Prius-PT
Comunidade de proprietários e amigos do Toyota Prius
._.

Prius importado dos estates

rated by 0 users
This post has 22 Replies | 4 Followers

Olá Gabriela, bemvinda!

Eu comprei o meu Prius no estrangeiro, mais precisamente na Alemanha, e comprei-o usado, com um ano.
O facto de ter sido comprado na Europa faz com que as coisas sejam um pouco diferentes de importar o carro dos EUA, mas as diferenças não são muitas...

Quem tratou da importação foi uma pessoa do meu conhecimento que tem experiência na matéria, e sabe-se mexer bem neste meio.
Por isso esperei pouco mais de uma semana desde que o carro saiu da Alemanha até o ter nas mãos.
Mas para quem não tem experiência no assunto, o processo todo é obviamente mais moroso, por se andar um pouco "às voltas" para perceber o que se tem que fazer.

De qualquer maneira, posso-te adiantar que se não incluir o valor do transporte do carro (já que para trazê-lo da Alemanha é um bocadinho Smile diferente de trazê-lo dos EUA), gastei cerca de 500€ em despesas, que incluiram a inspecção, a homolgação que foi pedida à Toyota, e outras papeladas. Não faço ideia dos custos do processo de homolgação e transformação do Prius vindo dos EUA, mas mandava um email para a Toyota Portugal a pedir informações...
Não paguei na altura o selo, já que o carro é de Fevereiro, por isso só paguei nesse mês do ano seguinte.

Quanto ao IVA, deve ser pago na origem se isso for compensador, o que normalmente é.
No meu caso o IVA na Alemanha era de 16%, e cá era de 21% (agora passou para 20%).
Assim, o IVA foi pago lá, e mediante a apresentação de documento que comprovou esse pagamento lá, não tive de pagar o IVA cá.
Ou seja, não tive de o pagar na Alemanha e depois pagar 21% cá, e posteriormente ir à Alemanha pedir o reembolso do IVA (bitte!), tive apenas de comprovar que já o tinha pago lá.
Aliás, a ideia de o pagar 2 vezes parece-me absurda! Não foi isso que me aconteceu, conheço mais casos de gente que importou carros e nunca ouvi falar de pagar o IVA 2 vezes, para receber um reembolso depois.

Em relação ao ISV, para um Prius novo fica em pouco menos de 1020€, pelos meus cálculos.
Deves ler bem este site: http://www.dgaiec.min-financas.pt/pt/informacao_aduaneira/Veiculos/regularizacao/FAQ_ISV_reg_descricao.htm
Até ao ano passado ainda havia um desconto para automóveis importados de paises terceiros não pertencentes à UE com mais de 2 anos.
O desconto era tanto maior quanto a antiguidade do carro.
Agora esse tipo de desconto só se aplica para automóveis importados de paises pertencentes à UE com pelo menos 6 meses de antiguidade.

Em suma, e para não me alongar mais, importar o Prius é entrar num mundo de alguma burocracia, por isso convém ter acesso a alguém que tenha experiência nesse meio para ajudar, mas seja como for é bastante compensador no preço final.
Mesmo vindo dos EUA acho que compensa. As despesas são maiores, mas o câmbio Euro/Dollar faz a diferença.

Em minha opinião, terás certamente menos dificuldades, chatisses e despesas, se tratares antes da importação de um Prius oriundo de um país da UE quando já cá estiveres, em vez de trazeres um dos EUA.
Além disso, mesmo que tragas o Prius com o Package #6 com a câmara na traseira, continuas a não ter a cereja em cima do bolo que os Prius têm na Europa e não têm nos EUA: o Intelligent Parking Assist! Smile

Se tiveres mais dúvidas é só perguntares.

Lembrei-me agora que já li num forum há já algum tempo o caso de um tipo que trouxe o Prius dele dos EUA para a Inglaterra onde foi viver, e teve problemas com o GPS. Apesar de ter comprado o DVD de navegação com as estradas da europa parece que mesmo assim aquilo não ficou a funcionar.
Talvez procurando em foruns como o priuschat surga alguma informação sobre este tema.

Top 10 Contributor
Clube 1000 km
SystemAdministrator

Miguel Vinha:
Lembrei-me agora que já li num forum há já algum tempo o caso de um tipo que trouxe o Prius dele dos EUA para a Inglaterra onde foi viver, e teve problemas com o GPS. Apesar de ter comprado o DVD de navegação com as estradas da europa parece que mesmo assim aquilo não ficou a funcionar.
Talvez procurando em foruns como o priuschat surga alguma informação sobre este tema.
Confirmo essa.

