Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Painel Solar Térmico - o meu Diário de Bordo

rated by 0 users
This post has 68 Replies | 9 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
016_Prius_4G
tcap-support

O Sol é o nosso Petróleo

Nunca tive gás, e o meu problema é que um dos sistemas a partir das 14 h ferve a água e tive que tapar um dos painéis.

Já instalei dissipadores no circuito primário mas ainda não está resolvido, no circuito secundário também instalei dissipadores mas continua igual.

No inverno não liguei muito, mas agora que vem o verão tenho que chamar os técnicos.

Tenho 2 conjuntos de 300 Litros da Solar Hart  Australianos

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Mais um registo no DB do meu painel.

Julho - uma pequena fuga na válvula misturadora no circuito de água levou-me a substituír e aplicar uma válvula extra para fechar admissão fria, para poder baixar a temperatura mínima do depósito quando não há sol. Valor 100eur.

Outubro - revisão periódica e reparação. O glicol estava já sem pressão, devido a mau fucionamento do purgador do topo do painel [não aguentou o sol, tinha componentes em plástico, além de lhe faltar uma válvula]. O vaso de expansão do lado água estava danificado [pequeno demais para o serviço]...e até o  manómetro já media mal a pressão do lado do glicol. Se a empresa estivesse em laboração, teria sido resolvido em garantia...Sad  Valor 208euros.

Enfim, lá se foi o ganho de um ano e tal... Crying

Agora vamos para a altura do ano em que o "pulmão" dos 6m2 fará o seu melhor nas diversas nesgas de sol que apareçam.

Vou atualizar o gráfico e os balanços económicos mal possa.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
016_Prius_4G
tcap-support

Telmo Salgado:
O glicol estava já sem pressão, devido a mau fucionamento do purgador do topo do painel [não aguentou o sol, tinha componentes em plástico, além de lhe faltar uma válvula].

Plásticos normais ao Sol é para esquecer, o nível de Ultra Violetas destrói tudo.

Na empresa onde trabalho quando fabricamos componentes para aplicações no exterior só usamos matéria prima com proteção anti UV.

Quando tenho que usar algum plástico ao Sol, por precaução revisto com fita de Alumínio sempre que possível. A alternativa é o aço inox ou o tradicional latão fundido.

Infelizmente grande parte de empresas instaladoras desapareceram, e é um problema manter os sistemas funcionando usando as garantias.

Boa Sorte para o teu sistema.

Se puder ajudar em algo tens os meus contatos.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Obrigado, José, pelo teu cuidado

Cumpriram-se 4 anos desde que a instalação foi feita e a primeira reparação teve lugar, acho normal. Os defeitos de projeto exibiram-se e penso estarem a ser eliminados.

É como se a garantia tivesse acabado um ano antes e agora avariasse algo, uso este racional para me confortar. Sei cada vez mais de cada elemento constituinte do sistema, o seu funcionamento, e o preço. Aprendizagem, como eu gosto Wink

Abraço

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 4 Dec 2016 19:03

Atualização...

5 anos de vida cumpridos, sem avarias de monta nos últimos tempos.

Cálculo por estimativas e contador:

ganho em 5 anos, considerando todos os custos (manutenção tb) vs gás natural----> 320euros

É de facto um valor baixo, um benefício próximo de 2% de juros do investimento inicial (uma aplicação financeira fracota, claro) e que mostra quanto desnivelado está o preço do gás natural comparado com a eletricidade.

Pelas minhas contas, tenho apoiado com eletricidade somente 25% da energia consumida, o que é bastante razoável!

Do meu lado está a certeza de contribuir mais um pouco para o planeta e de dar a ganhar a quem trabalha na área (duas visitas de reparadores, o fabrico do painel) Wink

Um gráfico interessante por ganhos e consumos mensais de apoio

solar 2016.pdf

Top 500 Contributor
Pequeno citadino
000_Flint

25% da energia consumida já é bastante de facto. Qual é a área dele?

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

6m2, bastante bem orientados, mas na zona norte litoral do pais, chuvosa e nublada por natureza...

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Fecho das contas do 6º ano, um abaixamento do apoio necessário, dadas as condições climatéricas de pouca pluviosidade do ano ora cumprido. Foram consumidos 380kwh de apoio face à média de 430kwh anuais.

Estimativa de benefício/poupança até à data: 415euros.

Para breve terei nova ação de manutenção, dada uma pequena fuga de glicol que persistiu após a visita técnica, e cuja empresa fechou e não tive a reparação correspondente Sad

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Registo de manutenção no painel, a referida fuga fez perder pressão e nível no circuito, tentei aguentar mas não pude ir além do dia 7 de agosto (ontem), com cerca de 10 litros de glicol (5 de perda para repor) no sentido de diluir o fluido, já com uma idade de quase 7 anos.

130euros para uma outra empresa, agora sim, escolhida face a uma capacidade de resposta invejável, liguei num dia e vieram no seguinte Yes

Tenho de atualizar o balanço de 84 meses:

• Gastos com bombagem 61 euros
  • Gastos com manutenção 230 euros
  • Gastos com apoio elétrico 432 euros

(valores aproximados)

Consumo se fosse a GN - 1076 euros

Poupança/ganho estimado - 353 euros

Não parece ser um negócio assim tão brilhante, mas o aquecimento das águas é um assunto de sol direto, logo de claro benefício ambiental. Considerando as taxas de juro atuais, porém, o investimento de 2011 ainda sorri!

E claramente face ao anterior balanço, os números da poupança pioraram dado o custo da manutenção agora desenvolvida...que espero não exija nova intervenção por um bom prazo.

Page 7 of 7 (69 items) « First ... < Previous 3 4 5 6 7 | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com