Engraçado...ele não parece ter abordagem académica/científica de alguns assuntos...como a posição B da alavanca, e o modo Eco/Normal/Sport nomeadamente no ele diz de "relação de transmissão"... enfim, um chorrilho ora de críticas ora de falta de conhecimento de quem não tem a curiosidade típica do engenheiro. Eu não apostaria nisso.
O Sandro Mêda sim...mas já não faz ensaios há algum tempo.
Branca de Neve só 30% são minha autoria...
Planeta:
Fico tentado em trocar o Yaris...
Tenho que estar atento ao SprintMonitor para ver se a alma do Prius 4G é suficiente para o C-HR. Do que vi é 5Kg mais pesado que o Prius, aqui penso que não vem mal ao mundo pois isso está dentro da variação de condutor para condutor, mas a aerodinâmica quando comparada com o Prius é muito menos eficiente.
Vi apenas um quando fui buscar o Yaris à revisão e o carro surpreendeu-me bastante especialmente no interior. Mesmo o ecrã que parece fora do lugar à primeira vista, mas quando nos sentamos no carro, fica no sitio certo. É pena não haver opção de tecto panorâmico, especialmente para dar luz aos lugares traseiros, mas admito que ia aumentar o peso do carro.
O que mais me surpreendeu foi mesmo o interior nos lugares da frente, design fantástico. Especialmente com os estofos da versão Exclusive. Apenas falta o travão de mão à moda antiga. Um gajo às vezes quer fazer um pião e não pode :( LoL
Passando pelo configurador, penso que peca pela pouca disponibilidade de cores disponíveis e a pintura bi-cor apenas estar disponível com o pack style. Pack style que não está disponível na versão Exlusive...
Toyota Yaris HSD
Toyota Auris HSD
Mais uma review que deixo a vossa consideração:
http://www.motor24.pt/ensaios/toyota-c-hr-aposta-na-irreverencia/
Remember that while it is perfectly acceptable to criticize the content of a post - criticizing the poster is not.Mean spirited, nasty, snide, sarcastic, hateful, and rude individuals don't warrant or deserve my acknowledgement or respect.
Pois é o costume.... não vou bater mais no ceguinho, mas já é costume quem escreve estes artigos criticar o sistema híbrido.
Falam como se andássemos todos em competição nas estradas... embora para muita gente isso seja uma verdade. Como se fossemos todos putos aceleras... sinceramente irrita-me um bocado estas apresentações, muitas vezes de carritos da treta musculados.
Isto é forma de apresentar um carro de estrada?
"O pequeno motor é um regalo a subir de rotações, entregando a potência muito cedo e a caixa de velocidades dá a uma ajuda preciosa na altura de atirar o carro para as curvas, como pudemos verificar no sinuoso traçado que fizemos nos arredores da capital espanhola. E, pressionando um botão à esquerda do volante, ativamos a função iMT, que simula a manobra ponta-tacão, mantendo as rotações elevadas durante alguns instantes."
Enquanto para o híbrido diz isto:
"Mas a caixa de velocidades, que utiliza um sistema de variação contínua, corta todas as veleidades ao C-HR de se comportar como o desportivo que parece ser. Na prática, o condutor não tem qualquer controlo sobre a caixa e o modo Sport, que só pode ser selecionado no computador de bordo através do comando no volante, não ajuda muito. Umas patilhas no volante e um toque no software para simular as passagens de caixa atenuavam o problema."
De qualquer forma, num programa de TV desta semana um jornalista disse que nas pré-vendas previa-se já uns 90% de híbridos. Parece que as pessoas estão realmente a perceber as vantagens.
Em alguns países como em Espanha, julgo que a versão apenas a gasolina nem está à venda, pois não aparece no site. E julgo que cá em Portugal também não havia necessidade.
Noutro tópico já disse que na minha opinião a Toyota devia acreditar mais no HSD e nem sequer produzir uma versão não híbrida.
Hà duas semanas atrás a quando da substituição da bateria de 12 V de um dos Prius entregaram-me a chave de um C-HR para um teste-drive.
Estive 5 minutos para localizar todos os comandos, que é um misto de Yaris Hsd e um 3 G. Não tem nada que ver com os displays do 4G.
Arranquei e segui viagem sem acompanhante, a condução é muito agradável pois usa o motor do 4G mas notei logo que a programação da centralina não é a mesma.
Conduzir em modo elétrico é muito difícil tem pouco a ver com o 4G, é mais vocacionado para uma condução mais agressiva, sai um pouco do espirito (condução Prius ).
O MCI está sempre presente e conduzir a 116 Km em modo EV é impossível.
Os consumos serão também bastante superiores ao 4G.
Os acabamentos são muito bons, a consola central é linda e muito prática, onde inclui o travão de mão elétrico através de um Botão (acho que vou comprar uma consola daquelas e acabar com o (sanitário do 4G).
A zona traseira é claustrofóbica, se transportarem miúdos não ver nada do exterior, a Bagageira é generosa.
Na minha opinião é um carro para Jovens sem filhos.
José Magalhães: Arranquei e segui viagem sem acompanhante, a condução é muito agradável pois usa o motor do 4G mas notei logo que a programação da centralina não é a mesma. Conduzir em modo elétrico é muito difícil tem pouco a ver com o 4G, é mais vocacionado para uma condução mais agressiva, sai um pouco do espirito (condução Prius ). O MCI está sempre presente e conduzir a 116 Km em modo EV é impossível. Os consumos serão também bastante superiores ao 4G.
Li uma crítica em que referiram isto mesmo que o José acabou de referir:
" Power comes from the same 120bhp 1.8-litre petrol-electric hybrid unit and CVT transmission as the Prius, but unfortunately the set-up isn’t as well integrated here. Where the Prius combines CVT gearbox and electric motor to deliver smooth and effortless acceleration, the C-HR seems to rely heavily on its internal combustion engine. Even gentle applications of the throttle send the engine’s revs soaring."
http://www.autoexpress.co.uk/toyota/c-hr/97695/new-toyota-c-hr-hybrid-2016-review
Basicamente a Toyota quis fazer o C-HR com um comportamento mais "desportivo" à custa de chamar mais o MCI....
Parece que o CH-R também terá uma versão PHV:
110672 toyota c hr tera versao hibrida plug in
Lexus CT200h
Acho que não passa de rumores, porque se sim é verdade que a Toyota prevê mais modelos plug-in...também me parece complicada a tarefa de caber no C-HR um sistema que corta 150litros de mala e um lugar central do Prius 4G...
Pedro Pinto: Basicamente a Toyota quis fazer o C-HR com um comportamento mais "desportivo" à custa de chamar mais o MCI....
Que pena... e não tem os botoes de ECO / (normal) / POWER para atenuar esse comportamento?
- Auris 1.8 HSD (2011)
Foi nisso que pensei, o comportamento descrito é exatamente o do botão PWR que existe no meu auris e imagino que no prius 3G
Auris HSD GPL
Prius+ GPL