É um dos problemas que os militares norte-americanos enfrentam quando se vão embora da europa onde estavam estacionados e tentam vender os Prius americanos que têm direito a ter cá sem despesas de transporte.

O hardware do GPS é diferente e não "come" os DVDs da Europe, ninguém sabe porquê, mas inclusivé as instruções de voz são diferentes.

jprates@prius-pt.com

Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
Clube 1000 km
SystemAdministrator

Miguel Vinha:

Além disso, mesmo que tragas o Prius com o Package #6 com a câmara na traseira, continuas a não ter a cereja em cima do bolo que os Prius têm na Europa e não têm nos EUA: o Intelligent Parking Assist! Smile

E o nosso querido botão EV também não Wink para além de uma afinação de carro bastante mais soft, excepto se fôr a versão Touring que já se aproxima mais da versão europeia.

A questão é decidir se a diferença no preço compensa... Hmm

jprates@prius-pt.com

Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
Clube 1000 km
Miguel Vinha:
Ou seja, não tive de o pagar na Alemanha e depois pagar 21% cá, e posteriormente ir à Alemanha pedir o reembolso do IVA (bitte!), tive apenas de comprovar que já o tinha pago lá.
Aliás, a ideia de o pagar 2 vezes parece-me absurda! Não foi isso que me aconteceu, conheço mais casos de gente que importou carros e nunca ouvi falar de pagar o IVA 2 vezes, para receber um reembolso depois.

Eu quando estive a ver o prius novo em Espanha fui me informar a alfândega de Setúbal e de Lisboa o que me disseram lá foi que tinha de pagar o Iva cá e depois ir pedir o reembolso ao pais de origem!

Isto para carros novos!

Para usados deve de ser diferente!

Este foi a razão pela qual não comprei o prius em Espanha!

Miguel Vinha:
Em relação ao ISV, para um Prius novo fica em pouco menos de 1020€, pelos meus cálculos.

Quanto ao isv é mesmo os 774€.(pelo menos e o que diz qunado fazes a simulação!)

E o mesmo que pagas quando o compras cá!

Podes simular no site: http://www.e-financas.gov.pt/de/jsp-dgaiec/main.jsp

Tens 10 dias para pagar o isv e 20 para legalizares completamente o carro.

Isto a partir do momento que ele pisar Portugal!

Spritmonitor.de

Quanto ao ISV paguei há dois meses 775€, pelo meu, não sei se comprando no estrangeiro tem algum agravamento...

lalexandre:

Quanto ao ISV paguei há dois meses 775€, pelo meu, não sei se comprando no estrangeiro tem algum agravamento...

A importação de carros não agrava o ISV, antes pelo contrário. Se o carro já tiver pelo menos 6 meses aufere de desconto no valor final do imposto.

Os cálculos que fiz foram com base na tabela do site da DGAIEC que dei como referência.

Talvez falte lá alguma condicionante para que o valor seja esses 775€ que pagaste.

Miguel Vinha:

Os cálculos que fiz foram com base na tabela do site da DGAIEC que dei como referência.

Boas Miguel,

Deves ter-te esquecido de alguma coisa (CO2 ?), simulei agora mesmo, e aqui fica o resultado:

Simulador do Cálculo do Imposto Sobre Veículos

Apresenta-se em baixo o resultado da simulação à data actual.

DADOS DO VEÍCULO

País de Origem União Europeia
Tipo de Veículo Automóvel ligeiro de passageiros que se apresente equipado com motor híbrido, preparado para o consumo, no seu sistema de propulsão, quer de gás de petróleo liquefeito (GPL), gás natural, energia eléctrica ou solar, quer de gasolina ou gasóleo. (Taxa intermédia de 50% do imposto resultante da aplicação da tabela A)
Estado do Veículo Novo
Cilindrada 1497 cm3
CO2 104 g/km
Tipo de Combustível gasolina

Fórmula de cálculo do ISV

Imposto Calculado (cm3) 6.362,25€
Parcela a abater (cm3) 4.857,50€
Montante de ISV (cm3) 1.504,75€
Imposto Calculado (CO2) 520,00€
Parcela a abater (CO2) 475,00€
Montante de ISV (CO2) 45,00€
Montante de ISV (cm3 + CO2) 1.549,75€
Redução por anos de uso (%) 0.0%
Redução Particulas - Para veículos a gasóleo 0,00€
Imposto Sobre Veículos (ISV) 774,88€

