Há duas noites esqueci-me das luzes do Prius ligadas. O apito não terá sido suficiente para me alertar para tal. Ontem ao fim da tarde peguei no carro para ir a um jantar e o que é que aconteceu? Nada.
Num outro carro qualquer seria motivo para ter que cravar a um vizinho ajuda para pegar, arranjar cabos para ligar baterias e chegar tarde ao jantar. Mas é um Prius. Imune a essas coisas.
É bom saber, mas o melhor é ouvir os alarmes, senão um dia destes andas mesmo à procura do tal vizinho...
Imune ...mas não a tudo....
Numa situação dessas será melhor chamar a assistência Toyota, nunca usar cabos para ligar a outra bateria.
Até porque isso não iria resolver nada.
malsilva:Numa situação dessas será melhor chamar a assistência Toyota, nunca usar cabos para ligar a outra bateria. Até porque isso não iria resolver nada.
Olá a todos.
Nada mais errado Manuel, o Prius pega com ajuda de outra bateria tal qual outro carro qualquer
Estávamos lixados se assim não fosse
O Brazão teve foi sorte, porque a bateria de 12v aguentou-se à bomboca, mas podias perfeitamente ter esgotado a dita cuja.
O Prius utiliza a bateria híbrida para "pegar", ou seja, é a bateria híbrida que coloca em movimento o MG2 para mover o carro e que utiliza o MG1 como motor de arranque para iniciar o MCI quando chega a altura para o fazer. Até aqui tudo bem, não dependemos da bateria de 12v... ou será que dependemos...
A questão é que muito antes de a bateria híbrida dar corrente ao MG2, uma coisa elementar e básica tem de acontecer: as centralinas todas do Prius têm de ser alimentadas, tal como num PC, o Prius tem de fazer "boot"
Acontece que todas as centralinas do Prius são alimentadas pela bateria de 12v, por isso por muitos kWh que a bateria híbrida tenha, se não tiverem a bateria de 12v com carga... chapéu... o Prius não liga.
É ainda mais irónico porque a bateria de 200v é responsável por alimentar a de 12v e por a manter com carga, por isso supostamente havendo carga na bateria híbrida a bateria normal de 12v devia ter carga... mas não tem.
Isto porque enquanto o Prius não faz start-up e as centralinas não "vêm acima", a centralina do HSD não dá ordem à centralina da bateria híbrida para baixar as seguranças.
A bateria híbrida tem um sistema de segurança que corta fisicamente por relés todos os contactos com o resto do carro quando este é desligado. Alguns daqueles clicks que se houvem quando se liga o carro e quando se desliga vêm dessas seguranças a serem desligadas ou ligadas, consoante o caso.
Resumindo: sem bateria de 12v para alimentar os computadores do Prius este não inicia, e como conseguência não fecha o circuito entre a bateria híbrida e a bateria de 12v e o carro não vai a lado nenhum.
Arranjem o vosso vizinho mais simpático e ponham o carro dele ao lado do Prius. Cabos de bateria como se de um carro normal se tratasse. Ligar à frente do Prius dentro da caixa de fusíveis têm o terminal positivo (+) debaixo de uma protecção vermelha. O terminal negativo é qualquer parafuso na carroceria do carro.
Com a bateria dele ligada desta forma ao Prius, pressionar o botão de START e já está. Assim que o painel se acender e ouvirem o bip-bip do costume, podem desligar os cabos, a bateria de 12v a partir daí vai ser carregada pela bateria híbrida.
Ora aí está a (uma) explicação para aqueles barulhinhos simpáticos (e, para mim, até agora misteriosos) que se ouvem algum tempo depois de desligarmos o carro. Para mim, era apenas mais uma prova de inteligência do bicharoco.
Bem, mas tenho que dizer, isto é que é perceber da 'poda'.
HelderFerreira:Os meus médios ou máximos desligam automaticamente quando desligo o carro.
Sim desligam. O que acontece aqui é que a carga que me sobrou não dava, certamente para um motor de arranque. Mas no caso do Prius, apenas precisa de carga suficiente para ligar a electrónica.
Não sei de cor quantos Ah são, mas penso que há em 2 capacidades diferentes, consoante tenhas o High-Pack ou não, por causa do GPS.
De qualquer forma a capacidade é pequena, precisamente porque está sempre a ser mimada pela "big brother" e não tem grande trabalho.
jbrazao:Mas no caso do Prius, apenas precisa de carga suficiente para ligar a electrónica.
Mas no caso do Prius, apenas precisa de carga suficiente para ligar a electrónica.
Yah, é verdade, mas as centralinas todas ainda comem para cima de 300W... por algum motivo a bateria híbrida vai esvaziando sozinha quando estamos parados muito tempo sem andar... é a gulosa da bateria auxiliar de 12v a drenar a irmã aos poucos para alimentar as 9 centralinas e acessórios que estejam ligados.
Justamente por ser a bateria de 200 a alimentar a de 12, é que eu prefiro chamar a assistência Toyota, se eventualmente me acontecer uma situação dessas.
Provavelmente não há qualquer perigo.
Também há quem defenda que nunca se deve fazer encosto de baterias, mas sim fazer a substituição por uma carregada.
Entretanto, apaguem as luzes.