Prius-PT
Comunidade de proprietários e amigos do Toyota Prius
._.

João Prates

rated by 0 users
This post has 89 Replies | 7 Followers

Top 10 Contributor
Clube 1000 km
SystemAdministrator
João Prates Posted: 06-17-2008 12:57

Bem, cá vai a primeira entrada para o diário de bordo. Smile

Fui buscar o meu menino há pouco à oficina do Prior Velho, e sinceramente isto custa a dizer mas o preço... acho o preço uma tremenda injustiça!

Então um gajo vai com o carro à revisão dos 60 mil e vem de lá sem ter de pagar sequer 100 Eur de revisão?!?!?! É injusto para quem não tem um Prius! Devil

Pois é, o valor total da revisão foi de 80,88 + IVA = 95,99 e ainda me deram um chapéu de sol Toyota para a praia!

Ah pois... agora percebo... a revisão foi de borla, o que paguei foi o chapéu de sol... LOL Cool

Verifiquei o nível do óleo logo que cheguei, mesmo antes de ir à recepção, e estava pelo máximo, ligeiramente (1mm) abaixo, perfeito!

Faço sempre isto para poder verificar antes de eles lhe mexerem e o MCI entrar em funcionamento... lá teria de esperar que escorresse... 

Não me trocaram as velas, ora bolas, estava a ver se ficava com velas de borla Wink  confirmado que conhecem o plano de manutenções do Prius.

Classificação final: YesYesYesYesYes

Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
Clube 1000 km
SystemAdministrator

Desde a revisão que tinha a impressão do carro estar mais preso, mas era daquelas coisas difíceis de explicar ou ter a certeza. Huh?

Parecia mais difícil de manobrar, perdia muita velocidade quando tirava o pé do acelerador para fazer glide, e a resposta não era a mesma. Hmm

Ainda para mais como tinha andado com o meu chaço das emergências no dia da revisão, podia ser impressão minha, mas parecia que não.

Às páginas tantas já começava a pensar se não era eu que depois de andar no outro com transmissão manual não me teria "desabituado" à rolagem regenerativa num só dia... Tongue Tied

Depois ainda pensei se teria tido o azar de apanhar algum mecânico novo na oficina que me tivesse feito a aldrabice de ter posto o óleo 10W-40 em vez do meu 5W-30... mas isso não queria mesmo nada acreditar, tinha 100% de confiança na oficina do Prior-Velho... Yes

Ontem finalmente lembrei-me do que devia ser... fui verificar... e bingo!!! Como é normal, faz parte do plano de manutenção garantir que a pressão dos pneus se encontra nos valores de fábrica... e vai daí que me baixaram a pressão dos meus 46F/44T para os valores "normais" 35F/33T Super Angry

Por isso o carro parecia atolado na lama o tempo todo, já me devia ter lembrado disso mais cedo, e devia ter avisado a oficina para não mexer nos pneus!!! Stick out tongue

Aqui fica a dica: se não disserem nada, eles reajustam a pressão para aquela "tristeza" de valores baixos de fábrica... deve ser para atravessarmos um deserto de areia...

Spritmonitor.de

Olá João,

ao usares 11 psi acima do recomendado e fazendo uso praticamente sempre do carro com poucos ocupantes/carga, os pneus não se estão a desgastar mais na zona central?

O carro não fica extremamente duro?

E como fica em termos de segurança em caso de necessidade de uma travagem mais violenta?

Top 10 Contributor
Clube 1000 km
SystemAdministrator

Gavela:

Olá João,

ao usares 11 psi acima do recomendado e fazendo uso praticamente sempre do carro com poucos ocupantes/carga, os pneus não se estão a desgastar mais na zona central?

O carro não fica extremamente duro?

E como fica em termos de segurança em caso de necessidade de uma travagem mais violenta?

Oi Gavela, há muito tempo que não aparecias, tudo bem contigo?

Os pneus OEM de série no Prius são certificados para 51psi.

Todos os pneus têm a indicação da pressão máxima a frio até onde podem ser cheios, obviamente com uma margem de segurança, eles até dão mais.

