Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Construindo um cabo/wallbox EVSE

rated by 0 users
This post has 23 Replies | 6 Followers

Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
210_Renault_Fluence
Clube 1400 km
tcap-support
Alexandre Moleiro Posted: 15 Feb 2015 0:26

Olá!

Depois de contactos com vendedores e pesquisas na internet não encontrei "cabo de carregamento ocasional" para máximo de 16A, com ficha J1772 e opção de escolher também 6 e 10A por menos de 650€ (preço final com IVA e transporte).

Decidi então estudar o caso e avançar para a construção de um cabo/wallbox EVSE.

(Os preços apresentados incluem IVA e transporte)

Para o coração da máquina optei pelo SimpleEVSE, vendido pela EV-Power.eu, que ficou em 90€

Este circuito inclui a geração do sinal PWM para o Control Pilot, com possibilidade de escolha da corrente máxima, detecção de EV a pedir carga e controlo do contactor principal.

O cabo com 5m e ficha J1772 já com o circuito de Proximity Pilot incorporado encomendei à evconnectors.com, ficando em 194€.

Para a caixa comprei um quadro eléctrico de exterior (à prova de chuva) de 6 módulos, na mesma compra adquiri também um interruptor diferencial 40A com sensibilidade 30mA e um contactor bipolar de 25A. Gastei mais 77€.

O resto do material necessário já tenho cá em casa, estimo que se não tivesse custaria cerca de 40€.

O total despendido ficou então em cerca de 400€ o que representa uma poupança de 250€ face à opção de comprar já feito. Além disso este cabo/wallbox permite-me adicionar uma funcionalidade que os de compra não têm, interromper o carregamento por meio de um sinal externo.

Este sinal externo pode vir de um relógio, de um deslastrador, de um comando remoto, etc.

Eis o esquema que idealizei.

Clicar aqui para ver em grande.

O esquema pode facilmente ser adaptado para 32A, basta substituir o disjuntor, diferencial e contactor por modelos de 40A e o cabo da ficha J1772 ser também para 32A. Não será difícil também adaptar o esquema para carga trifásica e ficha Menekkes.

Já fiz os primeiros testes ao SimpleEVSE e parece estar tudo bem.

Vou começar a montagem do quadro enquanto espero que chegue o cabo e ficha J1772. Fotos em breve.

Entretanto estou também à espera de um componente essencial nesta montagem, um EV! Big Smile

Até já!

Alexandre Moleiro

Renaul Fluence ZE (2013) Renault Fluence ZE
(2013)
Consumo médio
Prius 2G (2005) Tesla Model 3
(2019)
Consumo médio
Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
João Ferreira replied on 15 Feb 2015 17:46

Epa poe isso a funcionar mas olha.. Pq nao fazer apenas uma ligacao para ligares o cabo menekes que o carro tras

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 50 Contributor
Full Hybrid
023_Auris_Touring_Sport_2013
Clube 1200 km
tcap-support
Bruno Prates replied on 15 Feb 2015 18:20

Eh lá, disto gosto eu. Quero ver mais sobre isto grande Alexandre

Um passinho de cada vez.

Prata Da Casa -->  Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

MEGA CROMICE! Geeked

Pelo menos dá para perceber porque é que os cabos são tao caros! Tongue Tied

Nissan Leaf Tekna 30kWh out 2016 > ...   |   Renault Zoe Intens - jan 2014 > out 2016 (R.I.P.)   |   Prius 3G (ZVW30) - dez 2009 > dez 2013

Spritmonitor.de |   Spritmonitor.de

aop@prius-pt.com

Top 50 Contributor
Full Hybrid
420_BMW_C_Evolution
510_Outlander_PHEV
tcap-support
Telmo Azevedo replied on 15 Feb 2015 19:13

Bom empreendedorismo!

