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Os princípios e os fundamentos da escolha pelo caminho Hidrogénio

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Afonso Henriques:
Para mim "carga rápida" é 1 minuto de carga por cada 100 kms de autonomia.... até aceitava 2 minutos....  mas nunca 5 minutos para cada 100 kms.

Se queremos uma alternativa credível aos fumarentos, não pudemos retroceder nas vantagens destes....   é aqui que entra o hidrogênio. Como aliás é do conhecimento dos grandes construtores como a Toyota, Mercedes, Hyundai, etc.

Talvez não estejas a par de que na realidade, encher um reservatório de hidrogénio em 3 minutos é publicidade enganosa.

Na realidade o tempo de enchimento anda mais pelos 10 minutos.

http://gas2.org/2015/05/15/feedback-hyundai-tucson-fcev-owners/

http://www.caranddriver.com/features/pump-it-up-we-refuel-a-hydrogen-fuel-cell-vehicle-the-half-hour-fill-up-page-2

690 bar de pressão não é para todos!

Alexandre Moleiro

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Talvez seja uma questão de perspectiva, mas em relação ao "poder abastecer num estação fora de casa", que tradicionalmente se considera uma vantagem, pessoalmente vejo isso como uma desvantagem.

Nada como o conforto de carregar em casa.

Ok, podem dizer que quem vive em locais sem garagem dificilmente carregará um eléctrico em casa, mas isso, para mim, é não ter em conta que no futuro muito do carregamento será feito sem fios, podendo existir muitos locais de estacionamento públicos com carregador.

Sob essa perspectiva não creio que o H2 venha a ser algo que se "carrega em casa".

Alexandre Moleiro

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Alexandre Moleiro:

Afonso Henriques:
Para mim "carga rápida" é 1 minuto de carga por cada 100 kms de autonomia.... até aceitava 2 minutos....  mas nunca 5 minutos para cada 100 kms.

Se queremos uma alternativa credível aos fumarentos, não pudemos retroceder nas vantagens destes....   é aqui que entra o hidrogênio. Como aliás é do conhecimento dos grandes construtores como a Toyota, Mercedes, Hyundai, etc.

Talvez não estejas a par de que na realidade, encher um reservatório de hidrogénio em 3 minutos é publicidade enganosa.

Na realidade o tempo de enchimento anda mais pelos 10 minutos.

http://gas2.org/2015/05/15/feedback-hyundai-tucson-fcev-owners/

http://www.caranddriver.com/features/pump-it-up-we-refuel-a-hydrogen-fuel-cell-vehicle-the-half-hour-fill-up-page-2

690 bar de pressão não é para todos!

Atenção que eu disse: 1 minuto por 100kms....   ou 2 minutos no maximo. Para um deposito de 500kms é aceitavel 10 minutos.

Fiz a ontem um abastecimento da minha C8 na BP e cronometrei: 74 litros em 1 minuto e 55 segundos.

o que dá: 38,61 litros por minuto. Como o carro gasta 9 litros, dá  14 segundos por cada 100 kms

Se fosse o prius, contanto que o debito da bomba de gasolina é igual daria apenas 8 segundos por 100 kms.

O H2 será sempre mais, como acontece com o GPL, mas...

 

 

 

Toyota Prius 2G   Spritmonitor.de

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Incluíste o tempo que estiveste à espera da tua vez e o tempo que demoraste para pagar, ou nem por isso? Devil

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Bom dia,

Para quem tem formação em gestão, coloco uma questão, mas pelo que pude ler posso ter ideia da resposta.

 Um dos argumentos que o H2 pode ter sobre os EV's é a "imortalidade" do armazenamento do carro, certo?

Ou seja, enquanto nos EV's existe o "efeito de memória" e a bateria vai perdendo eficiencia, nos tanques de H2 isso não acontece, certo?

 O peso de um tanque de H2 deve ser tido em conta quando cheio? Como é o caso dos combustiveis fosseis?

Bruno R. Almeida

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Corrijam-me se estou errado, mas de forma nenhuma. Não são tanques a questão. É a pilha de combustível que não vai durar para sempre, e segundo alguns posts aqui, nem pouco mais ou menos.

O H2 vai alimentar a pilha de combustível (que é uma pilha primária, produz electricidade) mas a pilha tem outros componentes. Pode ser uma série de placas paralelas que vão formar os ânodos e cátodos separados por electrólito. Tudo isso vai se estragar.

É preciso ter em conta que a bateria de iões de lítio em princípio duraria para sempre. O seu ciclo é interminável. Infelizmente, os materiais no ânodo e cátodo vão se estragando, os iões vão ficando presos e a capacidade diminui.

EDIT: ahem, mais concretamente, precipitam-se sólidos no ânodo que obstroem a interacção dos iões de lítio com a grafite do ânodo. Além disso, podem formar-se placas de lítio sólido na superfície do ânodo, talvez no caso de carregamentos demasiado rápidos.

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As baterias de lítio não sofrem do efeito de memória, felizmente. Senão não poderíamos fazer cargas parciais. Na realidade, no Li-Ion as cargas parciais são recomendáveis.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

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Os tanques de H2 têm uma validade de 10 anos, ao que tenho lido, por motivos de segurança, porque é um equipamento sob-pressão.

O peso do tanque de H2 em cheio é pouco importante, porque o hidrogénio mantém-se no estado gasoso, com uma densidade ainda baixa (a 700bar é cerca de 40kg/m3, ou seja 40g/litro)

http://hydrogen.pnl.gov/hydrogen-data/hydrogen-density-different-temperatures-and-pressures

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

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Uma questão, sobre a qual gostava de ter dados reais, é qual a quantidade de perda diária de hidrogénio nos tanques e tubos utilizados nos actuais veículos FCV.

As moléculas de H2 são tão pequenas que um tanque feito de metal com 1cm de grossura perderia todo o hidrogénio em 1 mês.

Nos veículos actuais foram tomadas medidas para reduzir as perdas mas elas existem.

Arrisco-me a prever que entre um BEV e um FCV estacionados durante muito tempo o FCV fica sem "sumo" mais depressa.

Alexandre Moleiro

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Miguel Ramos:
talvez no caso de carregamentos demasiado rápidos.

Ora ai está outra questão que na vertente de gestão coloca outras questões não tão tecnicas.

Lembro-me de ler no passado que o carregamento da moto EV do João Prates, era feita até determinada amperagem por forma a conseguir um rácio "ideal" entre tempo de carregamento/preservação das baterias/carga maxima/longividade das baterias.

Se estamos a falar em cargas rápidas, supe carregadores, etc, não estaremos a partida a condenar a longividade das baterias/veiculo?

Ou tendo em conta que esses carregamentos ocorreram com tão pouca frequencia nas maiores deslocações que terá uma influencia marginal na vida util das mesmas?

Isto tudo partindo do principio de que quem tem um BEV faz deslocações mais curtas (30-50km/dia) durante a utilização regular do veiculo e só nas férias e outras ocasiões fará grande quantidade de km de uam só vez.

Bruno R. Almeida

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