Um abraço

• Filed under:
Ola' a todos! antes de mais, muito obrigada por todas as informacoes que tem posto aqui. quanto a poder levar o carro daqui, desde que o carro seja meu 'a mais de 12 meses e eu tenha residido aqui mais do que um ano, parece que nao tenho que pagar IVA nem ISV. Agora nao me safo da homologacao... vou contactar o consulado Portugues da minha area para confirmar esta informacao que obtive do ACP. De acordo com a legislação em vigor Lei nº 22-A/2007 (do Artigo 58.º ao Artigo 66.º) estão isentos de imposto os veículos da propriedade de pessoas, maiores de 18 anos, habilitadas a conduzir durante o período mínimo de residência, que transfiram a sua residência de um Estado membro da União Europeia ou de país terceiro para território nacional, desde que estejam reunidas as condições estabelecidas nos artigos 59.º e 60.º.Comprovar a residência por período de 12 meses e o veiculo ter sido propriedade do interessado no país de proveniência, durante pelo menos 12 meses antes da transferência de residência, contados desde a data da emissão do documento que titula a propriedade. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: • Documento de Cancelamento de Residência emitido pelas Autoridades Administrativas do país donde procede, onde conste a data de início e cancelamento; • Certificado Consular (só nos casos em que não há Autoridade Administrativa; • Atestado de Residência passado pela Junta de Freguesia da área de residência (só no caso de ser cidadão estrangeiro sem autorização de residência); • Autorização de residência ou pedido da mesma; • Passaporte original; • Conhecimento de Embarque (Bill of Lading); • Guia de entrada em Portugal e DU (originais); • Bilhete de Identidade original com morada actualizada; • Carta de Condução válida há pelo menos 12 meses • Livrete e Titulo de Registo de Propriedade válidos; • Seguro; • Cartão Fiscal de Contribuinte original com morada actualizada; • Número de Motor e Medida dos Pneus (ver no veículo); • Manual de Instruções; (tem que ter todas as especificações técnicas – Nº de Motor - Tara – Peso Bruto – Distancia entre eixos – Rotações – Cilindrada – cilindros – Medida de Pneumáticos – Lotação – Potencia) ATENÇÃO QUE SEM ESTES DADOS A D.G.V. NÃO DÁ ANDAMENTO AO PROCESSO; • Ficha de Homologação do país de matricula (caso o veículo não esteja homologado em Portugal) • Certificado de Conformidade com homologação C.E.; • Certidão emitida pela Repartição de Finanças da área de residência onde constem, ou não, rendimentos de trabalho em Portugal nos últimos 3 anos; • Certidão comprovativa da inexistência de dívidas à Segurança Social; • Provas de residência dos últimos 12 meses no país de proveniência (ex: recibos de vencimento ou provas de desconto para efeitos de impostos, saúde e reforma, recibos de renda de casa; luz; telefone; …) Caso contrário é tributado do seguinte modo (Ver tabela abaixo indicada): IMPOSTO SOBRE VEÍCULOS (I.S.V.) - aplicado, por escalões, em função da cilindrada, CO2, Combustível e Data da 1ª matricula de acordo com a Lei nº 67-A/2007. IMPOSTO SOBRE O VALOR ACRESCENTADO (I.V.A.) – à taxa de 21%, que incide sobre o valor de factura adicionado com o referido I.S.V. e Direitos. DIREITOS – 10 % s/valor de factura TABELA A COMPONENTE CILINDRADA Escalão de Cilindrada (em centímetros cúbicos) Taxas por centímetros cúbicos (em euros) Parcela a Abater (em euros) ATÉ 1250 0,90 670,00 MAIS DE 1250 4,25 4.857,50 COMPONENTE AMBIENTAL Escalão de CO2 (em gramas por quilómetro) Taxas (em Euros) Parcela a Abater (em euros) Veículos a Gasolina Até 120 5,00 475,00 De 121 a 150 33,00 3.835,00 De 151 a 180 40,00 4.885,00 De 181 a 210 85,00 12.985,00 Mais de 210 115,00 19.285,00 Veículos a Gasóleo Até 105 15,00 1.100,00 De 106 a 130 55,00 5.300,00 De 131 a 150 105,00 11.800,00 De 151 a 180 122,00 14.350,00 Mais de 180 160,00 21.190,00
Top 10 Contributor
Clube 1000 km

Pois…

Se tens residência fixa ai não tens nada de pagar a Iva e o isv!

Estava a faltar esse pequeno pormenor!

Os dados que pus aqui era mais para o caso de estares de ferias por ai e quereres trazer o prius!

Com residência fica mais barato!

Spritmonitor.de

Page 2 of 3 (23 items) < Previous 1 2 3 Next > | RSS

Google
Copyright 2008 Prius-PT.com