Gavela:O Prius é segmento D devido à dimensões exteriores? Então é do mesmo segmento do Avensis é isso? Um Corola Sedan 4 portas, um Megane Sedan, as carrinhas Astra, Megane, Kia, etc, são maiores...mas são segmento C...!
Um Corola Sedan 4 portas, um Megane Sedan, as carrinhas Astra, Megane, Kia, etc, são maiores...mas são segmento C...!
Os carros que enumeras são maiores por fora porque têm uma bagageira comprida, não é espaço útil para ocupantes.
Podes encontrar explicações sobre os segmentos na Wikipedia por exemplo.
Mas as performances e os consumos dos carros que referes não têm nada a ver com os do Prius, logo mais a ver se tenho tempo para desmistificar isso.
E nunca na vida eu acredito que em urbano ou misto tu faças 4 litros com qualquer um destes diesel, ou com a tua Astra sequer.
É só dizeres o dia que queres e entramos em Lisboa os 2 pela 2ª circular em hora de ponta e vemos os consumos quando chegamos aqui.
Podes fazer isso em estrada em 5ª a baixa rotação, mas em urbano esquece lá isso. Em estrada livre até 120 acredito que sejam equivalentes, e de 140 para cima tenho quase a certeza que bates o Prius em consumo.
Gavela:Depois tiras os tais 3500€.
Sim mas isso e uma promoção!
Estamos a falar do preço normal!
O preço do c4 e do prius estão muito perto!
Com a vantagem do prius poluir menos e gastar menos!
JorgeM:Com a vantagem do prius poluir menos e gastar menos!
Só???
E o espaço que é monstruoso?
E a performance que deixa o C4 a ver navios?
E o conforto a bordo?
E a ergonomia do interior?
E o prazer de condução?
E o silêncio no trânsito?
E o equipamento?
E a garantia geral de 5 anos?
E a garantia do sistema híbrido de 8 anos?
E as manutenções muito mais simples e baratas?
E a taxa de avarias do Prius vs do C4?
E a paixão que se abate sobre todos os donos do Prius quando o começam a conduzir?
E esta comunidade que é uma fonte de informação e companheirismo entre donos Prius?
etc
Gavela:Depois tiras os tais 3500€. http://www.citroen.pt/CWP/pt-PT/RANGE/PrivateCars/C4/PriceAndEquipment/
http://www.citroen.pt/CWP/pt-PT/RANGE/PrivateCars/C4/PriceAndEquipment/
Não há nada que se compare ao Prius pelo preço dele!
P.S. - Se alguém me fala no HCH leva um tiro!
jprates falei em menos de 4,5L/100km em percurso misto (não em urbano) que é o que eu faço assim como também fazes, apesar que eu vivo no centro de uma cidade e tu não, e apanho 25 semaforos luminosos na ida mais a volta para o trabalho (claro que nem todos estão vermelhos).
Depois tenho as subidas de Monsanto e Cabos d´Avila como conheces...
Não estou a dizer que os diesel gastam menos que o Prius, nada de deturpar (o resumo que faço disto está tudo logo no 1º post), digo sim que podem fazer menos de 4,5L/100km. O meu faz e não utilizo pressões nos pneus acima dos 2,5 bar nem tenho pré-aquecedor para o bloco do motor e a aerodinamica da caravan com os seus 0,30 não se pode comparar a 0,26!
Até digo mais, os 1.3 CDTI, os 1.5 DCI, os bluemotion 1.9 TDI de 105cv, os focus 1.6 TDCI Econetic se forem conduzidos mesmo para os consumos(tipo uma "corridinha de consumos") e neste tipo de percursos fazem menos de 4L/100km.
Mas comparam versões standart com versões topo e vice versa!!!
O Prius pode ter muito equipamento assim como a maioria dos outros carros também o tem hoje em dia.
Até ao preço do Prius standard quem quiser já compra muito carro a diesel dos que falámos bem recheados.
Se for até ao preço do topo aí sobem o leque de possíveis escolhas...
Gavela:jprates falei em menos de 4,5L/100km em percurso misto (não em urbano) que é o que eu faço assim como também fazes, apesar que eu vivo no centro de uma cidade e tu não, e apanho 25 semaforos luminosos na ida mais a volta para o trabalho (claro que nem todos estão vermelhos). Depois tenho as subidas de Monsanto e Cabos d´Avila como conheces...
Gavela:Não estou a dizer que os diesel gastam menos que o Prius, nada de deturpar (o resumo que faço disto está tudo logo no 1º post), digo sim que podem fazer menos de 4,5L/100km. O meu faz e não utilizo pressões nos pneus acima dos 2,5 bar nem tenho pré-aquecedor para o bloco do motor e a aerodinamica da caravan com os seus 0,30 não se pode comparar a 0,26!
Tu disseste em resposta a alguém que te disse que o Prius faz normalmente consumos na casa dos 4,5 litros:
Gavela:Quanto aos consumos, um carro a diesel faz menos de 4,5l/100km, até a minha caravan 1.7 que não é das mais económicas o faz.
Isto para mim é dizer que o diesel gasta menos que o Prius, era essa a comparação. Obviamente temos todos 2 palmos de testa e percebemos que isto pode ou não ser verdade consoante o contexto, leia-se tipo de trânsito.
