Gavela:Quanto aos consumos, um carro a diesel faz menos de 4,5l/100km, até a minha caravan 1.7 que não é das mais económicas o faz.
De todos os colegas que tenho com diesel, e inclui aqui Toyota Corolla, Renault Megane, Xsara Picasso, Ford Mondeo, VW Passat, VW Golf, etc só mesmo a Corolla para lá chegar perto. Todas as outras rondam os 6 litros de consumo, é um castigo para fazerem menos, dito pelos donos.
Por isso não vejo assim tão facilmente essa história de "os diesel gastam menos". Põe um diesel do mesmo tamanho com as mesmas performances em circuito misto ou urbano ao lado de um Prius a ver quem é que gasta menos. Já acredito que gaste menos em estrada acima dos 140km/h, mas abaixo não acredito.
Isto é a excluir as diferenças no equipamento, conforto, espaço, performance, e acima de tudo o ambiente e saúde.
Gavela:Relativamente aos preços de aquisição, os diesel de 1.3 até 1.7 são mais baratos que o Prius.
Agora arranja lá um com o mesmo tamanho e mesmas performances e equipamento similar mais barato por favor... a sério... diz lá um... com consumos equiparados...
Deixa-me cá fazer split disto para uma thread separada, esta merece...
jprates@prius-pt.com
Ora vamos lá ver.
O carro que acho mais parecido com o prius é o citroen c4!
Vamos lá ver os dados deste carro a disel.
1560 de cilindrada
110cv
11.2 Dos 0 aos 100
Co2 120
Consumo anunciado não tem!
Vi no site da turbo tem lá 5.0L e o prius tem 4.0L!
Portanto deve de consumir mais 1L! Também diz lá que o prius tem 77cv!lol
Posto isto o prius e melhor em tudo! (apesar de o c4 ter mais cilindrada)
Quanto ao preço com equipamento parecido o c4 fica em 30350€ isto porque estão a dar um desconto de 3500€ este mês senão saltava para os 35850€!
Vais ao site da citroen metes lá no configurador e vê o que sai de lá!
Vais metes c4 5 portas
Caixa manual de 5 velocidades
1600hdi 110cv
depois passas para o acabamento e tens o nível de equipamento entre
vtr pack: 25642.31€
Exclusive: 27763.30
Escolhes o exclusive
Passas para as opções e escolhes o pack de navegação +2306.97
E por fim a cor Preto por exemplo + 279.99
O que da os tais 30350.26!
Vai lá ver se não bate certo.
http://www.citroen.pt/CWP/pt-PT/RANGE/PrivateCars/C4/Configurator/
Gavela: Não sei como conduzem os teus colegas...mas se conduzirem como vocês conduzem o Prius os consumos são muito bons :-)) A minha por exemplo nos últimos 5500km está com média de 4,35L/100km. No actual depósito por exemplo está a fazer menos... Os diesel que falo são os do segmento C, por exemplo o Corolla 1.4, os Astra 1.3 e 1.7, os Focus 1.6 TDCI, os C4, os meganes 1.5 DCI, o Golf 1.9 TDI 105 bluemotion, o Kia C'eed, os Peujeot 307/308 1.6 HDI, etc, etc
Não sei como conduzem os teus colegas...mas se conduzirem como vocês conduzem o Prius os consumos são muito bons :-)) A minha por exemplo nos últimos 5500km está com média de 4,35L/100km. No actual depósito por exemplo está a fazer menos... Os diesel que falo são os do segmento C, por exemplo o Corolla 1.4, os Astra 1.3 e 1.7, os Focus 1.6 TDCI, os C4, os meganes 1.5 DCI, o Golf 1.9 TDI 105 bluemotion, o Kia C'eed, os Peujeot 307/308 1.6 HDI, etc, etc
Querer comparar um Corolla, um Megane ou mesmo o C4 com o Prius é impensável, qualquer um deles "cabe dentro de um Prius", não há comparação.
O Prius tem muito mais espaço do que a Avensis ou um Laguna por exemplo, excepto na mala se falarmos de carrinhas obviamente.
Alguém tem tempo para procurar informação sobre performance (aceleração/reprises), consumos e CO2 destes meninos? Eu agora não posso neste momento.
Em relação ao avensis fica aqui os dados:
Avensis 2.0 d4d 125cv
Consumo combinado -5.5L
Co2 -152
0 aos 100 - 10.6s
O laguna (carro) 1461cc
Consumo combinado -4.9L
Co2 -130
0 aos 100 – 12.10s
JorgeM: Vais ao site da citroen metes lá no configurador e vê o que sai de lá! Vais metes c4 5 portas Caixa manual de 5 velocidades 1600hdi 110cv depois passas para o acabamento e tens o nível de equipamento entre vtr pack: 25642.31€ Exclusive: 27763.30 Escolhes o exclusive Passas para as opções e escolhes o pack de navegação +2306.97 E por fim a cor Preto por exemplo + 279.99 O que da os tais 30350.26! Vai lá ver se não bate certo. http://www.citroen.pt/CWP/pt-PT/RANGE/PrivateCars/C4/Configurator/
Depois tiras os tais 3500€.
http://www.citroen.pt/CWP/pt-PT/RANGE/PrivateCars/C4/PriceAndEquipment/
O Prius é segmento D devido à dimensões exteriores? Então é do mesmo segmento do Avensis é isso?
Um Corola Sedan 4 portas, um Megane Sedan, as carrinhas Astra, Megane, Kia, etc, são maiores...mas são segmento C...!