Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

DB AurisHSD BlueJean - Duarte Semedo

rated by 0 users
This post has 92 Replies | 10 Followers

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
Duarte Semedo replied on 13 May 2017 12:17

Este D.B. está para aqui cheio de pó. 

O BlueJean está a menos de 100km da marca dos 30.000km. Só ainda não passou essa marca à mais tempo porque tenho andado a dar-lhe algum descanso, ando a atrasar a ida à 2.a revisão andado com o companheiro de garagem, o Honda Jazz com quase 11 anos. 

E o motivo de estar a escrever é justamente para relatar a minha experiência com o Jazz. Estou pasmado com as médias que o carro faz nas minhas mãos. Consegue fazer médias muito parecidas às do Auris, conduzindo da mesma forma, até talvez um pouco mais depressa, nos mesmos percursos (inclui algum pára-arranca) e com voltinhas à mistura. 

No último depósito consegui percorrer 937 km com 39,98L, que dá um consumo médio de 4,27 L/100km (o CB indicava 4,3L).

Notei que para o mesmo percurso o Auris indica uma distância de 49,9 km e o Jazz marca 51 km. Ou seja para o mesmo percurso o Jazz indica uma distância maior o que ajuda a baixar o consumo médio, mas fazendo a correcção o consumo passa para os 4,37 L/100km, que continua a ser excelente. 

Claro que o Jazz não tem o conforto do Auris, mas que consegue fazer boas médias, isso não há dúvidas. O consumo anunciado para extra-urbano é de 4,7L, e a média ponderada é de 5,5L. Tenho pena de não conseguir fazer consumos mais baixos dos anunciados para o Auris. 

Spritmonitor.de Auris HSD 2015

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
023_Auris_Touring_Sport_2013
tcap-support

Bom post Duarte. Tenho uma certa dúvida entre o Jazz e o Yaris (HSD ou gasolina) para a minha esposa quando o Astra H entregar a alma ao criador. Tem atualmente 11 anos e meio e 125k km. E resiste... 

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 15 May 2017 9:23

Na minha opinião é azar.Os carros são optimizados para cenários específicos.O caso mais simples é o motor de baixa cilindrada, com menos peso e menos inércia, mais económico na cidade, e o de alta cilindrada, mais económico em AE.

O Jazz tem um óptimo desempenho no teu percurso diário. É azar que nesse percurso o Auris não ganhe.

Eu conheço bem o problema da comparação absoluta com um citadino. Eu tenho um C1 com motor 1000 de três cilindros, do mais económico que há. Os meus pais têm um Mitsubishi Colt de 1100 e também 3 cilindros com start&stop, super económico, do tipo do Jazz, um segmento B mais longo, que dá muito espaço para os passageiros, excelente carro familiar.

Também tenho um percurso em que nem o Yaris HSD ganhava significativamente​ ao C1. É a N118, velocidades entre os 50 e os 90, médias nos 56. O Yaris fazia 4.1 mas o C1 já fazia 4.3 (medido na bomba, o C1 não tem CB).Porém, quando ia para a AE, o C1 fazia para cima de 7, e eu até com o Prius+ faço sempre abaixo de 6.

Tenho a certeza que​ o Jazz não vai ganhar ao Auris em AE. Provavelmente também não se o percurso for mais cidade, com mais semáforos e engarrafamentos.O Auris fará depósitos inteiros nos 3.5 em casos tipo N125 e o Jazz continuará nos 4.2.

A verdade, e o spritmonitor não mente, é que eu com o Yaris fiz uma média 0.5 abaixo do C1, um dos citadinos mais económicos que há, e mesmo com o Prius+, um carro enorme, ganho.

O problema é que queremos ganhar sempre e comparamo-nos sempre ao melhor em cada percurso.

Mas com o Auris tens a eficiência de um +2L em AE, comparas-te aos melhores citadinos em sub-urbano, se entrares na baixa de Lisboa ganhas com folga a qualquer carro, assim como nalguns percursos especiais (N125, montanha a baixa velocidade, etc).

Não é melhor?

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 50 Contributor
Full Hybrid
000_Flint
tcap-support

Grande post Miguel Ramos.

