Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo do Baby Blue - Prius 3G PHV - João Prates

rated by 0 users
This post has 576 Replies | 31 Followers

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

João Prates:
O caminho todo só pensava "eu não acredito no que estou a fazer", desde há  muitos anos a esta parte que eu nunca ando em excesso de velocidade, excepto por vezes em cidade, confesso, e só pensava que havia de ser nesta única vez que havia de ser apanhado por uma brigada de trânsito... tudo me passava pela cabeça enquanto os 300 km passavam a voar por mim... mas lá me safei, sem acidentes, sem chegar atrasado, e sem multas.

Sem querer estar a ser desmancha prazeres, não cantes ainda de galo.. Sad Ainda estás a tempo de receber uma cartinha em casa e olha que eles agora escondem-se bem (até tem acessos à A1 com cancelas + cadeado) Angry

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

É verdade. A 800 à hora é difícil para caraças distinguir os radares Devil

Nissan Leaf Tekna 30kWh out 2016 > ...   |   Renault Zoe Intens - jan 2014 > out 2016 (R.I.P.)   |   Prius 3G (ZVW30) - dez 2009 > dez 2013

Spritmonitor.de |   Spritmonitor.de

aop@prius-pt.com

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

já agora fica a nota, salvo erro é a partir dos 300km/h que os radares fixos deixam de registar a velocidade... basicamente acho que "não" veem o carro

ias a pouco mais de metade desse limite, é só mais um pouco

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
tcap-support

Alexandre Oliveira Perdigão:

João Prates:
só vos digo que tranquei a velocidade no CC o caminho todo num valor que tinha o dígito 8 numa das posições, e não era na última... Indifferent

'tá bem 'tá... como se nós acreditássemos que o Baby Blue atinge os 800km/h... Nem lançado do alto do percurso recordista do "Pé Leve" Neves! Devil

(...)

Em aceleração pura (HSI com zona PWR "cheia") ouve-se, de facto, o motor, mas é altamente mitigado pelo ruído de rolamento. E verifiquei que em velocidade de cruzeiro (HSI na zona ECO, com a barra nos 3/4), na casa dos 160/170km/h, o ruído do motor não se consegue distinguir face ao ruído do rolamento. Já o ruído aerodinâmico é praticamente inexistente (ou, pelo menos, não se dá por ele).

Confirmas?

No caso do Prates, mais um cheirinho de acelerador e o barulho que ouvia era o passar a barreira da velocidade do som... grande máquina! Devil

Top 500 Contributor
Pequeno citadino
000_Flint
tcap-support

João Prates:

mas para lá chegar... só vos digo que tranquei a velocidade no CC o caminho todo num valor que tinha o dígito 8 numa das posições, e não era na última... Indifferent

Eu não critico a velocidade de x8x, mas quero recordar um post deste forum...

João Prates:

É que se fizeram esta velocidade média na via pública só tenho a dizer que...

Eu também ando na estrada, e assim como a minha família e a família de muito boa gente.

Ficávamos bem mais descansados se animais como esses que conduzem a essas velocidades na via pública vissem a sua carta de condução ser retirada definitivamente e fossem obrigados a prestar apoio e cuidados de saúde a vítimas de outros como ele.

Publicidade e despiques a percursos efectuados a essas velocidades aqui nesta casa NÃO.

Cresçam pá, cresçam.

http://prius-pt.com/cafe/forums/t/2187.aspx?PageIndex=33

Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Rui Tavares:
Eu não critico a velocidade de x8x, mas quero recordar um post deste forum...

Estiveste este tempo todo com essa atravessada na garganta?

Tá bonito tá, mas pronto, tira lá a guitarra do saco!

Possivelmente para tua surpresa volto a repetir tudo o que disse, continuo a pensar rigorosamente da mesma forma, e assumo totalmente os riscos que corri, assim como muito bem já aqui alguém disse ainda não estou livre de receber em casa um chequinho em forma de presente.

No entanto como desculpa, se calhar miserável, sempre tenho a dizer que o que fiz esta semana já nem sei há quantos anos não fazia. De há bastantes anos a esta parte, desde pouco depois de ter o primeiro Prius, que não sei o que é andar em excesso de velocidade, e muito menos a este nível.

Fiz o que fiz porque tinha um projecto de largas centenas de milhares de euro em jogo, e com o cliente que é não se brinca, há que ser pontual.

Não é desculpa. Pois não é, os outros não têm nada a ver com a minha vida e com os meus negócios, e o risco foi real. Por isso podes "apreciar" o momento e cascar no JPrates. Mas olha que ainda há outra diferença notória entre o teu post que provocou a minha resposta e o meu post que agora aproveitas para servir a vingança a frio... e a diferença diz tudo do que vai nas nossas cabeças e do que nos destingue:

É que a minha atitude ao narrar a alarvidade que fiz foi esta:

João Prates:
O caminho todo só pensava "eu não acredito no que estou a fazer", desde há  muitos anos a esta parte que eu nunca ando em excesso de velocidade

e sempre disse e continuo a dizer que isto não se faz, não se recomenda, não é responsável. Eu censuro o meu comportamento sem hipocrisia.

