Olá Gabriela, bemvinda!
Eu comprei o meu Prius no estrangeiro, mais precisamente na Alemanha, e comprei-o usado, com um ano.O facto de ter sido comprado na Europa faz com que as coisas sejam um pouco diferentes de importar o carro dos EUA, mas as diferenças não são muitas...
Quem tratou da importação foi uma pessoa do meu conhecimento que tem experiência na matéria, e sabe-se mexer bem neste meio.Por isso esperei pouco mais de uma semana desde que o carro saiu da Alemanha até o ter nas mãos.Mas para quem não tem experiência no assunto, o processo todo é obviamente mais moroso, por se andar um pouco "às voltas" para perceber o que se tem que fazer.
De qualquer maneira, posso-te adiantar que se não incluir o valor do transporte do carro (já que para trazê-lo da Alemanha é um bocadinho diferente de trazê-lo dos EUA), gastei cerca de 500€ em despesas, que incluiram a inspecção, a homolgação que foi pedida à Toyota, e outras papeladas. Não faço ideia dos custos do processo de homolgação e transformação do Prius vindo dos EUA, mas mandava um email para a Toyota Portugal a pedir informações...Não paguei na altura o selo, já que o carro é de Fevereiro, por isso só paguei nesse mês do ano seguinte.
Quanto ao IVA, deve ser pago na origem se isso for compensador, o que normalmente é.No meu caso o IVA na Alemanha era de 16%, e cá era de 21% (agora passou para 20%). Assim, o IVA foi pago lá, e mediante a apresentação de documento que comprovou esse pagamento lá, não tive de pagar o IVA cá.Ou seja, não tive de o pagar na Alemanha e depois pagar 21% cá, e posteriormente ir à Alemanha pedir o reembolso do IVA (bitte!), tive apenas de comprovar que já o tinha pago lá. Aliás, a ideia de o pagar 2 vezes parece-me absurda! Não foi isso que me aconteceu, conheço mais casos de gente que importou carros e nunca ouvi falar de pagar o IVA 2 vezes, para receber um reembolso depois.
Em relação ao ISV, para um Prius novo fica em pouco menos de 1020€, pelos meus cálculos. Deves ler bem este site: http://www.dgaiec.min-financas.pt/pt/informacao_aduaneira/Veiculos/regularizacao/FAQ_ISV_reg_descricao.htmAté ao ano passado ainda havia um desconto para automóveis importados de paises terceiros não pertencentes à UE com mais de 2 anos. O desconto era tanto maior quanto a antiguidade do carro.Agora esse tipo de desconto só se aplica para automóveis importados de paises pertencentes à UE com pelo menos 6 meses de antiguidade.
Em suma, e para não me alongar mais, importar o Prius é entrar num mundo de alguma burocracia, por isso convém ter acesso a alguém que tenha experiência nesse meio para ajudar, mas seja como for é bastante compensador no preço final.Mesmo vindo dos EUA acho que compensa. As despesas são maiores, mas o câmbio Euro/Dollar faz a diferença.
Em minha opinião, terás certamente menos dificuldades, chatisses e despesas, se tratares antes da importação de um Prius oriundo de um país da UE quando já cá estiveres, em vez de trazeres um dos EUA.Além disso, mesmo que tragas o Prius com o Package #6 com a câmara na traseira, continuas a não ter a cereja em cima do bolo que os Prius têm na Europa e não têm nos EUA: o Intelligent Parking Assist!
Se tiveres mais dúvidas é só perguntares.
Lembrei-me agora que já li num forum há já algum tempo o caso de um tipo que trouxe o Prius dele dos EUA para a Inglaterra onde foi viver, e teve problemas com o GPS. Apesar de ter comprado o DVD de navegação com as estradas da europa parece que mesmo assim aquilo não ficou a funcionar.Talvez procurando em foruns como o priuschat surga alguma informação sobre este tema.
