Na passada sexta-feira o meu Prius fez uma que nunca tinha feito. Ou, se tinha, eu nunca tinha dado por isso.O dia não estava muito quente (20º), e eu tinha acabado de sair da A2, que fiz a uma média de 130km/h.De repente, começo a ouvir um "Sssccchhhhhhhh!" vindo de trás. A principio pensei que fosse uma janela mal fechada, ou um ruído exterior, mas quando voltei a cabeça para trás consegui perceber que o ruído vinha da entrada de ar para a bateria, localizada no banco de trás, junto à porta do lado direito. Estava a ventilar! Estava sozinho, e não tive hipotese de encostar e ir lá atrás, só para encostar a mão e verificar o volume de ar que aquilo sugava.O ruído é semelhante ao que se ouve quando o AC está a ventilar no máximo, ou seja, ouve-se bem.Como nunca tinha ouvido tal, achei estranho, e resolvi abrir a janela de trás daquele lado para facilitar o arrefecimento. Durou uns 5, 7 minutos até que se calou.Um bocado depois estacionei o carro, que tece que ficar ao sol, e só voltei ao Prius passados uns 45 minutos.Arranquei, e segundos depois voltou o "Sssccchhhhhhhh!" que se manteve por outros 5, 7 minutos até se calar. Não o voltei a ouvir mais.Possivelmente aquilo até já terá acontecido antes, porque se se for com o rádio um bocado alto é fácil de não dar por aquilo. Ou então terá sido mesmo a primeira vez que se ligou...
Já alguém passou por isto?
Acho muito estranho.
Pelo que tenho ouvido dizer essa ventilação mal se ouve, mas confesso que nunca dei pela minha a trabalhar.
Não seria outra coisa qualquer?
Em todo o caso eu tinha parado para apreciar o momento e abrir o porão para ver e ouvir melhor.
Então quando aconteceu pela 2ª vez... eu parava logo para ver isso.
A minha vontade foi parar, mas estava numa estrada que nem berma tinha.
De qualquer maneira não voltou a fazer, e depois disto acontecer, li no manual que é possivel ouvir-se ventilação vindo daquela entrada.
OK, ficamos a saber, assim se me acontecer o mesmo já não me assusto
Afinal, o ar entra ou sai da grelha? A teoria acho que é: Ocupantes com temperatura confortável, bateria também, portanto acho que aquilo "suga" ar do habitáculo, não?
HelderFerreira:A teoria acho que é: Ocupantes com temperatura confortável, bateria também, portanto acho que aquilo "suga" ar do habitáculo, não?
A teoria acho que é: Ocupantes com temperatura confortável, bateria também, portanto acho que aquilo "suga" ar do habitáculo, não?
Achas bem, é isso mesmo.
A temperatura óptima para a bateria é muito semelhante à nossa temperatura óptima, por isso eles retiram o ar do habitáculo para dentro da zona da bateria.
Quando ela precisa de refrigerar é porque está muito quente, por mais abafado que esteja dentro do habitáculo é sempre melhor do que o que a bateria tem.
Existem uns flaps, umas barbatanas atrás por dentro do pára-choques que são muito leves e abrem por pressão atmosférica que deixam o ar sair.
Se tirares o forro todo do interior da mala também as vês por dentro. Portanto o ar entra do habitáculo pela grelha e sai por detrás do pára-choques para a rua.
Eu também nunca dei por essa ventilação.
A verdade é que no livrinho pedem especificamente para não se tapar com algum tipo de bagagem essa grelha, pelo que fartá falta para uma eventual ventilação.
Mas, bem, tecnologia nipónica, há que ter confiança!!
Eu já a ouvi algumas vezes (mas é muito raro). Mas não me lembro em que situação concreta - se estava muito calor, se tinha feito uma viagem longa, se tinha esforçado mais o motor).
Mas como estava devidamente informado que poderia acontecer, nunca me preocupei.
Olá a todos
já me aconteceu 2 vezes , por um curto espaço de tempo , poucos minutos, mas também sem razão aparente, a nível de temperaturas exteriores ou interiores , possivelmente devido a carga ou descarga rápida da bateria , mas já não consigo precisar a situação.
A primeira vez também fiquei admirado , pelo barulho de sucção, aquilo 'chupa' mesmo e dá razão às instruções de não obstrução , do manual.
Fiquei a saber que o meu também tem e trabalha quando é preciso.. :-)
Cumpts, JS
Olá pessoal, bom.. faço aki a minha apresentação.
Sou novo nisto, e tenho o meu lindo prius com 14700km proximo dia 5 vou a revisao dele:)
A primeira claro :)
Quanto a essa questão asseguro-vos que o meu Prius, tb faz esse barulho da ventilação das baterias. Ainda n sei o que é, mas quando for a revisao irei perguntar.
Luis Pinto