Já o que tu fizeste foi lançar o desafio, foi convidar os outros a entrar em despiques propositados só para ver o consumo do carro:

Rui Tavares:

E também aproveito para lançar um desfio ao híbridos...

Rolar a 180 km/h para não perder um projecto de um milhão de euros é uma coisa, rolar a 180 km/h de propósito para ver qual o carro que gasta menos é outra totalmente diferente. Acho que quanto a isso ninguém deve ter dúvidas.

Há uns 10 anos que não andava em excesso de velocidade, e provavelmente vai passar outro tanto ou mais até me apanhares outra vez nisto. Quem escreve o que tu escreves, e que ainda há minutos dizias não criticar a velocidade x8x não deve, digo eu, poder dizer o mesmo.

Mas como diz o outro "leva lá a bicicleta"!

Só pelo tempo que ficaste com essa atravessada mereceste o teu tempo de antena.

Espero que tenha sido tão bom para ti como para mim. Devil

Top 500 Contributor
Pequeno citadino
000_Flint
tcap-support

Quando "lançei" o desafio, não era para ir fazer "corridas", por vezes acontece fazer uma viagem e podemos obter alguns dados. No caso da viagem que fizeste seria interessante ver que média o carro fazia aquela velocidade. Se achas que 180km/h são diferentes conforme o objetivo da viagem, espero que concordes que fazer 30km a 180km/h seja diferente de fazer 200km a essa velocidade. Aproveito para esclarecer que não sou o condutor do bmw, o carro é de um amigo. A minha intenção não é de vingança nem de cascar no JPrates, só achei piada. E se me lembro bem daquele post é porque tenho muita curiosidade em ter um valor de consumo para velocidades mais altas.

Spritmonitor.de

Not Ranked
Pendura
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

João, espero que consigas fechar o negócio.

Não és o único a cometer excesso de velocidade para cumprir um compromisso pessoal ou profissional.

Como diz o povo, no melhor pano cai a nódoa. Aguenta-te e não abanes tanto só porque alguém viu que o fundamentalista também sabe ser street-racer Hmm

João Prates:

Ao chegar à porta do cliente em Ovar, depois de um sprint incrível a velocidade alucinante, este era o consumo médio registado:

O carro deve ter feito menos de 8 litros aos 100 no ritmo que fez na subida apressada do Carregado a Ovar.

Para terminar a "provocação" (saudável... repito... saudável...), com o CC trancado nessas velocidades, não deverias ter uma média km/h mais elevada?

Só pelo interesse científico, como referido pelo Rui, era porreiro ter mais dados desse "tiro" Carregado-Ovar para perceber o consumo real a velocidades muito elevadas, visto que pela A1 são cerca de 240km, logo a média km/h desse troço deve ter rondado os 120km/h (supondo que estarias antes com 2,3 - 2,5l/100km)

João Prates:

Cheguei a casa já depois das 22h, todo partido, mas com o PHV a compensar nos consumos baixando os 6,8 para uns mais modestos 5,6:

Claro que ajudou do Carregado a casa ter vindo pela EN dentro dos limites de velocidade legais, mas ainda assim isto diz-me que ele para baixo fez 4,24 litros aos 100 km de média. Assim sim.

Quase 320 km depois a média km/h é quase a mesma apesar da velocidade ter sido muito mais reduzida.

Parece-me que os km efectuados a x8x não foram assim tantos.

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

Muitos parabéns a ambos, pela crítica oportuna!! O vosso interesse científico comoveu toda a comunidade!!

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Filipe Carrondo:
com o CC trancado nessas velocidades, não deverias ter uma média km/h mais elevada?

Não quiz estar e entrar em pormenores para não dar importância em demasia ao "feito" da velocidade e da viagem, estava mais a querer reportar o consumo e comportamento do carro numa situação em que nunca me tinha visto antes.

Mas pronto, cá vai a explicação mais pormenorizada e o porquê da velocidade média no display ser o que foi:

O reset ao trip B foi feito ao sair de casa. Mas não fui directo a Ovar, nem fui logo a 180 km/h. Em primeiro lugar tive de passar pela Quinta do Conde para deixar as minhas filhotas nos meus sogros, o que significa fazer cerca de 16 km, mais ou menos metade no IC a 90 km/h e outra metade em urbano no pára-arranca da localidade e semáforos. Acresce que depois ainda perdi uns bons 10 minutos a tirar cadeiras, etc, cumprimentos familiares, planos para a hora de chegada, etc, e sempre com o carro parado e ligado a fazer cair a média de velocidade a pique.

