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Porque não aposta a Toyota nos EVs?

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Telmo Salgado replied on 12 Sep 2017 11:22

Eles virão, é cada vez mais claro nos discursos:

In   http://newsroom.toyota.eu/2017-toyota-frankfurt-speech/

Hybrid is not a single solution rather a flexible powertrain architecture that can be adapted to suit different customer needs and driving scenarios.

For example, our Prius plug-in hybrid is based on our full hybrid vehicle architecture, but with a more powerful battery and with the addition of a mechanism for external charging. And by replacing the internal combustion engine of a full hybrid vehicle with a hydrogen fuel cell stack, you have a zero emission car, like our Toyota Mirai.

Even our future battery electric vehicles will be based on the same architecture, where you have an electric motor directly powered by a higher capacity battery.

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José Marques replied on 2 Oct 2017 22:29

João Prates:

Esperemos que a Tesla GigaFactory venha mudar para melhor estas perspectivas ao reduzir significativamente o custo das baterias.

Eu tenho muito apreço pela atitude do Elon Musk. Desde o ano de criação (2003), a Tesla nunca apresentou lucros. Como dizia um professor, "a inovação fica cara, porque fazer algo de forma eficiente significa cometer o menor número de erros possíveis, enquanto a inovação é, em si, um percurso de tentativa erro".  Também me parece que a Tesla apresenta o agora Modelo 3 com qualidade acima do seu preço porque é mesmo um forcing para massificar o uso de carros eléctricos, ainda que isso signifique não ter lucros ou estes serem mínimos. 

Por outro lado, a Tesla tem um espírito de "sustentabilidade" intrínseco a outros projetos do Elon Musk. Já as marcas como a Toyota, a Nissan e outras, não têm propriamente um milionário e a sua equipa de investidores (qual batman qual quê) para sustentar o seu desenvolvimento. As marcas comuns regem-se pelas leis do comércio, e concordo que talvez o mercado esteja agora a fazer "render o peixe" do mercado das baterias nos híbridos e nos EV, nomeadamente no aumento significativo do preço do minério de lítio.

A nível Europeu começam-se a esboçar leis cada vez mais rígidas para os carros a diesel nas grandes cidades, e há já propostas em discussão de limitar/cessar a produção de carros a diesel num futuro não muito longe. Acho que é essa a tendência do mercado a médio/longo prazo, isto nos países mais desenvolvidos naturalmente. Os países em desenvolvimento têm outras prioridades imediatas (como sobrevivência!) antes de se preocuparem em não viverem do petróleo.

Parece-me que só com uma mudança de mentalidades e de LEGISLAÇÂO mais "pró-ambiente" é que o mercado evolui em massa. 

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Afonso H replied on 3 Oct 2017 0:16

José Marques:
Eu tenho muito apreço pela atitude do Elon Musk.

Pois eu também admiro o Elon Musk. E compreendo-o perfeitamente. Mas por isso mesmo, também sou bastante critico em relação a Tesla.

Por acaso somos quase da mesma idade, ambos lemos muitos livros de Ficção Cientifica ( claramente os mesmos) e ambos em miúdos imaginamos um futuro de foguetões e carros elétricos.     Admiro-o por ter conseguido concretizar os sonhos de miúdo.

Aqui no forum sou a voz critica da Tesla.  Talvez a única.  Na pratica estou sempre a beira do abismo.  Smile

E a principal razão prende-se com o sistema de "condução autónoma". Nada tenho contra os carros. Mas também não me seduzem.

É inaceitável que o Elon tenha lançado para a via pública o sistema num estado tão primitivo de desenvolvimento.  Deve-se ter distraído com os foguetões e confiou a tarefa às pessoas erradas, só pode.

Felizmente, parece que agora estão no caminho certo...   estão a desenvolver um sistema como ele sempre deveria ter sido.  

José Marques:
Parece-me que só com uma mudança de mentalidades e de LEGISLAÇÂO mais "pró-ambiente" é que o mercado evolui em massa

Nesse ponto concordo. Mas não serão certamente meia dúzia de carros de luxo que vão salvar o planeta.

