Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Prius PHV produção - Teste de longa duração

rated by 0 users
This post has 66 Replies | 9 Followers

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

Filipe Carrondo:
Carlos, na Prius+ não notas parte das optimizações que falas?

Sim, muitas. Vou falar delas assim que tenha tempo. 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Carlos Costa:

Filipe Carrondo:
Não me parece por varias razões, nomeadamente, um carro não é só baixo consumo

Vamos esperar pelo teste de longa duração do Prates. A minha experiência com o PHV, o protótipo, demonstrou, claramente, ser possível obter consumos inferiores ao HV, mesmo sem autonomia EV. Relembro que, dos cerca de 800km que percorri, 400km foram realizados de uma só vez (Vila Verde - Lisboa), tendo entregue o carro nas torres da Galp com 2,7 l/100km de média!!!!! 

Desculpem o off-topic, mas parece-me que o "concorrente" Volt não teria chances face a este consumo de gasolina!...Menos de 5,5 é raríssimo encontrar nos relatos que já li do Volt quando em "charge-sustain", pelo que 50% do trajecto feito dessa maneira daria 2,75 final. Devil

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Bem pelo primeiros "mimos" , só espero que a malta do Algarve não entre logo na "guerra" aos consumos, pois cada vez mais crescem as expectativas relativamente ao PHV.

E com o tempo melhor e estradas mais planas, estamos tramados.

Bruno Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 13,51kWh/100km

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Hoje aconteceu-me uma daquelas situações que nos deixam "epá não!"... já depois de chegar à Ecowatt, abrir o portão, meter o carro para dentro... e só reparo então que tinha deixado o telemóvel em casa. Raios! Super Angry

Ainda por cima tinha saído ligeiramente atrasado, tinha vindo sempre no limite legal de velocidade (90 km/h), a carga dificilmente ia dar para ir e voltar de casa, mas tinha de ser. Lá fui, novamente sempre no limite permitido, e claro que um pouco antes de chegar kaput, acabou-se o EV.

Aconteceu então uma coisa que testemunhei pela primeira vez para meu contentamento: A carga EV terminou mesmo na altura em que estava quase a desengatar o CC e a iniciar uma travagem em descida até parar num entroncamento. Fiquei de olho na autonomia enquanto travava... 1.3 1.4 1.5 1.6... BINGO! De volta ao modo EV!

SOBERBO! Cool

P.S. - Naturalmente que quero documentar este tipo de evento em vídeo no post de review correspondente, mas não resisti a vir cá contar já Stick out tongue

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

João Prates:
Fiquei de olho na autonomia enquanto travava... 1.3 1.4 1.5 1.6... BINGO! De volta ao modo EV!

Espectacular! 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Hoje estou de ressaca. Para ver que consumo fará no percurso diário da Marlene hoje levou-me o carro. Disse-lhe para mudar para HV quando entrasse no IC32, e para voltar a EV no topo da Vasco da Gama. Com a subida da expo até ao topo da policlinica dos olivais tinha ideia que o modo EV iria acabar antes de terminar o trajecto.

Quando recebo a chamada a dizer que já chegou ao trabalho recebo a informação:

1) Devia ter voltado a EV mais cedo, porque ainda sobraram 4 km de autonomia EV!

2) Então o consumo foi alto, pensei eu, mas a realidade surpreendeu-me... mesmo sem utilizar a capacidade total do modo EV o consumo ficou-se por uns espectaculares 2,4 l/100km!

O carro está a carregar... mal posso esperar pela volta ao final do dia...

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Este gajo está a dar cabo de nós. Devil

Ao menos se dissesse que o EV só dava para 15 km e em HV gastava 6 litros aos 100 a gente desligava já do assunto. Embarrassed

Assim...argh...maldita crise...Crying

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
031_Yaris_HSD
tcap-support

Isso deve ser o que as revistas vão escrever... eheh Devem ir bater recordes de consumos mas ao contrário.