Quanto à pressão dos pneus, deve-me dar uma ou 2 décimas quando muito de vantagem, a principal razão para mim é o comportamento e velocidade de reacção do carro que não tem nada a ver com a pressão recomendada que parece que o carro anda atolado na lama. Gasta menos umas décimas, ainda bem, mas não é por isso.
O pré-aquecedor dá-me outro tanto, por isso no total devo estar a gastar uns 0,3 ou 0,4 litros a menos do que um Prius sem estas coisas, achas relevante? Talvez. Eu acho que compensa porque a electricidade é muito barata em Portugal.
Gavela:Até digo mais, os 1.3 CDTI, os 1.5 DCI, os bluemotion 1.9 TDI de 105cv, os focus 1.6 TDCI Econetic se forem conduzidos mesmo para os consumos(tipo uma "corridinha de consumos") e neste tipo de percursos fazem menos de 4L/100km.
Daqui nada dizes que de bicicleta ainda se gasta menos, o que será verdade, mas não é comparável, vamos ser sérios.
O que raio tem um 1.3CDTI ou o 1,5 DCI a ver com o Prius? Aquilo são brinquedos ao pé do Prius, parecem carros de brincadeira.
O Blumotion e o Focus "como-os ao pequeno almoço" em tudo, consumo, performance, espaço, equipamento, aposto o que quiseres, estás a brincar?!?
Depois há uma coisa que tu nunca hás-de perceber enquanto não conduzires um Prius por um fim de semana pelo menos: é que mesmo que me apresentes um carro que ande mais, tenha mais potência, melhor equipamento e melhor espaço, sei lá, um Audi A8 ou outra besta de carro qq, eu não troco o meu Prius porque o prazer de condução, a maneira de conduzir, a sensação atrás daquele volante é uma coisa do outro mundo.
Isso meu caro, é daquelas coisas que não se explicam. É como tentar explicar o que é sexo a um adolescente virgem, não dá.
Gavela:Mas comparam versões standart com versões topo e vice versa!!! O Prius pode ter muito equipamento assim como a maioria dos outros carros também o tem hoje em dia. Até ao preço do Prius standard quem quiser já compra muito carro a diesel dos que falámos bem recheados. Se for até ao preço do topo aí sobem o leque de possíveis escolhas...
Sabes qual o equipamento que tem?
Já viste como se utiliza esse equipamento?
Falemos de versões base para evitar confusões, mas se fazes favor procuras tu o equipamento e lista-o na comparação.
Depois listas as performances, onde obviamente me interessa apenas e só as reprises porque é isso que preciso, é que o carro se despache em aceleração para ultrapassar, não é de velocidade de ponta nem de arranque 0-100 porque não me ando a picar em semáforos com ninguém.
Depois listas o espaço interior do modelo que queres comparar e os consumos obviamente assim como o CO2 emitido.
No final já podemos comparar e discutir objectivamente, mesmo pondo de parte coisas mais subjectivas como o prazer de conduzir um Prius.
Agora não podes chegar e quando te peço exemplo de um carro que bata o Prius vires com 6 ou 7 carros e esperares que tenha eu o trabalho de demonstrar que não são comparáveis.
Mais de metade da lista ia logo para o lixo, porque comparar Kia com Toyota é gozar com coisas sérias.
Escolhe um que penses ser o que escolherias se te dessem a escolher um, e escalpeliza os dados desse. Depois apresenta aqui os dados e falamos.
jprates:Eu acho que compensa porque a electricidade é muito barata em Portugal.
xiuuu não digas isso muito alto que os senhores da edp ouvem e ainda aumentam o preço!
jprates:Escolhe um que penses ser o que escolherias se te dessem a escolher um, e escalpeliza os dados desse. Depois apresenta aqui os dados e falamos.
Ficamos a espera das propostas para podermos discutir mais um pouco
jprates: Estás a misturar as coisas, e ninguém está a deturpar nada. Tu disseste em resposta a alguém que te disse que o Prius faz normalmente consumos na casa dos 4,5 litros: Isto para mim é dizer que o diesel gasta menos que o Prius, era essa a comparação. Obviamente temos todos 2 palmos de testa e percebemos que isto pode ou não ser verdade consoante o contexto, leia-se tipo de trânsito.
Estás a misturar as coisas, e ninguém está a deturpar nada.
????
Passaste o meu comentário para outro tópico e não deste seguimento ao anterior e depois deu nisto! Não o devias ter feito assim perdeu-se o sentido e adulteraste-o! :-(((
Vê lá bem o que o jorgeM tinha dito e não é isso que tu estás a escrever....assim com essas atitudes não vamos para a frente! Vocês até ficam cegos...
"Estive a fazer as contas e com o meu ax a gastar uma medias de 4.5L e se com o prius gastas 4L poupo 0.30€ a cada 100km!
Duvido que exista carros diesel a consumir menos que 4.5L e isto leva-me a questão, porque é que dizem que os diesel são mais económicos?!
São mais caros é consomem mais!"
Foi a isto que eu respondi e mais nada.(está no primeiro post deste tópico).
Já agora pergunto ao JorgeM que tem um AX a diesel, presumo que o 1.4D ou 1.4 TRD, certo?
Esse carro segundo sei tinha consumos anunciados extremamente baixos (inferiores a 4L!), ande com cuidade tipo "corridinha de consumos" sem passar dos 90km/h em lado nenhum e depois diga se não faz menos de 4,5L ou até menos de 4L/100km!