve aqui luta de titãs sobre estas unidades...kw é potência, kwh é energia (o que se consome). Geeked

Não consigo perceber porque motivo é tão difícil isto entrar na cabeça das pessoas. Não é uma questão de nomenclatura. É uma questão de rigor cientifico. É tão disparatado medir quantidade de energia em kW como é medir distâncias em litros.

E o pior é quando começam a misturar tudo ao falar de baterias, e às tantas já dizem que a bateria tem não sei quantos kW de capacidade. Por exemplo no caso do Prius 3G a potência máxima que a bateria dá são 27 kW. Era bom poder dizer que a bateria tem 27 kWh de capacidade, mas não é disso que se trata. Muito menos dizer que tem 27 kW de capacidade... grrr... Super Angry

Caso prático de escola ULTRA-básica de electricidade para ver se todos percebem de uma vez, até aparecer outro a dizer estas gafes...:

P: Como classifica um equipamento que consuma de forma constante 1,5 kW de potência durante 3 horas quanto a:

a) Potência máxima?

b) Consumo total?

R: O aparelho utilizou de forma constante 1,5 kW durante 3 horas pelo que:

a) Potência máxima = 1,5 kW = potência sustentada que uma bateria teria de conseguir entregar para alimentar o equipamento;

b) Consumo total = 1,5 x 3 = 4,5 kWh = capacidade mínima que uma bateria teria de possuir para alimentar o equipamento por 3 horas.

Top 500 Contributor
Pendura
013_Prius_3G
730_BMW_330e

Viva Marco,

Qual é a fonte dos teus dados?

Luis.Dias

Spritmonitor.de

Top 100 Contributor
Pequeno citadino
310_Nissan_Leaf
410_Vectrix
Marco Silva replied on 16 Apr 2012 6:45

Obrigado. Por mim não há luta nenhuma, é mesmo uma questão de rigor que por vezes me falta. Tenho de ser mais disciplinado. Smile

As fontes, no caso da e-bike, das equivalentes a 50cc e 125cc sou eu próprio. O Leaf foi o valor médio dado por um proprietário. Os restantes são verificados no Spritmotor. 

Vale o que vale... como o Telmo disse, dá apenas para ter uma ideia.  Com a actual tecnologia de baterias/carregadores um pequeno utilitário anda pelos 10-15kwh/100km e um familiar pelos 15-20kwh/100km, 

Outro dado que pode interessar. A minha mota tem 4,6Kwh de baterias, 24 células x 3,2V x 60Ah. No entanto para carregar completamente necessita de 6,1Kwh medidos na tomada. Nem tudo sao perdas porque segundo alguns testes algumas marcas de baterias têm uma capacidade inicial de 115% relativamente a capacidade anunciada. Podem ver aqui os testes que o demonstram: http://www.auto88.cz/_info/Tests/BatteryTest-WN100AH-5-tests.zip

E mais um link de um blog que eu gosto de acompanhar: http://gwl-power.tumblr.com/

Trata-se de um blog que pertence a uma empresa da Republica Checa que vende material para VEs. Eles fazem os mais variados testes com os seus produtos e publicam os resultados. 

Nissan Leaf  - 2014 - 52 000km
SW Predator 6,9kwh - 2010 - 63 000km 
Peugeot Ion 2012 - 63 000km 

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
011_Prius_1G
210_Renault_Fluence
tcap-support

O valor que aparece no CB do Fluence ao fim destes quase sete mil quilómetros é de 15,2kwh para uma média de velocidade pouco superior a 40km/h.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Oi Alexandre!

Os dados de consumo no CB referem-se ao consumo realizado a bordo?

E em relação ao efectivamente consumido da rede?...É que as perdas na carga não são negligenciáveis...ou não deveriam ser...para o caso.

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
011_Prius_1G
210_Renault_Fluence
tcap-support

Pois... não faço ideia!

Só referi o que aparece no CB; nunca comparei com o que efectivamente consome da tomada.

Page 1 of 1 (10 items) | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com