O que os fabricantes de automóveis fazem é designar a pressão de enchimento com que eles acham que o carro deve andar para um compromisso comportamento / conforto.

Quanto menor a pressão recomendada maior o conforto de rolamento, porque o pneu serve de almofada e absorve muitas das irregularidades.

Isto não quer dizer que tu não possas pôr mais, é ao teu critério, desde que não ultrapasses o limite indicado pelo fabricante dos pneus.

Eu não gosto da pressão recomendada pela Toyota, e se procurares na internet vais ver que ninguém gosta, nem na Europa nem nos USA.

É uma pressão onde o carro de facto fica mais confortável, mas muito preso e com comportamento em curva algo criticável (adorna muito).

Até à pressão máxima (51psi no nosso caso) o pneu não deforma, por isso não gasta mais no meio como perguntas.

Aliás se pesquisares nos USA o que acontece é precisamente o oposto! Eles têm pneus mais estreitos (excepto na versão Turing) mas a pressão é estúpidamente baixa também, e por isso os pneus gastam-se todos nas dobras laterais, é uma tristeza. Por isso ninguém usa a pressão recomendada.

Cá na Europa os nossos pneus são mais largos e melhores, mas ainda assim recomenda-se dar mais pressão para um melhor comportamento.

Claro que o carro fica mais duro, tens razão, mas fica com um comportamento muito melhor, gasta menos, e reage muito melhor, mais seguro portanto.

Em caso de travagem mais violenta tens o piso do pneu mais esticado, mais liso, portanto com melhor contacto, é só vantagens Big Smile

Contráriamente ao que a maioria das pessoas pensa, o que é perigoso para um pneu, nomeadamente o risco de explosão do pneu, é a baixa pressão.

Em baixas pressões o pneu deforma muito mais, e quanto maior a velocidade mais deformações por segundo o pneu sofre, e por isso mais aquece.

Se reparares nas recomendações de qualquer fabricante de carros, quanto maior o peso ou velocidade mais pressão eles mandam colocar, é por isso.

Spritmonitor.de

Eu sei que quanto maior é a carga e a velocidade maior é a pressão aconselhada a utilizar.

Mas como sei que andas maioritariamente apenas com 2 pessoas a bordo e a baixa velocidade, usar cerca de 32% acima do recomendado parece um bocado exagerado!

Por exemplo na Astra que até é mais pesada que o Prius 2.5 bar (+-36 psi) já é considerada uma pressão eco! Mais do que isso só se for com lotação máxima 5 pessoas e mala cheia.

Eu também não concordo com a pressão aconselhada pela Opel de apenas 2.1 bar (+- 30,5psi) para lotação até 3 pessoas, acho pouco o carro faz muito arrasto/atrito e gasta mais, mas mais do que os 2.5 bar também me parece demasiado quando se anda apenas sozinho (ou quase) no carro...! E já se nota bem a diferença de conforto de um 2.1 bar para um 2.5 bar quando mais acima disso!

jprates:
Os pneus OEM de série no Prius são certificados para 51psi.

Sexta feira fui controlar a pressão dos meus pneus e realmente eles estavam muito em baixo. Como sei que os michelin de origem "aguentam" 51 psi, decidi colocar-lhes essa pressão e fiquei com a impressão de estar a andar de patins, ou em cima de carris. A diferença de atrito é assustadora. Mas o carro fica muito mais duro e andar em estradas com piso em mau estado ou em calçada é um suplício, para além de fazer aparecer uns ruidos parasitas indesejáveis. Desci a pressão para 42 /F e 40 /T, e parece-me um bom compromisso. Os consumos entretanto já começaram a descerCool

Top 10 Contributor
Clube 1000 km
SystemAdministrator

Gavela:

Mas como sei que andas maioritariamente apenas com 2 pessoas a bordo e a baixa velocidade, usar cerca de 32% acima do recomendado parece um bocado exagerado!

É como te digo, o exagero é completamente subjectivo, abaixo do máximo do pneu estás sempre seguro, por isso cada um decide até onde acha confortável.

