Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de Bordo - Roberto Batista

rated by 0 users
This post has 252 Replies | 18 Followers

Top 50 Contributor
Full Hybrid
013_Prius_3G
A01_Ioniq_BEV
Clube 1200 km
tcap-support
Roberto Batista replied on 5 May 2019 10:49

O carro está pronto, mas só vou buscar segunda-feira.

Tem uma bateria de tracção nova ao abrigo da garantia e o motor de combustão é quase todo novo. Como disse antes, aproveita-se a cabeça do motor, ainda assim com algumas coisas novas...

A reparação é cara (bastante) mas espero ter um carro renovado com o seu tempo de vida prolongado. A ver vamos...

Entretanto, como referi anteriormente, emprestaram-me o novo corolla. 

Deixo a nota de que o carro não me deixou impressionado. Para mim, e agora que estou habituado ao ioniq, tem suspensões muito duras, bancos desconfortáveis em comparação com o prius e faz piores consumos - o que me espanta porque estou a comparar com o meu prius que é de 2011. Era de esperar que tivesse havido evolução nesse ponto num carro 8 anos mais novo! O carro é demasiado desportivo para mim, o que considero um contra-senso quando no final da viagem dá mensagens ao condutor sobre condução eco. Penso que a Toyota está a tentar agradar às massas, o que também acho compreensível. 

Não me interpretem mal, não estou a dizer mal do carro. É um bom carro e se calhar o ideal para convencer os fanáticos do diesel, mas para quem já anda nisto dos híbridos e eléctricos há muitos anos não acho que seja a solução ideal. E é bonito, o que pode ser chamariz para quem dá preferência à estética.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 6 May 2019 8:51

Bom dia, Roberto!

Folgo em saber que o carro está pronto, e faço votos que tudo regresse à normalidade.

Neste processo, que a todos interessa, gostaria de ter o teu contributo de perceber quais terão sido, na tua opinião, e na dos mecânicos, as causas contributivas para esta falha e efetivamente que componentes levou. Wink

Os 3G desta casa estão a ganhar kms de forma notória, o meu está já com 204mil, e toda a informação é preciosa...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 50 Contributor
Full Hybrid
013_Prius_3G
A01_Ioniq_BEV
Clube 1200 km
tcap-support

Acerca da reparação, perdoem-me a minha falta de conhecimento e nomes técnicos: a parte do motor onde os cilindros trabalham estavam riscados, dificultando o trabalho dos cilindros. Mais dia menos dia, o carro teria gripado e ficava na estrada.

O bloco foi todo substituído. Valha-me ao menos a substituição da bateria híbrida na garantia.

Tenho, pelo menos, a esperança de que o carro ganhou anos de vida...

zGgtg44

zGgtg44

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Obrigado pela partilha.

Imagino o tombo financeiro, as peças do MCI são muito caras na origem.

Ninguém na oficina arrisca uma causa raíz? Terá, sem te dares conta, circulado com pouco nível de água ou de óleo?...

Top 75 Contributor
Full Hybrid
016_Prius_4G
Clube 1000 km
tcap-support

Este estrago não me parece ter sido causado por falta de óleo. Parece mais que algum objecto andou dentro do motor a partir tudo, mas só quem o reparou é que pode concluir alguma coisa.

Prius 4G       Spritmonitor.de

Top 50 Contributor
Full Hybrid
013_Prius_3G
A01_Ioniq_BEV
Clube 1200 km
tcap-support

Eles viram o histórico das revisões e não lhes parece que o carro tenha tido falta de óleo. Desconfiam que a dada altura houve um pico de aquecimento que provocou a origem do problema. O tempo fez o resto.

Não sei se é descabido mas desde que tenho o carro - 2012 - que, quando carregava no acelerador e apertava com o motor, sentia um cheiro estranho, meio a queimado... Queixei-me disso algumas vezes mas nunca ninguém conseguiu ver nada. Os ditos apertos eram raros, pelo que talvez tenha levado estes anos todos a dar de si. O carro veio para as minhas mãos com 1 ano e tinha 42000 kms. Era de serviço no Prior Velho. Isto são só suposições, sem fundamentos, mas pode ter sido mal tratado. Assim que fizer a rodagem, hei-de testar para ver se volto a sentir o cheiro. Se não o sentir, vou ficar na minha... Embora não haja nada a fazer.

Quanto ao custo, sim, foi muito caro. Ultrapassou os 3000€.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Esse pico de aquecimento é que carece de algum cuidado na abordagem, pois a bomba de água e o sistema de circulação e arrefecimento são intrinsecamente seguros, e esse pico daria algum sinal no painel... Não sei que diga...

Em relação ao cheiro quando se puxa verdadeiramente pela máquina, é normal, eu noto o mesmo, existem componentes sob o capot, nomeadamente o coletor de escape, que ficam mais quentes com a carga adicional, libertando odores da sua superfície e dos elementos adjacentes.

Top 50 Contributor
Full Hybrid
013_Prius_3G
A01_Ioniq_BEV
Clube 1200 km
tcap-support

Escqueci-me de focar um ponto importante em relação à reparação do meu Prius.

A bateria de tracção foi substituída ao abrigo da garantia. No entanto, a máquina não deu erro! O comportamento da bateria era claramente erróneo e por isso foram feitos vários registos/gravações para provar o mau estado da bateria.

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
050_C-HR_2016
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Roberto Batista:

A bateria de tracção foi substituída ao abrigo da garantia. No entanto, a máquina não deu erro! O comportamento da bateria era claramente erróneo e por isso foram feitos vários registos/gravações para provar o mau estado da bateria.

Essa informação é importante, alegra-me no teu caso, e entristece-me no meu e noutros, porque claramente as Toyota não está a aplicar a mesma bitola para todos os seus clientes.

Há neste forum registos de vários utilizadores (eu incluído) em que a bateria de tracção está claramente a apresentar uma saúde débil, e a Toyota apoia-se no teste de baterias (que para mim perdeu a credibilidade - "apenas" serve para prolongar a garantia) e nem sequer dá importancia às queixas dos clientes.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Eu vejo pelo prisma do "cliente-que-paga-uma-fortuna-para-reparar-um-motor-térmico", cuja bateria de tração foi um bónus...

Page 25 of 26 (253 items) « First ... < Previous 22 23 24 25 26 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com