Miguel Vinha:Lembrei-me agora que já li num forum há já algum tempo o caso de um tipo que trouxe o Prius dele dos EUA para a Inglaterra onde foi viver, e teve problemas com o GPS. Apesar de ter comprado o DVD de navegação com as estradas da europa parece que mesmo assim aquilo não ficou a funcionar.Talvez procurando em foruns como o priuschat surga alguma informação sobre este tema.
É um dos problemas que os militares norte-americanos enfrentam quando se vão embora da europa onde estavam estacionados e tentam vender os Prius americanos que têm direito a ter cá sem despesas de transporte.
O hardware do GPS é diferente e não "come" os DVDs da Europe, ninguém sabe porquê, mas inclusivé as instruções de voz são diferentes.
Miguel Vinha: Além disso, mesmo que tragas o Prius com o Package #6 com a câmara na traseira, continuas a não ter a cereja em cima do bolo que os Prius têm na Europa e não têm nos EUA: o Intelligent Parking Assist!
Além disso, mesmo que tragas o Prius com o Package #6 com a câmara na traseira, continuas a não ter a cereja em cima do bolo que os Prius têm na Europa e não têm nos EUA: o Intelligent Parking Assist!
A questão é decidir se a diferença no preço compensa...
Miguel Vinha:Ou seja, não tive de o pagar na Alemanha e depois pagar 21% cá, e posteriormente ir à Alemanha pedir o reembolso do IVA (bitte!), tive apenas de comprovar que já o tinha pago lá. Aliás, a ideia de o pagar 2 vezes parece-me absurda! Não foi isso que me aconteceu, conheço mais casos de gente que importou carros e nunca ouvi falar de pagar o IVA 2 vezes, para receber um reembolso depois.
Eu quando estive a ver o prius novo em Espanha fui me informar a alfândega de Setúbal e de Lisboa o que me disseram lá foi que tinha de pagar o Iva cá e depois ir pedir o reembolso ao pais de origem!
Isto para carros novos!
Para usados deve de ser diferente!
Este foi a razão pela qual não comprei o prius em Espanha!
Miguel Vinha:Em relação ao ISV, para um Prius novo fica em pouco menos de 1020€, pelos meus cálculos.
Quanto ao isv é mesmo os 774€.(pelo menos e o que diz qunado fazes a simulação!)
E o mesmo que pagas quando o compras cá!
Podes simular no site: http://www.e-financas.gov.pt/de/jsp-dgaiec/main.jsp
Tens 10 dias para pagar o isv e 20 para legalizares completamente o carro.
Isto a partir do momento que ele pisar Portugal!
Quanto ao ISV paguei há dois meses 775€, pelo meu, não sei se comprando no estrangeiro tem algum agravamento...
lalexandre: Quanto ao ISV paguei há dois meses 775€, pelo meu, não sei se comprando no estrangeiro tem algum agravamento...
A importação de carros não agrava o ISV, antes pelo contrário. Se o carro já tiver pelo menos 6 meses aufere de desconto no valor final do imposto.
Os cálculos que fiz foram com base na tabela do site da DGAIEC que dei como referência.
Talvez falte lá alguma condicionante para que o valor seja esses 775€ que pagaste.
Miguel Vinha: Os cálculos que fiz foram com base na tabela do site da DGAIEC que dei como referência.
Boas Miguel,
Deves ter-te esquecido de alguma coisa (CO2 ?), simulei agora mesmo, e aqui fica o resultado:
Simulador do Cálculo do Imposto Sobre Veículos
Apresenta-se em baixo o resultado da simulação à data actual.
Fórmula de cálculo do ISV
Um abraço
Pois…
Se tens residência fixa ai não tens nada de pagar a Iva e o isv!
Estava a faltar esse pequeno pormenor!
Os dados que pus aqui era mais para o caso de estares de ferias por ai e quereres trazer o prius!
Com residência fica mais barato!