Aguardo para ver a conclusão do projeto Wink

Entretanto fiquei também interessado em projetos plug-EVSE (circuito EVSE já embutido na ficha J1772), pois já se vêm uns quantos à venda na europa e alguns com base nesse open-source também. E o futuro serão somente cabo e tomadas e ter caixas será algo a estranhar daqui a uns anos Smile

Só um aparte, já à quem monte e venda EVSE por cá com caixa e ficha femeas por 300-350€. Pode interesar a alguém.

carga  ekoway ML5000 [ Dez-2011 34.333 km ]  C Evolution [ Set-2015 30.333 km ] Outlander PHEV [ Dez-2014 ]  UVE

Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
210_Renault_Fluence
Clube 1400 km
tcap-support

João Ferreira:

Pq nao fazer apenas uma ligacao para ligares o cabo menekes que o carro tras

O trabalho seria praticamente o mesmo mas em vez do cabo e ficha J1772 iria usar uma menekes que teria de ser instalada numa caixa maior que a que estou a usar.

Telmo Azevedo:

Entretanto fiquei também interessado em projetos plug-EVSE (circuito EVSE já embutido na ficha J1772), pois já se vêm uns quantos à venda na europa e alguns com base nesse open-source também. E o futuro serão somente cabo e tomadas e ter caixas será algo a estranhar daqui a uns anos Smile

Eu também vi esses embutidos na ficha mas para fazer em casa acho difícil que fique com condições de segurança. Alguns não tinham protecção diferencial por exemplo.

O circuito que estou a fazer tem protecção diferencial e um contactor que interrompe fase e neutro assim que deixa de detectar o EV. Ao não abrir a ficha J1772 não estou a correr o risco de não a deixar estanque. É certo que é um projecto caseiro mas para mim a segurança tá primeiro.

Acredito que no futuro as plug-EVSE desenhadas e fabricadas de raiz se imponham mas como projecto caseiro exigem muita habilidade de relojoeiro.

Alexandre Moleiro

(2013)
Consumo médio
(2019)
Consumo médio
Top 50 Contributor
Full Hybrid
420_BMW_C_Evolution
510_Outlander_PHEV
tcap-support

Eu acrescentaria no DIN também um contador de kWh simples (+20€, AKI) ou um mais completo (com tensão, corrente e kWh, 80€).

carga  ekoway ML5000 [ Dez-2011 34.333 km ]  C Evolution [ Set-2015 30.333 km ] Outlander PHEV [ Dez-2014 ]  UVE

Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
210_Renault_Fluence
Clube 1400 km
tcap-support

Telmo, na caixa actual já não cabe, mas vou usar um contador externo na ficha schuko que mede corrente, tensão, factor de potência.

Aqui ficam algumas fotos do trabalho de hoje (clicar para ampliar):

photo IMG_4250_zpsobpj0kuk.jpg

Teste do puxão

photo IMG_4251_zpsjpjgqmf2.jpg

photo IMG_4252_zps5dwwc8nq.jpg

A fonte 12V coube mesmo à medida

photo IMG_4253_zps6fhsjnyh.jpg

Já com a placa simpleEVSE (colada num borne)

photo IMG_4254_zpsahfpfjgc.jpg

No canto superior direito ficou o relé que vinha com o simpleEVSE (que actua o contactor) mas se conseguir arranjar um de meio módulo para calha DIN ainda vou tentar substituir.

Próximo passo é arranjar e instalar o botão para comutar 6/10/16A

Alexandre Moleiro

(2013)
Consumo médio
(2019)
Consumo médio
Top 50 Contributor
Full Hybrid
420_BMW_C_Evolution
510_Outlander_PHEV
tcap-support
Telmo Azevedo replied on 15 Feb 2015 21:56

Bom aspeto e bem compacto.

Se prezas pela segurança, tenta não 'esmagar' os cabos multifilares e estanha/solda as pontas descarnadas para uma melhor superfície de contacto, ou então aplica uns terminais próprios para esse efeito.

Exemplo:

Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
210_Renault_Fluence
Clube 1400 km
tcap-support

É um relé fino desses (laranja na imagem que colocaste) que vou tentar usar em vez do que está agora. Tenho aqui para 24VDC e experimentei com 12VDC mas não actuam.

No que toca às pontas dos fios nalguns vou usar ponteiras, outros vou estanhar.

Vou deixar isso para o fim, pois ainda posso ter que rearrumar os componentes e mudar fios.

Alexandre Moleiro

(2013)
Consumo médio
(2019)
Consumo médio
Page 1 of 3 (24 items) 1 2 3 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com