Lembram-se desta idiotice dita pela Toyota USA (Craig Scott) em 2014?
Depois para disfarçar disse que afinal só queria dizer que não havia mercado... não havia número...
Pois toma lá morangos, situação actual, números de 2018:
According to a report issued by the California New Car Dealers Association (CNCDA), Tesla was the number one selling alternative powertrain brand in 2018, representing 29.3% of the total market share. That number includes hybrids, plug-in hybrids, and fuel cell vehicles. When the numbers are limited to battery electric-only vehicle sales, the Model 3 then claims 55% of sales – 51,300 of the total 92,447 sold in 2018.
E reparem neste pequeno ENORME pormenor:
Second place for alternative powertrain vehicles in California went to Toyota for the Prius hybrid at 19,366 cars sold; 13,415 for the Prius plug-in hybrid.
Portanto temos em 2018 um modelo apenas (Tesla Model 3) a vender MAIS que o Toyota Prius regular (4G), a vender MAIS que o Toyota Prius PHV, e espanto dos espantos, a vender MAIS QUE OS 2 MODELOS JUNTOS!!!
Bom, quando um modelo sozinho vende num ano mais de 50.000 carros, e o segundo lugar nem aos 20.000 chega... e o terceiro nem aos 14.000 chega, pagava para ver agora a cara de pau do Sr. Craig Scott!!!
Primeiro não era rentável, depois ninguém queria, depois não havia mercado... agora a desculpa é que não há baterias... com desculpas cada vez mais estapafúrdias!!!
Toyota Has a Curious Justification for Not Selling Any EVs (Yet)
Ideia parva: E que tal se tivessem apostado numa ou duas fábricas de baterias, tivessem feito a parceria que só agora foi feita com a Panasonic, logo lá atrás quando toda a gente avisou que o caminho eram as baterias enquanto teimavam no fuel cell?
Ah pois... é que se o tivessem feito, se calhar hoje poderiam estar a produzir e vender milhões de EVs... ou lá perto... 30.000 é que não era com certeza, porque mais que isso consegue a pequena Tesla só no ano de 2018 para um único modelo!
Toyota Prius 3G PHV Toyota Prius 4G PHV
Cabos de carregamento, EVSE seguros e inteligentes, Wall chargers, instalações chave-na-mão, fotovoltaico auto-consumo
Cada vez mais chego à conclusão que não adianta esperar por um Toyota BEV...
E já nem peço muito, um eGolf, um Ioniq!!! Nem era precisa um Kauai ou um Model 3!
Acreditem que me entristece não ter sequer a hipótese de sequer considerar a marca que tanto me move, a marca onde me deu muitas boas recordações (Desde que me lembre sempre andamos de Toyota, um Corolla mk5 DX, um Corolla AE92, um Avensis T22 (o meu carro atual), um Auris HSD...)
1999 Avensis T22 (3S-FE)
A estratégia da Toyota pode estar errada, mas eu apoio! Por estar um passo à frente, pode dar-se mal!
Na prática para meu uso pessoal, o híbrido faz todo o sentido! Não iria comprar EV, pois tentamos ter somente (não é fácil) uma única viatura na família.
A minha "esperança" é que quando chegar a hora da troca da bateria do híbrido, esta já tenha evoluído tal, que com o mesmo tamanho consiga retirar mais proveito na sua carga e com o dobro da capacidade!
José Sebastião :A estratégia da Toyota pode estar errada, mas eu apoio!
Apoias uma coisa errada!?!? Não percebi.
Ou apoias porque achas correcta, ou não apoias, agora apoiar uma coisa que achas errada, não faz qualquer sentido.
José Sebastião :Não iria comprar EV, pois tentamos ter somente (não é fácil) uma única viatura na família.
Certo, 100% justo e razoável, são escolhas pessoais que ninguém pode criticar.
Não quer dizer que toda a gente funcione assim, ou que não há quem consiga perfeitamente ter apenas 1 carro e esse carro ser um EV.
Se eu poupar o suficiente com um EV para pagar um ou dois (forma de falar) aluguer por ano de um ICE, que seja, o conforto é outro!
História verídica:
Ontem a caminho de um cliente em Coimbra ligou-me um cliente extasiado só para partilhar a sua alegria de ter recebido o seu Model 3.
Esse indivíduo faz 6.000 km por mês, não faças confusão, e segundo ele é quase tudo na A23, que é sobe e desce sem parar.
No relato dele mencionou 2 coisas entre outras que achei brutais:
1) Só em combustível poupa 400 Eur mensais!
