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Porque não aposta a Toyota nos EVs?

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Miguel Ramos replied on 21 Mar 2018 23:43

A VW é um gigante, e tem de assegurar um fornecimento gigante de baterias também. Eu interpreto essa notícia de outra maneira. Sabemos bem que em 2018 se vão vender se calhar o dobro dos EVs que em 2017, em 2019 outra vez o dobro, e em 2020 se calhar triplica. O fornecimento da VW tem de estar preparado para esses números. Está na altura de começarem a arranjar sítio para as fábricas, contratar pessoal especializado, etc...

A VW assegura um fornecimento que representa mais de metade do volume de vendas da LG. Mas até 2019, ainda há tempo de se fazerem mais contratos. Quando lá chegarmos, vemos. Sim, eu sei que a VW é sempre um sucesso de vendas e vai vender bem e adaptar o fornecimento às vendas que vai ter.

Mas quando as empresas fazem grandes desenvolvimentos, não o fazem em silêncio, gabam-se disso, tanto quanto possível (com pertinência). É o que vemos que a Toyota fez com o Mirai. É o que vemos a Toyota fazer com as baterias de estado sólido. Vemos a Toyota gabar-se também nos motores, que reduz a utilização de metais raros. Vemos a notícia da Toyota criar uma nova joint-venture e passar para lá 500 engenheiros para trabalhar em carros eléctricos.

Sabemos que uma parte importante da tecnologia num EV está na bateria. Que motores eléctricos têm tido desenvolvimento contínuo sempre, mandam-se fabricar com as especificações que se quiser, e são muito eficientes. A bateria é o problema. A BMW vai buscar fora a bateria, mas desenvolveu um óptimo TMS, e gaba-se disso, faz sair whitepapers a explicar como o TMS é melhor que os outros. E sabemos como isso é tão importante, veja-se o Leaf!

A Tesla... gaba-se de tudo. Faz tanto desenvolvimento que até dá acesso livre aos desenvolvimentos patenteados...

Onde está a VW? Vai lançar um carro incrível em 2019, o ID. Bem... a começar a produção em Novembro, que é como quem diz 2020 (tal como o Leaf de 2018). Agora é que é, finalmente! Este vai ter autonomia de 600km! Bem... entre 600km e 400km. NEDC, estão a ver? 400km NEDC como o Zoe... Vai ser um carro óptimo para a família, vai ter o espaço interior de um Passat. Passat? A sério? Visto de fora ninguém diria...

Ok, com a ajuda dos jornalistas e não só vai vender bem. Mas que tecnologia está ali afinal que vá realmente fazer uma diferença? ... Da bateria, BMS, TMS, não vamos saber, a LG ainda agora deve ter iniciado o projecto. Mas a VW está mesmo na crista da onda, o novo ID vai ter condução autónoma! Sabemos que todos os construtores estão nessa, mas uma notícia dessas vinda da VW significa que este vai mesmo ser comercializado. Em 2025. Nas calendas de 2025... (faltam 7 anos, ainda falta bastante para iniciar o projecto industrial). Até a Hyundai já apresentou um Ioniq autónomo.

Então, o que há realmente de excitante nas notícias acerca da VW?

Sinceramente, acho que quando a Toyota se gaba, gaba-se de alguma coisa realmente para a frente.

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Se a LG está na cadeia de produção da maior parte dos constutores, ser o maior contratante faz da VW lider?...

Percebo a teoria mas na prática temos um seguidismo, com zero de inovação e desenvolvimento. Se esta é a receita para ser líder, peca por uma vontade que se expressa em números e contratos somente. Se a LG de repente não estiver na vanguarda tecnológica ou se não conseguir reduzir o preço por kwh...lá se vai o colosso...

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O mais eficente e genial EV, com mais ou menos avanços, se não tiver capacidade de produção não nos vale de nada. A cadeia de fornecimento é crucial para quem queira vender em quantidade, e um produto disponível em quantidade a um preço análogo ao de um convencional é o alvo correto que a VW alega querer atingir. Não precisa de inovar nada, apenas precisa de fazer um carro bem construído a um preço adequado, e para isso é preciso garantir fornecedores. É isso que não se vê noutros construtores, e de bons carros produzidos a conta-gotas já estamos cansados.

Para mim neste momento decorrem 2 grandes desafios industriais: do lado da Tesla, a produção de um carro premium/desportivo de segmento médio, com preço comparável à concorrência fumarenta (40-50 k€);  do lado da VW, na produção de um segmento C banal mas bem construído e com autonomia razoável, ao preço de um convencional equivalente (25-30 k€), para vender não aos milhares mas às centenas de milhar.

