Prius-PT
Comunidade de proprietários e amigos do Toyota Prius
._.

Revisão anormalmente cara, consumo anormalmente baixo

rated by 0 users
This post has 4 Replies | 2 Followers

Posted: 06-11-2008 8:13

Oi.

Antes de mais, olá de novo. Não me tinha apresentado ainda ao novo formato do fórum.

Entretanto já tenho o bendito cruise control, continuo sem tampões nas jantes, tive de mudar de pneus por causa de um batata num deles (faz-me comichão mudar só dois, mudei os 4), fanaram-me mais uma antena, e levei uma tareia na revisão dos 60.000km, feita aos 61.500, mais coisa menos coisa.

Foram nada menos do que 260€; nada de especial, a única novidade foi a mudança das velas.

Entretanto, apercebo-me agora de que o carro está a gastar muito menos do que o costume. Os meus consumos ao fim de cada depósito variam entre os 4.7 e os 4.8. Com o mesmo tipo de condução, fiz agora um depósito nos 4.2. Pode não parecer muito, mas é uma redução na ordem dos 15%. Logo após a revisão, fui à terra da minha mulher. Sempre que vou à terra da minha mulher, que fica a 300kms, esse depósito acaba nos 5.1, 5.2. Aquele acabou nos 4.9, o que foi óptimo, já que inclui 400km de auto-estrada. Logo ali, achei estranho a diferença no consumo, mas uma média consistente de 4.2 com uma condução igual à anterior. Ena!

O que é pode explicar isto? Ou aprendi a guiar o carro de um dia para o outro, ou pode ser que a explicação esteja na mudança das velas? Alguém tem alguma ideia?

Hoje tive de abandonar o carro e pegar na bicicleta. Enquanto procurava sem sucesso uma gasolineira que ainda tivesse gota, consegui chegar a casa do meu irmão, peguei na bicicleta dele e vim para o trabalho. Esta histeria em massa vai fazer bem à minha saúde e à minha carteira.

Cumprimentos,

Fernando

Top 10 Contributor
Clube 1000 km
SystemAdministrator

Olha o Fernando! Bem vindo de volta rapaz! 

Epá com um título desses é caso para perguntar... "compensa?" LOL

Bem, antes de mais deixa começar por dizer que foste enganado, porque as velas só se trocam aos 90 mil km, e são bem carotas...

Podes dar o detalhe da tua factura? Eu fui hoje para fazer a dos 60 mil também, mas estava tanta gente que remarquei, estou de férias. 

Quanto ao resto, será que te aumentaram a pressão dos pneus?

Será que te puseram óleo melhor?

Será que te puseram 5W-30 em vez do habitual 10W-40? 

Será que meteste outra gasolina diferente da normal?

Seja o que fôr, aproveita Wink 

Spritmonitor.de

Quanto à gasolina, até baixei o standard. Costumo meter GeForce 95, desta vez meti na Repsol, e não foi da mais cara, foi da normal, mesmo.

A condução continua a mesma; depois de um ou dois depósitos vergonhoso durante a habituação ao cruise control, estava outra vez estabilizado nos 4-7, 4.8. Costumo ter os pneus na pressão indicada, também não deve ser por aí.

Quanto a mudarem as velas aos 60.000, não me pareceu mal. Com o Renault 21 trocava-as com mais do dobro da frequência.

Espanta-me é que não tenham trocado ainda as pastilhas. 60.000km com as mesmas pastilhas, é sinal que conduzo o carro de forma muito razoável, devo tirar bom partido da travagem eléctrica.

Enfim, é mesmo um carro de manutenção barata. Pelo menos em teoria, sê-lo-ia, se a mão de obra e as peças não fossem tão caras. Se não fosse pela garantia, até agora eu próprio poderia ter feito rigorosamente todas as intervenções feitas nas oficinas da marca.

Bem, quando li o título comecei a ficar preocupado... estou farto de revisões caras... mas quando vi o valor, respirei de alívio... 

