Olá Bom Dia!
estou a pensar comprar um prius mas por vezes tenho certas duvidas e o vendedor nem sempre esta actualizado ou disponivel, por isso resolvi criar este "Post".
Penso que com a vossa ajuda será mais facil.
1ª- o CB disponibiliza a informação de autonomia disponivel no deposito em km's?
Caro Saraiva
O CB/MFD pode ser configurado pelo utilizador do Prius para informar sobre os consumos de combustivel em duas unidade de medida:
1- l/km (Litros por Kilometros) basicamente utilizada na Europa
ou
2 - mpg (milhas por galão) mais utilizado no USA, Uk, e Canada.
O MFD do Prius informa o condutor com os seguintes indicadores associados ao consumo de combustivel:
1- Consumo instantaneo.
2- Consumo médio.
3- Numero de Kilometros já percorridos.
O CB/MFD do Prius não dá nenhuma informação sobre autonomia.
Num carro com um unico motor (combustão interna) é facil fornecer uma previsão de autonomia com uma pequena margem de erro.
No Prius isto não acontece porque o mesmo pode deslocar-se exclusivamente com os motores electricos sendo deste modo praticamente impossivel fornecer a informação da autonomia de forma fiavel.
Devo relembra-lhe que o Prius/Lexus são os unicos automoveis com tecnologia hibrida existentes no mercado que tem a possibilidade de se moverem exclusivamente em modo electrico.
Ver o post "Recorde de consumo e autonomia por depósito".
Cumps.
A. Marques
desde já obrigado pela informação, mas por exemplo o Golf hybrid que irá ser lançado em final de 2009 deacordo com as fotos irá ter essa informação de autonomia no CB/MDF:
Peço lhe desculpa mas não posso comentar uma coisa (VW Golf hybrid) que desconheço.
mais duvidas:
ouvi dizer que o ruido do prius em acelaração é muito alta, é verdade?e depois da velocidade estabilizar esse ruido mantem ou desaparece?
kal o tipo de gasolina aconselhada 95/98 ou é indeferente?
Pelo contrário o Prius é muito silencioso, as pessoas na rua não se apercebem da aproximação do carro !....
Leia a informação existente neste site relativamente ao funcionamento do ICE, MG1 e MG2, assim como procure entende o funcionamento do PSD (Power Split Device).
Leia o post 'Condução economica (Pulse and Glide) e em seguida se estiver afim de comprar um Prius, vá fazer um test-drive.
Assim poderá você mesmo aferir e esclarecer esta e outras duvidas.
Cumps,
visto eu estar interessado em comprar um prius tenho um grande receio, que o modelo actual venha a ser substituido em breve,akguem tem uma ideia da data provavel para o novo prius?ja vi final 2008,meio do ano 2009, só em 2010 no japao e meio do ano de 2010 na europa,alguem me pode ajudar?
Nelson_Saraiva:desde já obrigado pela informação, mas por exemplo o Golf hybrid que irá ser lançado em final de 2009 deacordo com as fotos irá ter essa informação de autonomia no CB/MDF:
Isso só pode querer dizer que a possibilidade de assistência eléctrica não é grande coisa, ou os consumos seriam imprevisíveis para dar autonomias.
Nelson_Saraiva:ouvi dizer que o ruido do prius em acelaração é muito alta, é verdade?e depois da velocidade estabilizar esse ruido mantem ou desaparece?
É diferente, tudo depende do teu pé.
Num carro normal quando pisas o acelerador a fundo o motor não faz muito barulho simplesmente porque leva tempo a desenvolver.
Se tiveres num carro normal parado, com o carro desengatado, e acelerares a fundo o que é que acontece?
É algo muito parecido que acontece com o Prius em andamento, cabe-te a ti dosear o pedal de acelerador.
Se leres os artigos sobre o PSD para os quais o Arménio já te direccionou vais perceber como é que o Prius consegue fazer isto e quais as vantagens.
De qualquer forma sempre te digo que para a rotação que o motor tem a insonorização é bastante boa, e se nunca lhe "pisares o rabo" nunca dás pelo motor.
Nelson_Saraiva:ouvi dizer que o ruido do prius em acelaração é muito alta
Viva. Bem, os condutores do Prius é que estão muito mal habituados. O carro é muito silencioso. Se aceleramos prego a fundo, ouve-se o motor, que é coisa que já não estamos habituados e aí dizemos: "ehhh, que barulheira!". Mas a dita barulheira é comparavél a muitos carros a trabalhar ao ralenti.