Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

DB AurisHSD BlueJean - Duarte Semedo

rated by 0 users
This post has 102 Replies | 10 Followers

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
Duarte Semedo Posted: 1 Jan 2016 16:19

Cinco anos e 2 dias depois de ter comprado o Prius 2G (usado) comprei um Auris HSD (novinho a estrear). É o primeiro carro novo que compro. Por mim o carro só era matrículado em 2016, mas como foi comprado numa campanhã fui logo informado que mal chegasse a Portugal a matrícula era pedida automaticamente pela Toyota. O Auris (carro) é a versão Exclusive + TSS + Navi e tem a cor Blue Denim. Foi justamente a cor que serviu de base para o nome de baptismo - BlueJeans. É que em novo tive umas calças de ganga (jeans) da marca Denim, e lembrei-me de fazer um pequeno trocadilho.

Este últimos dias têm sido algo agitados no trabalho e ainda praticamente nem tive tempo para "olhar" bem para a nova máquina. Só no 3º dia de o ter é que consegui ver qual era o modelo dos pneus que trás de fábrica, e no mesmo dia descobri onde ligar o ScanGauge (SG). Próxima etapa é reprogramar os códigos para mostrar a carga da bateria e o valor da corrente. Os códigos são diferentes entre o Prius 2G e Prius 3G. Estou a contar que os códigos do Prius 3G e do Auris sejam o mesmos. Pedi para me desligarem o beep repetitivo de quando está em R e alterar de 3 para 5 vezes o número de vezes que liga os piscas quando se dá um toque no manípulo, mas o electricista estava de férias, tenho que lá voltar noutro dia para estas alterações. Entretanto, na pesquisa dos novos códigos para o SG descobri que é possível desactivar os beeps da marcha-atrás, tenho que experimentar a ver se resulta.

Principais pontos positivos em relação ao Prius 2G: Mais silencioso (se bem que os pneus me parecem mais ruídosos), maior conforto a rolar (pisar mais suave, filtra melhor as irregularidades da estrada), manómetro da gasolina de ponteiro Stick out tongue, funcionalidades do computador de bordo (mais completo que o Prius 2G mas não tanto quanto o 3G Super Angry), ainda não posso tecer comentários quanto à potência do motor relativamente ao Prius, o que noto é que nos mesmos percurso/condições gira a menores rotações.

Principais pontos negativos em relação ao Prius 2G: Menos espaçoso (tanto a nível de habitáculo com de mala), quando em R as linhas apresentadas na câmara são fixas (em contra partida tem sensores à frente e atrás), pneus de maiores dimensões (225/45R17 vs 195/55R16).

Por falar em pneus fiquei um surpreendido (pela negativa) com os pneus que vêm de fábrica. Trás uns Dunlop SP Sport FastResponse (classe E no consumo e classe B na chuva), quando podia trazer uns Sport BlueResponse (classe B no consumo e classe A na chuva, ambos tem o mesmo nível de ruído 69dBa). Sinceramente não percebo a escolha, não era suposto escolher dos pneus mais económicos para este tipo de carro?!

Quanto a consumos, ainda tenho poucos quilómetros percorridos, e logo no segundo dia apanhei alguma chuva e aindei pelo centro da cidade de Lisboa, mesmo assim o consumo no CB ficou-se pelos 4,3L/100km. Entretanto a explorar os menus do carro fiz reset ao consumo Angry. No Prius 3G é possível ter um consumo para o Trip A e outro para o Trip B, no Auris isso não existe. A única coisa que tem é além do consumo médio desde que se faz reset é apresentar o consumo médio do percurso (desde que se liga o carro até o desligar).

Fiz o reset no último dia que andei com ele pouco depois de sair de casa para o trabalho, depois de quase 100 km percorridos cheguei a casa com 4,0L/100km. Não é mau, mas esperava um pouco melhor. Tenho que verificar a pressão dos pneus, mas ainda não tive oportunidade de o fazer.

Neste depósito ainda não vou conseguir aferir qual o erro do CB (porque fiz reset), por isso vai ficar para o próximo depósito. Quando me entregaram o carro a luz da reserva estava apagada, mas passados poucos quilómetros acendeu. Andei uns 15 km e fui atestar, levou pouco mais de 38L. O depósito é mais pequeno que o Prius 2G, vamos lá ver se consigo chegar aos 1000 km com o primeiro depósito. Gostava de repetir esta proeza.

