O Leaf tem circulado essencialmente em pequenos circuitos citadinos pelo que tem feito poucos km, conta com 9.200 apenas. O SOH está nos 86% (88% quando foi comprado).
Venho tirar o pó ao DB para reportar a maior viagem realizada até hoje: Coimbra-Alcobaça-Coimbra (200 km). Sendo preciso realizar uma deslocação de serviço, cismei que ia levar o Leaf e assim foi. Aqui vai o descritivo.
1.º troço: Coimbra-área de serviço de Pombal da A1. Saida com o SOC a 95% e 18,5 kWh disponíveis de acordo com o Leaf Spy. Chegada ao fim de 27 km, com o SOC acima dos 70% e 14,9 kWh disponíveis. No CB indicava um consumo de 0,13 kWh/km. Paragem no PCR da área de serviço, que me presenteou com um reboot quando ia a fazer a ligação...fiquei a saber que usa linux. Após um pequeno compasso de espera lá ficou ativo de novo e coloquei à carga. Após cerca de 30 minutos parou nos 91% de SOC (no posto dizia 98%) com 17,9 kWh disponíveis. Fiz uma nova tentativa de carregamento mas parou quase de seguida indicando carga completa.
2.º troço: Área de serviço de Pombal-Alcobaça (A1, A8, A19 e N8). Um total de 74 km feitos com calma, chega com consumo de 0,13 kWh/km a ainda com 8,6 kWh restantes. Era importante que assim fosse pois em Alcobaça apenas pude carregar durante 3 horas a 10A, pelo que se chegasse com a bateria muito em baixo não teria carga para o regresso...mas correu tudo bem e fiquei surpreendido pelo baixo consumo alcançado. O carro lá ficou as 3 horas previstas a beber electrões, levou 6,1 kWh, pelo que ao iniciar o regresso a bateria tinha 14,7 kWh.
3.º troço: Alcobaça-área de serviço de Pombal (trajeto inverso pelas mesmas estradas). O regresso foi feito a um ritmo um pouco superior e já em boa parte de noite, com as luzes ligadas. O consumo subiu para 0,14 kWh/km e cheguei com 4,7 kWh restantes. Faltando apenas cerca de 30 km para Coimbra, teria sido possível não parar desde que moderasse bem o andamento. Mas não quis apanhar nenhum stress por isso levei o carro ao PCR uns minutos enquanto comprava o jornal. Pequeno problema à chegada: estava um Zoe a ocupar o posto, já com indicação de completamente carregado. Enquanto tentava ver se localizava o dono ele apareceu e libertou o posto. Carro ligado e fui comprar o jornal, quando regressei (uns 10 minutos depois?) já tinha "bebido" 6 kWh, mais que suficiente para um regresso tranquilo.
4.º troço: área de serviço de Pombal-Coimbra. Com reserva mais que sificiente, resolvi fazer o resto da A1 até à saída de Condeixa (15 km) a velocidades normais (115-120 km/h). Sem qualquer problema, mesmo em subidas, a capacidade de resposta não dececiona. O consumo neste troço foi de 0,22 kW/km. Chegada a Coimbra após 200 km sem qualquer problema.
Para este trajeto o ideal seria ter usado o PCR da Nissan de Leiria, mas isto foi no sábado e está fechado. Sem a pequena carga parcial em Alcobaça de facto os 150 km de ida e volta a partir do PCR de Pombal seriam inalcançáveis.
Para os consumos realizados nesta viiagem a autonomia do Leaf andará na casa dos 130-135 km. Em AE a velocidade próxima dos 120 km/h a autonomia reduz-se para uns 75-80 km.
Para quando um PCR nas principais áreas de serviço das AE? Faria muita diferença!
Toyota Prius 4G PHV
Por motivos vários que não interessa detalhar aqui, o Leaf vai procurar novo dono.
Será uma excelente aquisição tendo em conta o facto de estar novo, com a bateria igualmente em bom estado.
É uma máquina que vai deixar saudades, apesar de ter rolado pouco.
Fim de DB.
Luis Neves:Por motivos vários que não interessa detalhar aqui, o Leaf vai procurar novo dono.
Hummm... então era um Leaf que ia ser rifado e não um Zoe, como tinha depreendido do DB do chaleira?
Toyota Prius 3G PHV Toyota Prius 4G PHV
Cabos de carregamento, EVSE seguros e inteligentes, Wall chargers, instalações chave-na-mão, fotovoltaico auto-consumo
Pois, foram 2 EV na mesma semana, pelo menos no caso do AOP veio outro à troca.
Vai aparecer aqui no mercado de usados? Não posso deixar de saber o preço, apesar deste ainda não ser o momento adequado para mim.
Ioniq EV — Prius+
Ficou integrado numa retoma, por isso não será objeto de anúncio por aqui,
Mas quando houver interesse é muito fácil arranjar Leafs a bons preços no estrangeiro, e temos quem ajude no processo de importação.