 

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Telmo Salgado replied on 10 Oct 2017 19:42

https://insideevs.com/toyota-says-mass-ev-production-to-begin-in-china-for-2019/

“We are going to introduce EVs in China with a few years. However, we don’t talk about any future product plans.” – Toyota spokesman Ryo Sakai

 

De acordo com o articulista, a Toyota deverá mesmo avançar devido à quota mínima de 10% necessária para manter as operações neste importante mercado.

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No site chinês está este Leahead, resultado da colaboração com a Guangzhou:

https://www.gac-toyota.com.cn/vehicles/leahead

Mas ainda como concept, pelo que talvez comecem por aqui...

Alguma informação "antiga": https://carnewschina.com/2015/10/12/spy-shots-guangzhou-toyota-leahead-i1-ev-for-china/

 

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Pedro Tiago replied on 12 Oct 2017 15:39

Afonso H:
Aqui no forum sou a voz critica da Tesla.  Talvez a única.  Na pratica estou sempre a beira do abismo.  Smile

Como outra "voz" aqui do burgo tenho de discordar, aliás discordo com muito do que escreve, às vezes por linhas e mais linhas que me levam a deixar de ter interesse em certos tópicos, mas estará no seu direito.

Há certas opiniões que já tinha prometido a mim mesmo não comentar, mas se há aspectos nos quais este forum marca a diferença, uma delas é que todos (ou praticamente todos) somos críticos! em relação a tudo! Chamar a si o título de critico oficial da Tesla é estar a menosprezar a capacidade de análise e sentido critico dos demais, como se fossemos todos seguidores cegos de uma seita qualquer...

A diferença é que os outros fazem criticas objectivas, factuais, fundamentadas... Mesmo em relação à Toyota, somos os primeiros a criticar... tanto para o mal, como para o bem.

Por exemplo:

Afonso H:
E a principal razão prende-se com o sistema de "condução autónoma"

Qual "condução autónoma"? a utilização das aspas é para parafrasear quem?

 

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Telmo Salgado replied on 3 Nov 2017 14:09

http://news.mit.edu/2017/solid-electrolyte-improving-rechargeable-lithium-batteries-0713

Pois, o desenvolvimento dos materiais para a bateria com eletrólito sólido ainda está em curso...

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http://newsroom.toyota.co.jp/en/detail/19793382/

Toyota Accelerates Electrification Initiatives in China

Rolling Out Electric Vehicle in 2020 and Expanding Scope of Fuel Cell Vehicle Feasibility Study to Include Commercial Vehicles

Guangzhou, China, November 17, 2017―Toyota Motor Corporation (Toyota) announced today that it will be rolling out an electric vehicle under the Toyota brand in the Chinese market in 2020, and that the scope of a fuel-cell vehicle feasibility study will be expanded to cover commercial vehicles such as buses.

For years, Toyota has developed China-made hybrid units and expects to sell a total of approximately 100,000 units of the Corolla Hybrid and Levin Hybrid models in 2017, both of which feature domestically-produced hybrid units.

In addition, development of plug-in hybrid variants of the Corolla and Levin is underway in preparation for their rollout. "We will use the technology we have nurtured in hybrid electrification to carry out extensive development of new energy vehicles*1 as required by China," said Senior Managing Officer and CEO of the China Region, Hiroji Onishi.

Recently, the TMEC*2 Hydrogen Station has been completed for fuel cell vehicles, and verification is being carried out under a three-year plan from October using two Mirai vehicles. Toyota will also study and evaluate the feasibility of using commercial vehicles, such as buses, in China to explore the potential usage of fuel cell technology. Fuel cell buses have already been introduced in Japan and a feasibility study on potential usage of fuel cell technology in heavy-duty trucks in the U.S. are ongoing. Toyota is also proceeding with demonstration tests of fuel-cell vehicles with Mirai in countries such as Australia, the U.A.E., and Canada. Ultimately, Toyota aims to achieve a hydrogen-based society through verification under a range of environments.

