Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Utilização prática do interface OBD2 nos HSD

rated by 0 users
This post has 149 Replies | 11 Followers

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Telmo, sabes que eu de carros não percebo muito, tenho noções gerais. Eu explorei aqui as relações todas até às rodas, contando com o diâmetro da dita, quando fiz uma estimativa de quanto iria gastar o meu futuro Prius+. Julgo saber que habitualmente é a relação do diferencial.

No entanto... As fontes aqui são as specs que a Toyota UK publica no seu site para a imprensa (porque é que eu só consigo meter links editando o HTML à mão?). Nestas specs, aparece, digamos de forma simplificada, a expressão "final drive ratio". E o número que lá está escrito, que são os números que eu disse, são na realidade o produto da relação do diferencial com a relação de uma engrenagem que fica entre o exterior do anel do PSD/SRU e o diferencial.

A outra fonte é aquele documento de que não tenho já o link (que deve ter vindo do prius chat), que é um documento do Word (docx), com o título "2010 Prius Gear Tooth Counts". Aí temos os dentes interiores do PSD, que têm sempre sido 30 23 78 (para quem não sabe, eles escolheram estes números porque é o número de telefone do João Prates, tirando o indicativo), os do SRU, cujo anel exterior é solidário com o anel exterior do PSD, que são 22 18 58.

Então, segundo isto, a juzante temos:

• Uma engrenagem com 54 dentes (54 dentes também no verso exterior do anel exterior, os tais 78 são o verso interior do anel exterior do PSD) contra 55 (que faz a relação 55/54). Esta parece que antes do 3G tinha uma corrente?...
  • O diferencial com 24 contra 77 dentes.
O número que eles apresentam, 3,267:1 no Prius é 77:24 vezes 55:54. Ou seja, inclui o diferencial essa outra engrenagem entre o PSD e o diferencial.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Outra coisa interessante nisto, é que na contagem de dentes no SRU, o número exacto não importa mesmo para nada. Reparem, no SRU, a portadora dos planetas está parada, aquilo só serve para ter uma relação fixa entre o exterior do PSD/SRU e o MG2.

Então, se eles quisessem que a rotação do MG2 fosse exactamente a mesma do MG1 com o MCI parado, bastava ter posto a mesma contagem de dentes no SRU que tem o PSD. Não tinha implicações, as velocidades dos motores eram basicamente as mesmas, mesmos materiais, tudo.

Porque é que é diferente? Aqui se vê que por mais que queiramos, não conseguimos entrar na mente deste pessoal... Se calhar a relação ser aproximada é melhor, as vibrações não coincidem... sei lá! Nem sonhando!

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Há uma razão para tudo e o desenvolvimento do PSD tem em conta um pouco de todas as especialidades e temas, porque é um problema conjunto. Acredito piamente que essa diferença foi tida em conta em termos de NVH, como bem referes.

Miguel Ramos:

Telmo, sabes que eu de carros não percebo muito, tenho noções gerais. (...)

Não precisas ficar envergonhado, eu também não. Adoro este tema e só tenho pena de nele me deter pouco por falta de tempo.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Miguel Ramos:

Então temos:

• No PSD, 30 dentes no sol (MG1), 23 nos planetas, 78 nas estrelas, o que mantém a seguinte equação (onde X é a velocidade do anel exterior, comum ao PSD e à SRU, e que está a uma multiplicação fixa com as rodas):
    • 30 MG1 + 78 X = (30 + 78) MCI
  • Na SRU, 22 dentes no sol (MG2), 18 nos planetas, 58 nas estrelas, fica:
    • 22 MG2 + 58 X = 0
  • Juntando as duas coisas:
    • 30 MG1 - 78÷58×22 MG2 = (30 + 78) MCI
  • Quando temos o MCI parado para evitar a fricção, temos apenas:
    • 30 MG1 = 78÷58×22 MG2
  • Ora a rotação do MG1 não é exactamente igual à do MG2, mas é muito próxima, 78÷58×22 = 29,5862, não exactamente 30.

Ou seja, eu sabia que o SRU aumentava a rotação do MG2, o que não tinha reparado era que servia para que fosse aproximadamente igual à do MG1 quando o ICE está parado.

Se calhar eles assim conseguiram fazer dois motores-geradores mais parecidos, com os mesmos materiais, pesos, etc... Será? Para evitar contas mais complicadas no processo de optimização na centralina?

Bingo. Quando a conversa mete números, temos de ser rigorosos. E em rigor, o que verifiquei é que o MG1 apresentava uma rotação muito próxima, mas ligeiramente inferior à do MG2. Difícil de dizer por os números estarem sempre a variar, mas umas poucas dezenas de rpm a menos às velocidades reportadas.

Agora vou reler o post do Miguel 30 vezes a ver se percebo bem o que lá está escrito...Angel

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

• Filed under:
Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Luis, é fácil. E para quem quer que precise de mais detalhes para acompanhar, é manter as seguintes duas páginas da Wikipedia abertas. Cada engrenagem planetária mantém como invariante um sistema de duas equações lineares.

• A página sobre a engrenagem planetária.
  • A página sobre o HSD, ou então as páginas do Graham, do E. Hart, ou daquilo do fórum Prius PT.

Top 500 Contributor
Pequeno citadino
012_Prius_2G

Boa tarde.

Alguém de Braga / zona norte estaria disponível para emprestar o OBD2 com a devida compensação? Receio que se passa algo com a bateria. Antes de desmontar, queria verificar com o OBD2.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Estou na zona do Porto, pelo que se passares por aqui podemos combinar.

De qualquer modo, enquanto não acenderem luzes de avaria não tens problema em circular assim.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 150 Contributor
Mild-Hybrid
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
Clube 1000 km

Andre, 

Tenho um ODB2 Bluetooth que te posso emprestar. Não sei é se é o que pretendes. O adaptador que tenho é este e funciona bem no meu Auris:

LINK: https://www.gearbest.com/car-gadgets/pp_130571.html?wid=1433363

Sou de Barcelos, mas vou diariamente (durante a semana) para Braga.

Se te servir, avisa, tenho todo o gosto em te emprestar.

Spritmonitor.de Toyota Auris 1.8 HSD (03 / 2012)

Tem um desconto de 20€ ou 20$ em acessórios na compra do Oneplus 5T!
Top 75 Contributor
Full Hybrid
023_Auris_Touring_Sport_2013
310_Nissan_Leaf
Clube 1000 km
tcap-support

Miguel Dias:

O adaptador que tenho é este e funciona bem no meu Auris:

qual a aplicação que usas?

não consegui por isto a trabalhar na minha Auris.

Auris HSD TS Exclusive 2014 - http://prius-pt.com/cafe/forums/t/7579.aspx

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Há dois azuis muito parecidos. O meu não funciona todos os dias. Depois de o usar no Yaris fiquei dois anos a pensar que estava avariado. Comprei outro e agora o azul funciona outra vez.

Page 15 of 15 (150 items) « First ... < Previous 11 12 13 14 15 | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com