Daqui a 1 ano já deve estar mais clara a evolução das coisas, e se outros players se vão intrometer/aparecer. O único grupo a aparecer com boas propostas é a Hyundai/Kia, mas para já está a falhar muito em escalar a produção.

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Telmo Salgado:

Se a LG está na cadeia de produção da maior parte dos constutores, ser o maior contratante faz da VW lider?...

Percebo a teoria mas na prática temos um seguidismo, com zero de inovação e desenvolvimento. Se esta é a receita para ser líder, peca por uma vontade que se expressa em números e contratos somente. Se a LG de repente não estiver na vanguarda tecnológica ou se não conseguir reduzir o preço por kwh...lá se vai o colosso...

Pois, a tecnologia pode dar um salto de repente, é certo, mas não ter contratos nenhuns significa não ter baterias para meter nos carros...ou ter de construir fábricas próprias...o que demora vários anos. Escalar produção para conseguir preços equivalentes aos de um convencional também é inovação...

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Luis Neves:

Daqui a 1 ano já deve estar mais clara a evolução das coisas, e se outros players se vão intrometer/aparecer. O único grupo a aparecer com boas propostas é a Hyundai/Kia, mas para já está a falhar muito em escalar a produção.

Estão todos. É muito diferente trabalhar num mercado em que se vende o mesmo número de carros todos os anos e noutro mercado em que a produção duplica ou mais de um ano para o outro. Os riscos são grandes. 

Quanto à bateria/BMS/TMS... pode ser visto como um fornecedor, mas também pode ser visto como a componente de maior valor acrescentado do carro, onde está a tecnologia de ponta, o coração do carro. E por esta via, não seria de espantar um dia ouvir a notícia que a VW foi comprada pela LG Chem.... (recordem a indústria dos computadores, onde foi sempre o pequenino a comprar o grande).

Pode ter sucesso, mas a Europa precisava que houvesse um grande construtor a desenvolver EVs cá não só para os próximos 10 anos, mas também para os próximos 20, próximos 50, etc. (Como vemos fazer a Toyota). E a VW, com presença em todos os países europeus, estaria na posição ideal para liderar este desenvolvimento.

Uma vez mais, os responsáveis da Toyota têm uma estratégia para o curto e o longo prazo. Na VW... parece que os seus executivos não precisam de ter uma estratégia muito longa, porque sabem que não conseguem roubar aqueles bónus por muito mais anos.

EDIT: Já a BMW, de quem eu não gostava nada, já anunciou estar também a trabalhar em baterias do estado sólido.

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William Esteves replied on 29 Jul 2018 22:15

"as well as new Battery Electric Vehicles (BEV) "

Cada vez me parece mais oficial a Toyota finalmente começar a dar passos no sentido que todos nós queremos, BEV's! Infelizmente só para 2020, veremos se têm realmente know-how para aproximar à Tesla, ou pelo menos equiparar ao grupo KIA/HYUNDAI (aqui está algo que nunca esperei dizer).

 

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William Esteves:

... equiparar ao grupo KIA/HYUNDAI (aqui está algo que nunca esperei dizer).

Smile A marca que mais claramente tem a Toyota como modelo. Facto que aliás abona a favor da Hyundai.

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Numa apresentação aos investidores aquando da recente comunicação de resultados do trimeste Abr-Mai-Jun 2018, a eletrificação surge como elemento de resposta para o que eles referem como Once-in-a-century  transformational period for Cars

https://www.toyota-global.com/pages/contents/investors/financial_result/2019/pdf/q1/competitiveness.pdf

Teremos seguramente muitos mais híbridos no futuro, mas na minha leitura a eletrificação posta desta forma passa pelos PHV e BEV, para não falar nos FCEV. E sendo os resultados bons na atualidade, é hora da Toyota investir, já que identificou ser uma das respostas para o problema da mudança de mercado e regulamentos, a tal transformação necessária para a competividade.

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William Esteves replied on 4 Sep 2018 16:26

E recentemente houve declarações que apontam como limite de 2025 para termos no mercado Lexus BEV, com gama totalmente eletrificada (HV incluídos).

Interessante está também no H2, estará a ser colocado de parte?

Fonte: https://www.motoring.com.au/lexus-delivers-electric-shock-114428/  (À moderação, estou com dificuldades em adicionar link da forma correta)

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Penso que o H2 ficará em espera, mas não o excluem porque de facto é um carro "eletrificado"...

Estas notícias são boas, pecando naturalmente pelo atraso que demonstram em relação a outras marcas de luxo.

Wink

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