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http://newsroom.toyota.co.jp/en/detail/19809436/

Toyota and Suzuki Conclude Memorandum on EV Introduction in India

Toyota Motor Corporation (Toyota) and Suzuki Motor Corporation (Suzuki) have concluded a memorandum of understanding (MOU) on moving forward in considering a cooperative structure for introducing electric vehicles (EVs) in the Indian market in around 2020.

 

Duma assentada a Toyota está a comunicar o seu empenho na produção de EV em 2 dos países com maior volume de mercado!!

Pena é a data tardia, mas do hábito de "segurança" e "conservadorismo" não restam dúvidas, isto vai mesmo acontecer! Smile

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Rui Cruz replied on 25 Nov 2017 0:23

 

BOA NOITE AMIGO JOÃO PRATES

Ao ler todos os post`s aqui colocados, fiquei com a impressão de que consideram que a TOYOTA se está a deixar ultrapassar por todos aqueles construtores que apostam no carro eléctrico dependente de acumulação de energia eléctrica em baterias, os designados EV´s. Pois, considero que a TOYOTA segue uma estratégia correcta, quando define que o futuro da locomoção é eléctrica, sim, mas cuja electricidade seja produzida por fuel células de hidrogénio, instaladas no próprio veículo, seja ele o automóvel, avião, ou outro do tipo daqueles que conhecemos até hoje.Por isso, concordo com tudo que afirma, mas principalmente, no que refere nos seus subtítulos:

A Toyota acredita que os EVs fazem sentido apenas para ambientes urbanos.

O abastecimento de EVs em estrada não é escalável.

Mas, reforço ainda o seguinte; por mais progressos que se façam nas baterias, em que se consigam maiores quantidades de energia eléctrica armazenada, ou seja, maior densidade eléctrica, maiores intensidades de carga, o que quer dizer, mais rapidez de carregamento e, que ainda se consiga tudo isto, também com uma enorme redução de custos, não nos podemos esquecer que uma bateria, é um acumulador de energia eléctrica, não é um gerador de energia, não produz electricidade, apenas guarda, acumula. Logo, para a carregarmos, precisamos de produzir essa energia e, transportá-la até ela. Mas se para além disso, ainda a queremos carregar tão rápido como o tempo que levamos a abastecer um actual veículo de combustão interna, para que o BEV seja na íntegra um substituto dos actuais veículos a combustão interna, então, temos que ter carregadores com potências muito elevadas, que forneçam intensidades na ordem de centenas e, até milhares de amperes. O que exige, para além da criação dessas infraestruturas e respectivos investimentos nos diversos locais de carregamento, exige também alterações na rede eléctrica nacional, que vão desde, as subestações de distribuição e transporte de energia eléctrica, às centrais de produção. Pois, isto traz investimentos elevadíssimos, que nenhuma empresa ou Estado se compromete em realizar, porque economicamente é insustentável.

Como tal, a TOYOTA concluiu que a criação das infraestruturas de produção de hidrogénio, sua distribuição e postos de abastecimento, são de menor impacto económico e ambiental que as alterações exigidas nas redes eléctricas dos diversos países. Pois, como se sabe, toda a gente quer produção de energia eléctrica limpa, não se quer centrais térmicas e muito menos nucleares, mas com as eólicas não se conseguem potências estabilizadas, constantes e, as fotovoltaicas são de pouca potência.

Para além de neste momento, algum hidrogénio produzido em certas indústrias não esteja a ser aproveitado, o que passaria a ser. Portanto, é necessário é investir na produção e, criação de rede de distribuição de hidrogénio e, não no aumento de produção de electricidade, que sabemos o que isso significa em termos ambientais.

Na realidade os BEV são eficazes nos centros urbanos, em pequenos percursos, cujas baterias são de pequena capacidade de armazenamento e, portanto de carregamento relativamente rápido com as intensidades que dispomos em nossas casas e, em viaturas pequenas. Para grandes distâncias e veículos de tamanho familiar, são somente eficazes os FC a hidrogénio. São estes os motivos que levam a TOYOTA em não apostar numa tecnologia que não tem futuro a longo prazo, apenas serve a alguns construtores para equilibrarem o impacto nos seus lucros com a produção de CO2 pelos seus veículos de combustão e, também markting, imagem etc.

Não me quero alongar mais, até breve.

 

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