Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Honda Accord hybrid 2014 - promete consumos invejáveis

rated by 0 users
This post has 15 Replies | 3 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado Posted: 9 Oct 2013 16:54

Ao estrear uma tecnologia nova, os técnicos da Honda mergulharam nas profundezas dos motores térmicos para produzir efeitos práticos muito interessantes.

O novo Accord tem um 2.0 Atkinson, cujo pico de consumo específico é de somente 214g/kwh.

http://www.hybridcars.com/2014-honda-accord-hybrid-first-drive/

Além do motor com eficiência referencial (o 1.8 do Prius 3G atinge 220g/kwh, que sabemos estarem na gama 1200-2900rpm), a Honda usa um sistema de CVT Two-Motor Hybrid Intelligent Multi-Mode Drive (i-MMD) que permite um "lock up" da relação mais elevada, com naturalmente menos caminho eléctrico que a e-CVT da Toyota nesse modo. Faz também uso duma embraiagem para separar o motor termico e gerador do motor eléctrico final, essencial para o arranque desde parado e para as circunstâncias em que o MCI não seja útil.

O resultado pode ser teoricamente menos eficiente nas baixas velocidades, mas pode resultar melhor em velocidades mais elevadas sustentadas.

Cito do link acima:

Three Operating Modes

EV Drive Mode

The default upon startup is all-electric with the gas engine decoupled. It operates at a sedate pace, at lower speeds and when braking.

Hybrid Drive Mode

As speeds increase, or under harder acceleration, or simply when the battery needs to be recharged after its brief range, the electric motor and gas engine work as a pair.

In this mode, the front wheels are turned solely by the electric motor – acting, as mentioned, like a transmission.

At the same time the decoupled gas engine powers the generator motor, which in turn charges the battery. In turn again, the battery may supplement the propulsion motor as needed and as able.

Engine Drive Mode

At medium to highway speeds, this mode sees the lock-up clutch connect the generator motor (always linked to the engine) and the electric drive motor to send power directly from the engine to the front wheels. This is gas-only mode, and here that “world’s most efficient mass produced gasoline internal combustion engine” propels the car while maintaining battery charge.

Fontes interessantes para explorar:

http://www.autonews.com/article/20130930/OEM06/309309954/how-the-honda-accords-innovative-hybrid-system-works#axzz2hExGJv6G

http://www.caranddriver.com/features/explaining-the-honda-accords-shrewdly-designed-new-hybrid-system-tech-dept

 

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

a ver vamos... é mais uma embraiagem para dar raia...

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
110_CT200h
tcap-support

Dois artigos muito interessantes. 

Resta saber se este Accord será comercializado na Europa.

De resto, será que aquela embraiagem vai ser fiável ?

Lexus CT200h

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Teoricamente, o facto de estar banhada em óleo vai obrigar a uma mudança periódica do fluido.

Na prática, sabemos que têm sempre indicação de "lifetime fluid", que é errado (até a Lexus embarca nesta estratégia nos seus fumarentos de cx.auto).

Sabemos também que caixas com operação semelhante (embraiagem pilotada) são algo bruscas e necessitam dum bom software.

Mas lá para o reino da Honda...hmm....Desconfio que o resultado deva mesmo ser muito bom, e não vão querer defeitos na concepção, operação e manutenção!

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Atenção que o link Car and Driver tem uma implícita gralha: the Honda Accord is the only hybrid without a transmission.

O PSD não é muito diferente da "caixa" do Honda, pois as engrenagens são fixas. Aliás, até prescinde da embraiagem...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
110_CT200h
tcap-support

Atenção que a embraiagem só é acionada em velocidades mais elevadas, no modo que trabalha apenas com o ICE, na típica condução em estrada/auto-estrada. Nos outros modos funciona o motor elétrico, ora abastecido pela bateria no arranque e em velocidades baixas, ora pelo ICE/gerador em velocidades médias. 

Estes dois modos elétricos, serão muito mais usados.

Foi isto que percebi dos artigos.

Lexus CT200h

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

http://www.motortrend.com/roadtests/alternative/1310_2014_honda_accord_hybrid_touring_first_test/?

No total da viagem de quase 3000km em quatro secções distinas, pouco mais de 5,5 aos cem.

Não está nada mal para um sedan de 200cv Big Smile, mas faltaria fazer o "lado a lado" com o concorrente Camry hybrid...O próprio Lexus IS300h reclama para si 6 litros em condições semelhantes ou piores (AE europeias permitem maiores velocidades médias)...

Este artigo descreve o modo de funcionamento da caixa. Há quem afirme a pés juntos que não é uma caixa. Eu discordo de forma veemente!

Fica este apontamento que ilustra o reconhecido bom trabalho da Honda neste modelo e sistema, e que deverá ter algum eco por representar uma evolução do anterior sistema (e modelo Accord hybrid que foi suspendido por um par de anos). Yes

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

http://europe.autonews.com/article/20150123/ANE/150129887/honda-axes-accord-in-europe

A machachada final nos interesses que poderíamos ter em conviver com este Accord Hybrid... Sad

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
110_CT200h
tcap-support

Telmo, também já tinha sido publicada uma notícia no Autohoje online há dias atrás.

Como anterior proprietário de um Accord, é uma decisão que lamento, embora compreenda porque a Honda tem o CR-V que até é mais barato e parece que as vendas do Accord eram baixas.

Pena que já não teremos por cá essa versão híbrida...

Lexus CT200h

Page 1 of 2 (16 items) 1 2 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com
Powered by Community Server (Non-Commercial Edition), by Telligent Systems