Sinceramente este PHV enche-me as medidas

Toyota Yaris HSD

Toyota Auris HSD

Top 500 Contributor
Pequeno citadino
000_Flint
tcap-support

João Prates:
Fiquei de olho na autonomia enquanto travava... 1.3 1.4 1.5 1.6... BINGO! De volta ao modo EV!

Algures na minha review do PHV, escrevi que a descer monsanto para a ponte a +- 80Km/h e a travar levemente com o charge no máximo, consegui recuperar 3KM de autonomia, mas verifiquei que essa autonomia era estimada porque após 1.8Km voltei ao valor inicial. Ainda assim acho incrivel o feito! Stick out tongue

Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support
João Prates replied on 2 Aug 2012 23:20

Ao final do dia o menino lá voltou à base.

Recebo então o relatório completo do dia, com detalhes como eu gosto Wink

Na viagem de ida descuidou-se um pouco na mudança para EV, já estava quase a sair da Vasco da Gama quando se lembrou de voltar a EV. Perdeu uns 500 metros, mas ainda assim era percurso a descer, por isso não influencia muito o resultado.

Decididamente há que fazer uma de duas coisas: ou se deixa ir em EV até à passagem pelas portagens, ou se tem de voltar a EV muito antes de começar a subir para o tabuleiro suspenso, porque a autonomia EV dá para mais do que se pensava.

Depois curiosamente hoje foi um dia perfeito porque durante o dia teve de andar a saltar entre edifícios do serviço dela afastados em Lisboa. Foi uma oportunidade de ouro de fazer brilhar o PHV a circular com poluição ZERO pelas ruas da capital. Um luxo. Ainda por cima em cada garagem que entrava tinha sempre uma tomada à espera, melhor seria impossível.

No regresso a casa a partida é feita com autonomia nos 20 km, totalmente cheio portanto, mas a falta de prática nestas andanças volta a fazer mossa. Já estava entre a lomba da Vasco da Gama e a estação de serviço quando se lembra que devia ter voltado a EV à entrada da ponte... oooops... Por sorte vinha no ritmo normal dela, na casa dos 100 km/h, e o MCI vinha a trabalhar, por isso ainda sobravam uns 5 km de autonomia quando finalmente se lembrou de voltar a EV.

Uma coisa é certa: se bem que não foram gastos da melhor forma, é sabido que gastou toda a autonomia EV porque chegou a casa já em modo HV por falta de carga. Dia completo com um pouco de tudo, várias experiências à mistura, e não digam nada a ninguém mas acho que o "bichinho" do PHV já está a correr nas veias da Marlene... eheheh Angel

Ao final de um dia completo, com utilização variada, este foi o resultado, sendo que estes parciais de CB sofreu reset ao sair de casa hoje de manhã:

Agora reparem bem na delícia do segundo display que mostro acima.

Não só dá o rácio entre a utilização em EV e HV (e lembrem-se que foram desperdiçados aqui 4 km em EV numa das viagens), como ainda por cima nos indica qual a QUANTIDADE de energia gasta em modo EV (expressa naturalmente em kWh, sim, kWh, não é kW!!!), e idem para o modo HV indicando a quantidade de gasolina gasta. Que mimo!

Mas espera... querem mais... então tomem lá no final, tendo em conta o consumo que fizeram em HV, a quantidade de combustível que pouparam fruto da utilização EV. Neste caso em concreto a Marlene gastou apenas 1 litro de combustível, sendo que mesmo que tivesse outro automóvel a gastar o mesmo em modo MCI (gostava de ver essa!) teria gasto mais 2 litros, ou seja 3 litros.

Por outras palavras no dia de hoje esta máquina gastou apenas 1 litro quando se não tivesse utilizado autonomia EV teria gasto o TRIPLO!

Ora como sabemos que mais nenhum carro gasta o que este gasta mesmo quando vai em HV, na realidade mesmo com um 3G de certeza absoluta que teríamos gasto mais que o triplo... é de ficarmos sem palavras com este carro! Zip it!

É ou não é uma máquina do outro mundo?

Estou apaixonado! Cool

Page 3 of 7 (67 items) < Previous 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com