Quanto tinha o Honda Civic, a cerca de 4 anos atrás, a revisão dos 90.000 km foi na casa dos 500€... foi a partir daí que comecei a tratar de trocá-lo... troquei por um Skoda, que "supostamente" tinha revisões mais baratas,  mas tive revisões na casa dos 400 / 450€ na mesma... sem falar no mau atendimento (mas isto obviamente pode variar de oficina para oficina)...No outro dia vi na área dos downloads uma folha de cálculo com valores de vários membros do fórum,e fiquei mais uma vez agradávelmente surpreso. O Prius não me deixa de surpreender pela positiva.

Cmpts,

GHubsch

Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
Clube 1000 km
SystemAdministrator
fgomes:

Quanto à gasolina, até baixei o standard. Costumo meter GeForce 95, desta vez meti na Repsol, e não foi da mais cara, foi da normal, mesmo.

A condução continua a mesma; depois de um ou dois depósitos vergonhoso durante a habituação ao cruise control, estava outra vez estabilizado nos 4-7, 4.8. Costumo ter os pneus na pressão indicada, também não deve ser por aí.

Na volta a gasolina da Repsol dá mais rendimento, mas duvido.

O que está a fazer melhorares os consumos aposto que é o bom tempo, o tempo quente, que chegou precisamente esta semana depois da tua revisão!

Com estas temperaturas as baterias híbridas têm mais rendimento, dão mais energia e são capazes de guardar mais.

Ao mesmo tempo as temperaturas elevadas fazem subir a pressão dos pneus sem que tenhas de fazer nada, mais uma ajuda.

Dos carros anteriores que tive aprendi cedo que as 2 coisas que mais influenciam os consumos são as velas e os filtros de ar do motor, tu mudaste as duas coisas.

fgomes:

Quanto a mudarem as velas aos 60.000, não me pareceu mal. Com o Renault 21 trocava-as com mais do dobro da frequência.

Mas tem de te parecer mal, devias fazer como o Manuel Silva que lhe fizeram o mesmo e ele se recusou a pagar as velas!

As nossas velas são de Iridium, não são velas normais, por isso custam um balúrdio, e por isso duram 90 mil quilómetros, tal como indicado no manual do carro. Pagar um balúrdio por velas supra-sumo para as mudar a 2/3 da sua vida útil é mandar dinheiro fora, eles que as paguem!

fgomes:

Espanta-me é que não tenham trocado ainda as pastilhas. 60.000km com as mesmas pastilhas, é sinal que conduzo o carro de forma muito razoável, devo tirar bom partido da travagem eléctrica.

Não te espantes, é bastante normal as pastilhas ultrapassarem os 100.000 kms, e não é preciso conduzir com cuidado para o conseguir, precisamente porque a maior parte da travagem é sempre eléctrica! Sabe muito bem ter um Prius não sabe? Big Smile

fgomes:

Enfim, é mesmo um carro de manutenção barata. Pelo menos em teoria, sê-lo-ia, se a mão de obra e as peças não fossem tão caras. Se não fosse pela garantia, até agora eu próprio poderia ter feito rigorosamente todas as intervenções feitas nas oficinas da marca.

Desde que vás ao balcão de peças Toyota comprar originais, e cumpras os intervalos de manutenção programados, a garantia não é afectada por fazeres as manutenções fora do concessionário. Isto é garantido pela legislação europeia, e a Toyota confirma-to se lhes perguntares.

A questão para mim é principalmente de responsabilização, e de apesar de eu perceber um bocadinho do carro ainda assim achar que eles têm de perceber mais, e acho menos arriscado fazer lá as manutenções.

Pelo menos as revisões completas de 30 em 30 mil gosto de o levar lá. Para as intermédias que é só mudar o óleo e filtro até podia fazê-lo mas tinha o grave problema ambiental de não ter onde entregar o óleo usado. Mandá-lo para a sarjeta é crime, aquilo tem de ser tratado convenientemente. Por isso vou lá na mesma. Também levando o meu próprio óleo aquilo fica barato, não compensa ter eu o trabalho Stick out tongue 

Spritmonitor.de

Page 1 of 1 (5 items) | RSS

Google
Copyright 2008 Prius-PT.com