Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Os princípios e os fundamentos da escolha pelo caminho Hidrogénio

rated by 0 users
This post has 190 Replies | 12 Followers

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
tcap-support
William Esteves replied on 29 Jul 2018 22:05

Desculpem colocar ao de cima um tópico tão antigo, porém, após uma breve pesquisa pareceu indicado para esta partilha:

 

Tirando a referência do rendimento dos MCI, adorei os cálculos! Wink

1999 Avensis T22 (3S-FE)

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 29 Jul 2018 23:32

Eu gostei, mas... Quando uma pessoa defende uma posição, tem de usar os números que lhe são menos favoráveis, senão vai parecer que existe um viés.

A dado ponto diz que a eficiência de uma bateria é de 99%. Não é, a eficiência coulômbica são 99% (os Ah guardados podem todos sair, desde que de forma ordeira). A eficiência energética não é de 99%, é mais baixa. Senão, era óptimo. Podíamos carregar à vontade e andar à vontade que as nossas baterias não aqueceriam.

Depois, vai muito bem falando de outros processos de produção de hidrogénio mais eficientes que a electrólise. Porém, quando faz o gráfico da comparação final, mais expressivo, é com a electrólise. Vá, que é verdade que a maior fatia das perdas está ainda na própria fuel cell.

E ainda podemos dizer que ainda está envolvido um armazenamento em bateria também, a electricidade não vai directo da pilha de combustível para o inversor. No Mirai, penso até que é de NiMH... eficiência de 70%.

Falta muito...

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Mais uma entrevista com um responsável da Toyota...e vemos que esperam preços cada vez menos inatingíveis para os FCV...

http://www.thedrive.com/tech/26050/exclusive-toyota-hydrogen-boss-explains-how-fuel-cells-can-achieve-corolla-costs

Pessoalmente vejo a coisa sempre do lado da sustentabilidade, e ele tem razão quando acha que não lutam contra os BEV mas sim para se posicionarem como parte integrante da sustentabilidade. Por outro lado, não refere como o hidrogénio é obtido.

Uma peça interessante.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
tcap-support

Têm a célula de combustível mais acessível do mercado e a Hyundai lançou o Nexo com maior autonomia, potência por um preço inferior?

Aqui está algo com pouco nexo... Smile

Dito isto, caso o consigam por preço abaixo de um Corolla é uma excelente proposta! E bastante inteligente usarem o gás comprimido ao invés do liquido, que com falta de fontes de calor para realizar uma rápida expansão do mesmo (liquido-gasoso) para uso na célula iria ser complicado...

E também que se diga, tem de ser significativamente mais barato que um BEV para se justificar face ao mesmo, caso o preço do H2 não desça (na Noruega penso ter um custo por km semelhante ao gasóleo).

Nos transportes pesados é que faz todo o sentido, onde a maior capacidade de carga resulta em maior retorno, sem necessitar de "ajudas" na legislação para permitir mais 1 tonelada de carga para veículos com mais de 3 eixos para compensar a perda de carga inerente ao uso de "energias alternativas".

1999 Avensis T22 (3S-FE)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 23 Jan 2019 16:36

Nexo na Alemanha 69mil eur - início de venda em 2018

https://www.hyundai.de/Modelle/NEXO.html

156 litros de depósito

 

Mirai na Alemanha 78600eur - início de venda no JP em 2015, na Alemanha em 2016

https://www.toyota.de/automobile/mirai/index.json

122 litros de depósito

 

A autonomia é referente à capacidade do depósito...

E...o preço de venda reflete a juventude dos projetos. Um provável refrescamento do Mirai pode trazer revisão em baixa do seu PVP, quem sabe?...

E...A viatura não é só a célula de combustível... (potência difere pouco)...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
tcap-support
William Esteves replied on 24 Jan 2019 10:01

Estamos a falar de 10.000€ de diferença, para um SUV que é tipicamente mais caro...

Caso consiga acompanhar, quem o adquiriu a este preço irá criar bastante atrito comercial... É sem duvida um projeto a seguir, principalmente o acordo na América do Norte para pesados de mercadorias e aqui em Portugal para pesados de passageiros.

1999 Avensis T22 (3S-FE)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 22 May 2019 10:54

Entretanto, do lado da produção, alguma evolução de como obter o hidrogénio a partir dos recursos.

Com esta tecnologia a água do mar não requer tratamento para ser hidrolisada: 

https://www2.greencarreports.com/news/1122335_seawater-could-bring-breakthrough-for-hydrogen-cars

According to a March report in the Proceedings of the National Academy of Sciences, scientists at Stanford developed a new catalyst that incorporates carbonate and sulfate molecules into the iron-nickel coating on the nickel anode. The carbonate and sulfate molecules have a high negative charge that prevents the salt from penetrating the coating and corroding the anode.

In lab tests, the electrolyzer with the coating was able to run for more than 40 days, even with three times the salt concentration of seawater.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
tcap-support
William Esteves replied on 11 Jun 2019 19:02

E nos últimos dias o hidrogénio teve uma péssima publicidade... A explosão de um posto na Noruega com feridos a registar! 

https://electrek.co/2019/06/11/hydrogen-station-explodes-toyota-halts-sales-fuel-cell-cars/

A Toyota e a Hyundai suspenderam vendas dos FCEVs...

1999 Avensis T22 (3S-FE)

Top 75 Contributor
Full Hybrid
022_Auris_HSD_2G
Nuno Cardoso replied on 12 Jun 2019 8:56

Concordo é uma péssima notícia para o hidrogénio. Mas também ou por não ter andado tão atento, parece-me a primeira péssima notícia para o hidrogénio.

É uma pena que toda a rede seja afetada e creio ser este o motivo para a Toyota e a Hyundai suspenderem as vendas (falta de combustível), não me acredito que seja por algum problema na tecnologia ou nos carros.

Ao contrário dos elétricos puros cujas noticias de incendio têm acontecido mais frequentemente, sobretudo na Tesla provavelmente por ter uma maior expressão de mercado. O lítio das baterias não é nada inócuo, o contacto com água ou com o ar causa reações violentas. Além disso parece-me que nestes últimos 2/3 anos tenho visto cada vez mais carros a gasóleo a arderem nas nossas auto estradas.

Mais uma vez concordo que é uma péssima notícia, mas não deve ser uma notícia para esmorecer este tipo de tecnologia, se assim for temos mais uma vez dois pesos e duas medidas.

Toyota Auris HSD 2017 Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
Clube 1100 km
tcap-support
Pedro B Luís replied on 12 Jun 2019 10:05

O próprio artigo que citaram diz que as vendas foram suspensas somente na Noruega.

Sempre a 'postar' para partilhar...
e a ler para aprender!
 
Pedro B Luís
Page 19 of 20 (191 items) « First ... < Previous 16 17 18 19 20 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com
Powered by Community Server (Non-Commercial Edition), by Telligent Systems