2) Com o Model 3 LR já percebeu que mesmo andando a 150 km/h tem sempre autonomia para mais de 300 km!
Escusado será dizer que a rolar a 120 km/h faz muito mais.
Tendo a rede de superchargers da Tesla, e posto de carregamento no trabalho e/ou casa, para que raio precisa este homem de outro carro?
Outros clientes têm Nissan Leaf, mais lento a carregar, mas fazem maioritáriamente cidade e extra-urbano, não se chateiam nas poucas vezes que fazem auto-estrada de ter de parar 1 vez para carregar. Outros têm BMW i3 REX, e esses nem parar precisam...
A menos que faças percursos muito longos de várias centenas largas de kms por dia com um EV de fraca autonomia, não há motivo algum para não poder ter um EV como carro único.
Eu pelo trabalho que tenho, e por andar precisamente por locais sem carregadores, preciso de um PHV, mas eu estou longe de ser a média.
As pessoas gostam muito de dizer que não compram EVs porque só podem ter um carro, porque não podem viajar com um EV... bullshit.
Os que realmente têm essa situação são se calhar 10 ou 20% e já estou a ser generoso. Mas esses curiosamente nem PHV compram... pois...
Just my 2 cents.
lá em casa temos de ter 2 carros porque trabalhamos a cerca de 50km de distância um do outro e optámos por morar numa localidade intermédia.
temos um elétrico e um híbrido só porque não tenho €€€ para comprar outro elétrico. mas assim que tiver disponibilidade financeira para comprar outro elétrico avanço para isso.
Auris HSD TS Exclusive 2014 - http://prius-pt.com/cafe/forums/t/7579.aspx
E como é que vais fazer com as viagens mais longas?
João Prates: As pessoas gostam muito de dizer que não compram EVs porque só podem ter um carro, porque não podem viajar com um EV... bullshit.
O Rei Zoom é o melhor exemplo de todos, com os seus atuais 14kWh disponíveis nunca nos deixou apeados por motivos de bateria e tem viajado por esse Portugal a fora (basta utilizar a #ReiZoomPorPortugal )
No entanto, deixa-me ressalvar um ponto de HOJE acho critico: Possibilidade de carregamento em casa. A Mobi.e funciona, mas....
Bruno R. Almeida
PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)
Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km
João Prates: E como é que vais fazer com as viagens mais longas?
para termos 2 carros elétricos 1 deles terá de ter 300km de autonomia no mínimo. a minha esposa trabalha num serviço que realiza urgências de prevenção à noite e fim de semana e pode ser chamada 3 ou 4 vezes a um sábado/domingo e precisa de ter bateria para isso.
por isso, no máximo, uma viagem longa obrigaria a uma paragem (nunca andei mais de 500km num dia). não chateia nada. também nunca iria fazer 500km sem parar 30min a descansar.
para mim o que estou a apontar será daqui por uns 3 anos comprar um Tesla model S usado com uns 4-5 anos. vamos ver como é que o LEAF se aguenta até lá. Se vir que o LEAF ainda se aguenta mais 4-5 anos vou para full eletric e vendo a Toyota Auris. se vir que a bateria do LEAF já não se aguenta esses anos todos vendo o LEAF e fico com a carrinha híbrida a fazer os percursos mais curtos. (haja carteira)
o Bruno tem razão. o mais importante é ter onde carregar em casa. No meu caso, apesar de morar num apartamento, tenho Box fechada onde cabem os dois carros.
Hugo Pardal: o Bruno tem razão. o mais importante é ter onde carregar em casa. No meu caso, apesar de morar num apartamento, tenho Box fechada onde cabem os dois carros.
Desculpem o off-topic, mas, como é a ligação? Já tinhas ligação ao quadro do apartamento ou tiveste de fazer obras? Com que intensidade carregas, 10A?
Pelas minhas contas e com os meus percursos habituais já existem várias opções *Não-Toyota* que começam a entrar dentro da autonomia necessária a preços que contabilizando o TCO começam a ser cada vez mais uma realidade!
João Prates: José Sebastião :A estratégia da Toyota pode estar errada, mas eu apoio! Apoias uma coisa errada!?!? Não percebi. Ou apoias porque achas correcta, ou não apoias, agora apoiar uma coisa que achas errada, não faz qualquer sentido.
A estratégia da Toyota de se focar no hidrogénio, pode estar errada para utilização comum automóvel, mas eu apoio porque de certeza que irá ter múltiplas aplicações noutras áreas.