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Alguém que avise o Obama...

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João Prates Posted: 9 Sep 2015 1:11

... de como funciona a rede Mobi-e antes de ele se entalar... Devil

Federal Government Buying More Electric, Plug-in Hybrid Vehicles

 

P.S. ... ah espera, já alguém deve ter dito algo, afinal está num range-extender, não está a bordo de um EV... Safou-se graças à gasosa!

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Tudo o que for preciso para não evidenciar quaisquer dos limites da utilização da eletrificação automóvel! Isto porque o investimento em redes de hidrogénio fica muito mais cara e de duvidosa relação com a emissão de GEE...

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Tudo depende da fonte Telmo...

Cá em Portugal, quantos kg de H2 não conseguias produzir apenas com o excesso das eólicas em período nocturno?

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concordo, infelizmente a rede mobi-e esta deixada ao abandono. não sao realizadas operaçoes de manutenção e os postos começam a "morrer"

estive recentemente em viseu e mangualde, mangualde dos 2 postos existentes nenhum funciona, em viseu o posto do forum embora a administração já tenha reportado continua offline é o pais que temos infelizmente.

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William Esteves:

Tudo depende da fonte Telmo...

Cá em Portugal, quantos kg de H2 não conseguias produzir apenas com o excesso das eólicas em período nocturno?

Pois, mas o excesso atual é enviado para bombagem nas hídricas, com um rendimento total muitíssimo superior.

O balanço não é só para considerar Eólicas -> kg de H2, porque além da produção (rendimentos fracos e investimentos avultados), implica armazenagem e um transporte, para não falar das pressões elevadíssimas de abastecimento (700bar).

Senhor engenheiro...

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Porém não tens emissões na produção de H2 (caso seja usado fontes renováveis), podes descentralizar a produção e armazenamento (várias unidades espalhadas pelo território) e não gera como as baterias também geram muitos resíduos tóxicos (a Toyota é que tem uma verdadeira responsabilidade social com tendência para a sustentabilidade)

O armazenamento a alta pressão é um problema, que pode ser diminuído com o transporte e armazenamento na forma de NH3 (algo já estudado).

Os carros eléctricos é um excelente conceito, porém, temos o problema da carga, já que muitas pessoas nos grandes centros urbanos não tem a possibilidade de o carregar durante a noite... O carregamento do H2 não tem este tipo de problemas, é muito semelhante ao dia-a-dia actual.

Não defendo o H2 como solução perfeita, longe disso, porém, para a distribuição e transporte de pessoas e bens em médio e longo curso (para uma empresa como DHL, Rodonorte, ....) é impensável o tempo de carregamento de VE's...

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Questões diferentes para respostas diferentes.

O armazenamento nas ditas baterias são...os próprios plug-in e BEV estacionados de noite enquanto dormimos. O carregamento diurno, típico de redes destas, sobrecarrega os picos, mas a fração bombeada durante a noite na forma hídrica tem aqui o seu papel de seguir o contorno dos pedidos à estrutura.

Os "avanços" que referes no H2 e que podem diminuir o impacto de cada uma das fases são ainda à escala laboratório ou quando muito piloto. O uso do H2 tem o seu lugar (pesados, localização, etc.), mas a difusão da eletrificação que se assiste faz com que o interesse se foque nestas redes de carregamento, e faz sentido, né?

Apesar de eu ter trazido à discussão o H2, e ter o maior prazer em discuti-lo, prefiro arredar-me para outro tópico (acho que há vários, como compete a um tema polémico)...

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Telmo Salgado:
Apesar de eu ter trazido à discussão o H2, e ter o maior prazer em discuti-lo, prefiro arredar-me para outro tópico (acho que há vários, como compete a um tema polémico)...

Há tópicos sobre o H2 meus senhores... isto era uma provocação à Mobi-e... é isso mesmo Telmo. Separas e moves pfv?

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