Esta apresentação do meu novo carro já vai longa. Fotos ficam para uma próxima oportunidade, é que entregaram-me o carro sem o terem lavado... a meu pedido, para a próxima semana vai receber um tratamento para ficar com melhor aspecto do que quando saiu da fábrica. Wink

Spritmonitor.de Auris HSD 2015

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Que rica prenda 🎁

Desejo sorte para o novo bolide :) 

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
Clube 1300 km
Moderator
tcap-support

Muitas felicidades para o dono e família do vosso automóvel novo Duarte,

Fiquem bem e,

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Duarte Semedo:

Neste depósito ainda não vou conseguir aferir qual o erro do CB (porque fiz reset), por isso vai ficar para o próximo depósito. Quando me entregaram o carro a luz da reserva estava apagada, mas passados poucos quilómetros acendeu. Andei uns 15 km e fui atestar, levou pouco mais de 38L. O depósito é mais pequeno que o Prius 2G, vamos lá ver se consigo chegar aos 1000 km com o primeiro depósito. Gostava de repetir esta proeza.

Parabéns pela nova máquina e bons quilómetros com ele!

Esse descritivo é todo ele 3G, conta com o mesmo erro de CB e com a mesma dificuldade de atingir o objetivo. Com média global de 4,2 no CB chega-se aos 1.000 km com uma pequena folga de um par de litros no depósito, com 4,3 é mesmo mesmo no limite e só para gente muito corajosa. Angel

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
tcap-support

Muitos parabéns e boa sorte com a maquina.

Top 50 Contributor
Full Hybrid
023_Auris_Touring_Sport_2013
tcap-support

Boas,

Boa escolha.

1000 kms com um depósito......não sei não...

Parabéns

Feliz proprietário de uma Auris TS Sports 1.8 HSD

Consumption:
5,12 l/100km  (spritmonitor)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Antes de mais muitos parabéns Duarte!

Que o teu novo (literalmente) menino te traga tantas ou mais alegrias que o seu antecessor.

Luís Manuel:
1000 kms com um depósito......não sei não...

Amigo Luís Manuel, faz-se com uma perna (ou será roda?) às costas! LoL Big Smile

Top 50 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
Clube 1000 km
tcap-support

Duarte, muitos parabéns pela aquisição.

Uma rica prenda :) Big Smile

Fiz um test drive num igual ao teu e gostei bastante do carro.Yes

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
011_Prius_1G
210_Renault_Fluence
tcap-support

Parabéns e felicidades!

E nas dimensões exteriores, sentes diferença?

Não será mais largo?

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Obrigado a todos pelos vossos votos.

Já reconfigurei o SG para ter os valores do SoC da bateria e da corrente das mesma, os códigos são diferentes do 2G. Descobri é que para o 3G/Auris há muito mais variáveis para ler... fica para outra oportunidade explorar algumas delas. Já só faz 1 beep quando coloco em R. Smile

Relativamente às dimensões do Auris, apesar de ser ligeiramente mais largo que o Prius 2G nem noto esse aumento (+3,5 cm), o que faz toda diferença é menor distância entre eixos (-10 cm). O que dava uma grande ajuda eram as guias dinâmicas quando colocava em R e girava o volante, agora são fixas e ainda não conheço muito bem as dimensões do Auris. Para entrar na garagem é bem mais simples, para o tirar é que ainda não lhe apanhei o jeito... ainda viro o volante a pensar que estou com o Prius e depois falho... é que foram 5 anos a estacionar o Prius. É uma questão de tempo e hábito.

Hoje pela primeira vez o sistema TSS deu a indicação de colisão eminente, mas estava tudo sobre controlo - o carro da frente reduziu para virar para a esquerda e eu não travei pois dava para passar pela direita. Fiquei contente de ver o sistema a funcionar, pois já começava a duvidar que aquilo funcionasse, é que já o tinha tentado provocar e até agora nunca tinha dado sinais de vida, e tenho aquilo configurado para máxima sensibilidade. Wink

Spritmonitor.de Auris HSD 2015

Page 1 of 11 (103 items) 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com