Da Quinta do Conde fui directo ao Campo Grande para deixar a Marlene no trabalho. Para evitar portagens fui por dentro entrando na AE no Fogueteiro, e já havia trânsito suficiente para ter difuculdade em subir acima dos 70 km/h. Lembro-me disto porque até pensei que a andar tão devagar nem era preciso ir em EV porque o carro escolhia esta fonte de energia sozinho. Foram mais 10 km feitos a rolar bem devagar, totalizando até aqui 26 km.

A A2 fiz a rolar nas calmas a 90 km/h porque não tinha pressa nessa altura, só tinha de estar no primeiro cliente às 11h e não eram sequer 10h. Nas calmas até ao Campo Grande onde deixei a Marlene e aproveitei que estava adiantado para o primeiro cliente em Carnaxide para carregar durante uma meia-hora no Mobi-E do Campo Grande. Quando aqui cheguei tinha já 48 km feitos a rolar a velocidades muito comedidas. Não faço ideia da velocidade média nessa altura, mas não devia ser superior a 40 km/h, tendo em conta que normalmente a média de velocidade do carro em cada depósito anda por volta dos 45 km/h em percursos mais directos Moita-Lisboa-Moita.

Segui para Carnaxide no posto da BP, onde o funcionário da Telcabo que me ia acompanhar nas visitas aos clientes ia ter comigo. Fui pela 2ª circular nos limites legais 80 km/h e fiz a CRIL à mesma velocidade, entrei e saí na A5 logo ali a seguir, e lá esperei mais uns 10 minutos com o carro parado na bomba a ouvir música e a velocidade média a cair.

Seguimos para o cliente ali em Carnaxide, de onde saímos muitíssimo tarde, com cerca de 1 hora de atraso, porque nunca mais aprendo a cortar conversas e dizer às pessoas que a minha vida não se centra neles em exclusivo... sou muito mau nisso, não gosto de deixar nos clientes a sensação que os estou a despachar, e depois quem se lixa sou eu. Enfim...

Não íamos levar os 2 carros, o meu e o da Telcabo, para Ovar, por isso combinámos deixar o carro da Telcabo no parque que eles têm no Carregado e seguir no PHV para cima. Fomos pela 2ª circular até à Galp dos ralis onde engolimos um hamburger à pressa, e seguimos para o Carregado. De Carnaxide aos ralies fui nos 80 km/h como é normal. Em Carnaxide tinha 60 km feitos, nos ralies tinha 75 km. Nesta altura tudo feito a rolar dentro da velocidade normal, e a velocidade média não devia ser muito alta, vá lá que fosse uns 40 ou 50 km/h, imagino eu, não sei...

Como a partir daqui já tinha a noção que ia atrasado, pedi ao meu parceiro de negócio para acelerar um pouco até ao Carregado. Seguimos na casa dos 130 km/h até lá, comigo a rolar atrás dele e ele a marcar o passo/ritmo. Depois de ir ao parque da Telcabo, e voltarmos já os 2 no PHV à AE, tinha cerca de 111 km já feitos. É aqui que está a diferença. Dos 362 km que vês na primeira foto à chegada à fábrica de Ovar tens 111 km feitos muito longe dos 180 km/h.

Consultando o meu extracto online da ViaVerde tenho os seguintes registos desse dia:

Agora é fazer as contas!

Pelo Google Maps entre as portagens do Carregado e Sta M da Feira são 245 km. A Via Verde diz que foram gastos 1h31m54s.

245 km / 1h31m54s = 245 / 1,531667 = 159,96 km/h.

Parece que com todas as travagens, esperas por ultrapassar camions, etc, o CC em 180 km/h resultou em velocidade média de 160 km/h.

Em Ovar para minha infelicidade tive de meter gasolina porque estava já na reserva depois da alarvidade da subida em alta velocidade. Quer isto dizer que depois de sair do cliente ainda tive de ir à procura da bomba com combustível mais barato da zona, que segundo o meu Touch & Go era uma bomba da Cepsa algures em Santa Maria da Feira. Ficámos parados uma eternidade num semáforo de obras que só deixava fazer um troço de estrada numa faixa de cada vez, e perdemos muito tempo nisto. A média de velocidade sofreu um pouco com isto.

Para baixo na A1 tal como referi fiz o caminho com o CC nos 120 km/h, por isso se fizerem as contas ao tempo acima indicado pela Via Verde vêm que a média de velocidade já foi decente nos 110 km/h, fruto de praticamente nenhuma ultrapassagem, estrada deserta, ficou mais perto do CC programado.

Pelos vistos saí da portagem do Carregado às 21:42 e cheguei a casa às 22:32, cerca de 60 km depois. Fiz uma média de 72 km/h nesse troço.

Satisfeitos os cientistas?

Se querem mais vão pedir à NSA, que eu já dei mais informação relativamente a esta viagem do que queria/devia dar.

Este tema para mim está fechado aqui e agora. O mal está feito, quanto mais se mexe na *** pior cheira.

Page 33 of 58 (577 items) « First ... < Previous 31 32 33 34 35 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com