É curioso ler que é dificl fazer os consumos anunciados pelo Auris HSD e até pelo Yaris em que meti conversa com a proprietária de um e me disse que faz "media de 5" e que esperava menos.

Remember that while it is perfectly acceptable to criticize the content of a post - criticizing the poster is not.
Mean spirited, nasty, snide, sarcastic, hateful, and rude individuals don't warrant or deserve my acknowledgement or respect.

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Os consumos anunciados são num percurso "virtual", com a duração de 20 e tal minutos, feito em passadeira rolante, com velocidades e acelerações relativamente baixas e que não tem declives. Tem a ver com aquela aceleração, aquela velocidade. Outra velocidade, outras acelerações, declives vão dar outro consumo. Tudo depende do percurso!

Há um percurso em que eu faço sistematicamente 3,2l/100 a uma velocidade média de ~50km/h (com máxima de 90km/h), que é a N125 de Faro a VRSA. Faço tanto com o Prius+ como fazia com o Yaris. É bem inferior ao consumo anunciado. Especulamos que seja não só pelo andamento tranquilo, mas por causa das colinas.

Mas não posso estar à espera de ir para uma cidade real, com engarrafamentos reais e fazer melhor que o consumo do NEDC em "cidade".

Faz média de 5 com o Yaris? Aproximadamente é isso. Eu anotei todos os abastecimentos que fiz com o Yaris e tive uma média global de 4,6 (e os pneus de origem eram maus para o consumo). É mau? É o carro a gasolina mais económico que existe, com média global de 4,8 no spritmonitor, e dos mais eficientes em CO2/km.

https://www.spritmonitor.de/en/evaluation/economic_models.html

https://www.spritmonitor.de/en/evaluation/co2_efficient_cars.html

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Média de 5 é mau? O problema é compararmos as médias reais do Yaris com as anunciadas, ou com "records" de outros carros. O meu pai também me mostrou uma factura de gasolina a provar que tinha feito 5.14 com o Mitsubishi Colt. Mas ele fez essa média numa viagem por estrada nacional, não dá para comparar com a minha média global.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 50 Contributor
Full Hybrid
000_Flint
tcap-support

Companheiros, eu apenas relatei o que ela me disse. Quel esperava menos consumos.

Remember that while it is perfectly acceptable to criticize the content of a post - criticizing the poster is not.
Mean spirited, nasty, snide, sarcastic, hateful, and rude individuals don't warrant or deserve my acknowledgement or respect.

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support
José Rosado replied on 17 May 2017 21:40

Pois, pois.. quando elas deixarem de tratar o acelerador como um pedal com apenas duas posições (on/off), que venham então queixarem​-se dos consumos...Devil

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 17 May 2017 21:51

Bingo, tenho disso nas minhas "imediações"...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Tenho-me esquecido de relatar a última revisão do BlueJean (em finais do passado mês de julho Embarrassed). Foi a revisão dos 30.000 km. 

Queixei-me de barulhos na zona das portas, mais concretamente da vibração do forro da porta. O chefe da oficina foi dar uma volta comigo para verificar os tais barulhos, e a conclusão é que tem a ver com as molas de fixação das portas, mas não há nada a fazer... o mais estranho é que o carro raramente está parado ao sol. Dorme em garagem e no trabalho também estaciono em garagem.

Num carro tão silencioso é irritante o barulho, já ganhei o hábito de andar com o cotovelo encostado ao forro para evitar que vibre. Tenho que arranjar outra solução, mas ainda não tive tempo. Estou a pensar tirar a forra e arranjar um tipo de fita isolante para colocar entre a porta e a forra.

Durante a volta que dei com o chefe da oficina, com ele a conduzir, disse que eu era um campeão nos consumos. O carro estava na altura com um consumo acumulado de 3,9L/100km. 

Actualmente ando a fezer piores consumos, mudei de local de trabalho. Mas compensa, agora estou bem mais perto de casa. Ando a fazer metade dos quilómetros por dia. O aumento no consumo foi de +10%. 

Spritmonitor.de Auris HSD 2015

Page 9 of 10 (93 items) « First ... < Previous 6 7 8 9 10 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com
Powered by Community Server (Non-Commercial Edition), by Telligent Systems