Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo Prius + (Carlos Costa)

rated by 0 users
This post has 394 Replies | 24 Followers

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Carlos Costa replied on 10 Jun 2019 11:25

Na passada quinta feira o Prius+ visitou a oficina para a manutenção do 7º ano de vida. Neste momento conta com 128 mil km e uns trocos e nada há a relatar. Tem andado menos, como seria previsível, mas cumpre exemplarmente quando solicitado. Poderia ter esperado mais uns meses, até que atingisse os 135 mil, mas não quis ter problemas com a extensão da garantia da bateria híbrida. 

O teste à bateria não revelou qualquer anomalia, como seria de esperar. Além da revisão, foi efectuada a reciclagem do A/C, que encareceu a factura em cerca de 70 eur. O total dos serviços rondou os 204 eur; como tinha 154 eur acumulados em cash back no cartão Caetano Retail (rende mais que um depósito a prazo...Surprise), vou pagar 50 paus por esta revisão. Not bad!! Stick out tongue

Pronto para mais 15 mil km!! 

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

notavas o AC com menos força para teres feito a reciclagem do gás? 

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Luis Gonçalves:
notavas o AC com menos força para teres feito a reciclagem do gás? 

Olá Luís, desculpa o atraso na resposta, mas tenho andado ausente, por um ou outro motivo que pouco interessa para aqui, se é que me entendes... CoolTravelParadise

Não notava diferença nenhuma. Para ser franco, acabei por ceder à "pressão" da oficina apenas e só porque o carro fará, em breve, 7 anos e nunca tinha feito tal intervenção. Acho que foi a primeira e última vez, pelo menos nas minhas mãos...

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Nova entrada neste diário de bordo, desta feita para relatar um comportamento estranho do MFD. Hoje, enquanto realizava uma manobra de estacionamento, engreno a marcha-atrás e a imagem captada pela câmara de recuo aparece uns 2 segundos e o monitor "apaga-se". Carrego em MEDIA e acontece o mesmo, isto é, aparece a informação durante 1-2 segundos e o monitor "apaga-se". Carrego em NAVI e aparece a informação "Sistema não instalado". Quando ligo o carro aparece o logótipo da Toyota e, uns segundos depois, volta a desligar-se. O rádio funciona normalmente.

Já desliguei a bateria de 12V, mas o problema persiste. Não faço ideia do que poderá estar a acontecer. Alguma ideia?

Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
013_Prius_3G
tcap-support

Verifica as fichas atrás do radio e a ficha na câmara.

Spritmonitor.de

"O Branquinho do Lapa"

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Já corri os diagnósticos todos, naquele menu de serviço "escondido", e está tudo ok. O monitor funciona, os botões também, o rádio está ok, etc... Continua a mostrar a mensagem "sistema não instalado" quando pressiono o botão para iniciar a navegação e não consegue fixar uma imagem por mais que 1 a 2 segundos. Amanhã vou verificar se há alguma ficha solta. Poderá ser algum problema de software? Será o disco de armazenamento?

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Carlos Costa:

Será o disco de armazenamento?

Pois, as flashs falham um bocado. Neste caso, a flash com o mapa e o aprovisionamento (quais os produtos instalados).

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Miguel Ramos:
Pois, as flashs falham um bocado. Neste caso, a flash com o mapa e o aprovisionamento

Eu aponto mais nesse sentido. O meu receio é que aquilo, sendo um sistema integrado, tenha que ser totalmente substituído, caso se trate de um problema na memória. Marquei a intervenção para sexta-feira, vou aguardar para ver o que dá.

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Carlos Costa replied on 16 Jul 2019 15:46

Update relativamente à anomalia que reportei na passada semana.

Dois dias depois de ter surgido o problema com o sistema multimédia, eis que, do nada, o mesmo voltou a funcionar quase normalmente. Já fixava a imagem da câmara de marcha-atrás, aceitava todas as instruções, etc... tudo ok, excepto o bluetooth e a navegação. Menos mal, uma vez que a câmara e o rádio, para mim, são absolutamente indispensáveis! Sem as outras mariquices poderia continuar a viver normalmente.

Mesmo assim, como já havia agendado uma intervenção na Caetano Auto em Braga para sexta feira, decidi levar o carro para ser inspeccionado. Esteve lá todo o dia. Ainda pensei em desmontar aquilo em casa, mas tive receio de estragar qualquer coisa e ainda piorar a situação. Ao final do do dia ligam-me e informam-me que não conseguem identificar a origem do problema, e que a solução passaria por trocar o módulo do rádio ou da navegação. Quando fui buscar o carro era este o ponto da situação:

- hipótese nº1 - a ideia seria trocar o módulo do rádio (795 eur + IVA + MO, por uma peça recondicionada + devolver o meu rádio); caso o problema não ficasse resolvido eles aceitariam a peça de volta; 

- hipótese nº2 - descartada a hipótese anterior, seguíamos para a troca do módulo de navegação ( 750 eur + IVA + MO, por uma peça recondicionada + devolver o módulo original); caso o problema não ficasse resolvido eles aceitariam a peça de volta; 

- Hipótese nº3 - se as anteriores não resultassem, a solução passaria por montar um módulo integral original novo (tive medo de perguntar o preço Zip it!). Certo seria que, a dar ordem de reparação, teria que ir até ao fim de todo este processo e pagar o que fosse cobrado, evidentemente.

Portanto, agradeci, mas não dei ordem para reparar. 

Hoje, depois de umas arrumações na garagem, decidi desmontar aquela porcaria. Pensei no conselho do Paulo Lapa e quis verificar as fichas. Na pior das hipóteses ficava a conhecer a referência do equipamento, para eventualmente procurar um no ebay ou coisa do género. Devo dizer que o acesso às entranhas do MFD é uma brincadeira de criança.

Primeiro é preciso remover o porta luvas superior, o que é bastante fácil. Basta puxar com algum cuidado e a peça solta-se dos encaixes. Metade do carro fica logo desmontado!! Devil

Depois remove-se a grelha da ventilação que se situa acima do MFD, juntamente com a peça prateada onde se encontramos o botão da ignição, selector de marcha, etc... 

Por último, basta desapertar 4 parafusos, iguais ao da imagem em baixo, com uma chave de 10 mm e "sacar" o MFD. 

Assim que comecei a inspeccionar o equipamento verifiquei que dois conectores / fichas estavam desligados. Efectuei a ligação, mas nada aconteceu. Depois, desliguei e voltei a ligar todas a fichas, uma de cada vez. Quando ligo o carro...voilá, voltou tudo ao activo. Bluetooth, GPS, rádio, câmara, TUDO!!! Afinal parece não haver qualquer anomalia!!

Como devem ter percebido, fiquei muito contente, mas também algo revoltado. Não posso garantir, mas na oficina aquela malta nem sequer se deve ter dado ao trabalho de desmontar aquilo e começar pelo básico, com uma simples verificação das ligações. Partiram logo para a catástrofe, para a solução mais extrema. Vivemos na era do descartável, não há mesmo volta a dar! Numa próxima visita à oficina vou pedir para falar com o responsável da oficina e reportar a situação. É assim que se começa a perder a confiança, primeiro nos profissionais, depois na marca, que nada tem que ver com isto.

Resumindo, por agora está tudo normal, o Prius + está de volta a sua condição original, 100% funcional. Yes

Top 50 Contributor
Full Hybrid
031_Yaris_HSD
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Espetacular Carlos!

Resolveste isso como um mestre!

Quanto à oficina... mais do mesmo....

Page 39 of 40 (395 items) « First ... < Previous 36 37 38 39 40 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com