Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Design da bateria do Leaf

rated by 0 users
This post has 19 Replies | 3 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support
João Prates Posted: 29 Jun 2013 11:46

Aqui deixo um artigo muito detalhado de um teste independente, muito ao estilo do que poderia ter sido feito pelo Prius-PT ou outras comunidades:

http://insideevs.com/all-the-results-from-the-largest-independent-test-of-nissan-leafs-with-lost-capacity-not-instrument-failure/

Quando os próprios donos dos Leaf provam que a bateria tem problemas, "algo vai mal no Reino da Dinamarca"...

A resposta da Nissan, para termos o contraditório:

http://insideevs.com/nissan-says-capacity-loss-issues-is-due-to-high-mileage-phoenix-cars-expected-to-retain-76/

O que mais me choca pessoalmente é que sabendo que têm um design problemático na refrigeração da bateria de tracção não introduziram um novo sistema no novo modelo de 2013. Em vez disso alteraram as condições de garantia para supostamente tranquilizar os donos.

À primeira vista poder-se-ia pensar "ah bom, se tiver problemas na bateria eles dão-me uma nova e já está, passo a vida a trocar de baterias à custa da burrice/teimosia da Nissan em não fazer um sistema de refrigeração decente".

Mas à segunda vista vê-se que de burros eles não têm nada, porque não prometem dar uma bateria nova, apenas prometem meter a bateria acima das 9 de 12 barras de capacidade antes de devolver o carro. Ora isto para mim era motivo suficiente para os mandar dar uma volta.

http://blog.caranddriver.com/nissan-to-extend-leaf-warranty-to-cover-battery-capacity-loss/

É sabido que perdem muito dinheiro a cada Leaf que vendem, e portanto de certa forma percebe-se que queiram manter essas perdas reduzidas ao mínimo evitando dispendiosos sistemas de refrigeração líquida activa. A estão é se os utilizadores estão dispostos a isso ou não.

Isto é um dono Toyota Prius a falar, o que aqui faz falta é a perspectiva de um dono Leaf...

Venham eles!

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support
João Prates replied on 5 Sep 2016 14:32

Encontrei entretanto outro artigo que achei muito caricato:

http://www.hybridcars.com/early-autumn-nissan-leaf-owner-texas-49026/

Resumo: Um lar com um Leaf e um Volt. Graças ao calor o marido que rola com o Leaf dá por si com uma autonomia no BEV igual ao RE da mulher que rola com um Volt.

E esta ehm?

Já o disse aqui antes e repito: Porque motivo a Nissan insiste em não cuidar das baterias com refrigeração activa é algo inexplicável.

Acho que no final se resume a estatística: O que poupam em utilizar um sistema de refrigeração a ar à temperatura ambiente paga as activações de garantias e custos com os poucos que em climas quentes se vão queixando.

E não esquecer, que tal como consta no contrato Nissan eles só se comprometem a substituir a bateria danificada por outra com pelo menos 70% da capacidade, i.e. o mais certo é o desgraçado que confiou na Nissan levar com outra bateria usada ou recondicionada, que garanta os 70%, até que perde a garantia e está por sua conta.

Lastimável.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Do que li a química das baterias de 30 kWh é diferente das baterias anteriores e supostamente menos sensível à questão da temperatura, mas só o tempo o dirá...

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 150 Contributor
Mild-Hybrid
013_Prius_3G

Informação muito útil

Em 2013 equacionei seriamente a compra de um leaf, (ainda bem que não o fiz), no meu caso meti de parte quando vi o relato de um cliente a queixar-se de perda significativa da capacidade de bateria, neste caso ele fazia 100km de autoestrada para cada lado para ir trabalhar carregando no trabalho para o regresso, ao fim de pouco tempo já tinha de parar a meio do caminho para carregar numa estação da autoestrada.

Outra coisa que não me fazia sentido era na opção de aluguer haverem preços diferentes consoante os km que se fazem, ora para mim isso é revelador de que as baterias são assim tão boas.

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Os modelos pós 2013 (chamado mk2) já terão uma química mais resistente a temperaturas elevadas. Creio que há no Porto um táxi Leaf mk2 com mais de 100000 km, tendo perdido a primeira barra após os 100000 km.

Entretanto a opção de aluguer de bateria já não está mais disponível no Leaf, desde hoje. 

Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
210_Renault_Fluence
Clube 1400 km
tcap-support

Telmo Salgado:

Ah, bom, então o Leaf e Outlander partilham a mesma tecnologia de arrefecimento, ar forçado, mas no Outlander é controlada a temperatura do ar que entra para o pack por um AC.

Geeked

Assim se fala em bom português. Stick out tongue

Não ficou claro se era sarcasmo Huh?

Alexandre Moleiro

Renaul Fluence ZE (2013) Renault Fluence ZE
(2013)
Consumo médio
Prius 2G (2005) Tesla Model 3
(2019)
Consumo médio
Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
Clube 1000 km
tcap-support

José Rosado:

Entretanto a opção de aluguer de bateria já não está mais disponível no Leaf, desde hoje. 

E o Leaf Visia 30kwh está a 26.015€ Surprise 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Penso que não ficaram dúvidas, o meu objetivo era clarificar. Wink

É muito raro eu fazer uso de sarcasmo, normalmente é humor simples que tento imprimir.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Con retoma de viatura Wink  No entanto o Visia não tem bomba de calor Sad

Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
210_Renault_Fluence
Clube 1400 km
tcap-support

Peço desculpa, posso estar a interpretar mal, mas para mim não ficou claro.

No Nissan Leaf o pack é hermético. A circulação de ar que possa haver dentro do pack (e não há quase espaço para isso) é por convecção. Não há qualquer sistema de ventilação.

Por isso não concordo que se fale em "ar forçado".

Alexandre Moleiro

Renaul Fluence ZE (2013) Renault Fluence ZE
(2013)
Consumo médio
Prius 2G (2005) Tesla Model 3
(2019)
Consumo médio
Page 1 of 2 (20 items) 1 2 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com