Eu tentei 48 e achei rijo demais, baixei para 46 e já achei normal, por isso tenho mantido 46.

Atrás tiro 2 psi para compensar a carga a menos e o carro não saír disparado de traseira (o que mesmo assim seria difícil num tracção dianteira) e pronto.

Caramba, se eu achava a pressão da Toyota baixa, esses teus 30 psi então nem se fala...

O pneu bem cheio é mais seguro, sofre menos, gasta mais homogéneamente à largura do piso, gastas muito menos combustível, só que é mais desconfortável.

Como a suspensão do Prius é bastante confortável acabo por não achar os 46/44 muita fruta, provavelmente noutra suspensão seria impensável.

Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
Clube 1000 km
SystemAdministrator

Carlos Costa:

Como sei que os michelin de origem "aguentam" 51 psi, decidi colocar-lhes essa pressão e fiquei com a impressão de estar a andar de patins, ou em cima de carris. A diferença de atrito é assustadora. Mas o carro fica muito mais duro e andar em estradas com piso em mau estado ou em calçada é um suplício, para além de fazer aparecer uns ruidos parasitas indesejáveis. Desci a pressão para 42 /F e 40 /T, e parece-me um bom compromisso. Os consumos entretanto já começaram a descerCool

Pois, eu só experimentei 48 e já achei demais, quanto mais 51... faço ideia... devia ser como andar com rodas de ferro não? Tongue Tied

Os maníacos do consumo, os tipos que batem recordes no Japão e nos USA andam sempre com a pressão no máximo, eu não era capaz.

O que achei giro de uma forma estranha foi ter reparado logo que o carro não tinha o mesmo comportamento, se bem que levei tempo a mais a perceber o que era (foram precisos 3 dias a matar a cabeça)! Angry

Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
Clube 1000 km
SystemAdministrator

No outro dia que fui aumentar a pressão dos pneus não fiquei descansado porque a mangueira da máquina estava toda rôta.

Desconfiei que não tinha ficado muito bem medida a pressão. Então ontem fui devagarinho (para não aquecer muito os pneu) à procura de outra bomba mais próxima para verificar. É impressionante como quase todas as bombas estão com as máquinas de pressão de ar avariadas ou com mangueiras rôtas!

Lá tive de ir até à Repsol do estádio da luz e lá me safei, de facto a pressão tinha ficado abaixo dos 48F/46T. Agora sim, o carro comporta-se como deve ser! Cool

Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
Clube 1000 km
SystemAdministrator

Finalmente ontem consegui descer o consumo médio deste depósito para 4.5 depois de ter andado em marcha de urgência com a pata a fundo logo nos primeiros 200kms e ter subido o consumo para 5 litros.

Foi só nos 250km que consegui baixar para os 4.9 e depois foi baixar 0.1 por dia até aos 4.7 mas baixar para os 4.6 e depois para os 4.5 foi um custo, os kms já se acumulam e o peso de cada viagem é cada vez mais diluído.

Estou com cerca de 850km e tenho salvo erro 2 pontos ou 3 no manómetro do tanque. Vamos a ver se ao menos passo dos 1000km ou será uma vergonha Embarrassed

Entretanto quando andei a fundo durante alguns kms, como já vinha em marcha de urgência dentro do circuito urbano a bateria já não vinha grande coisa quando entrei na AE. Em alguns minutos a bateria foi ao rôxo, e pela primeira vez testemunhei a falta de potência quando estamos sem bateria.

A verdade é que nunca tinha andado assim, e o carro portou-se lindamente, mas quando tive de baixar de 180 para 140 porque um tipo não me viu chegar, apesar de sinais de luzes, 4 piscas, buzinas e sei lá o quê, já foi complicado subir dos 140 para os 180 novamente.

Portou-se como um 1500 normal, o que já não estou habituado, foi uma sensação de falta de estaleca óbvia. Claramente o Prius não foi feito para andar sempre a esgalhar com o pé no fundo tanto tempo. Faz lembrar o teste estúpido com o M3.

Spritmonitor.de

Page 1 of 9 (90 items) 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS

Google
Copyright 2008 Prius-PT.com