Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de Bordo do Ironhide

rated by 0 users
This post has 314 Replies | 15 Followers

Top 75 Contributor
Full Hybrid
017_Prius_4G_PHV
tcap-support

João Ferreira:
No medidor de consumo que possuo ligado na ficha electrica, e na informação repostada pelo CB do carro no final da carga.

Caro João Ferreira, tenho o mesmo problema: como medir o consumo elétrico do Deep Blue? Carrego em tomada doméstica e sempre parcialmente (nunca deixo esgotar as baterias), em horário de vazio (durante a madrugada).

Que tipo de aparelho é esse medidor de consumo?

Obrigado.

Deep Blue (Toyota Prius 4G PHV)  Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

trata-se de uma peça deste genero

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 50 Contributor
Plug-In
000_Flint
tcap-support

Tenho vários assim parecidos e são autênticos computadores. Basta introduzir o preço da tarifa de eletricidade que temos em casa e ele monitoriza tudo.

Remember that while it is perfectly acceptable to criticize the content of a post - criticizing the poster is not.
Mean spirited, nasty, snide, sarcastic, hateful, and rude individuals don't warrant or deserve my acknowledgement or respect.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

O ENVE está á porta. Este fim de semana o Ironhide vai andar pelo Porto.

Apitem se virem o tocolante

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Ora toca abrir as janelas e retirar o pó a este diario de bordo.

Ontem foi dia de maratona para o Outlander.

O trajeto Guarda -> Penafiel foi feito totalmente por AE com o CC bloqueado nos 110km/h, o transito excessivo e os radares não aconselhavam a mais.

A saida da Guarda foi feita com um SOC aproximado de 80% depois de umas voltinhas aqui pela cidade. Pela frente tinha cerca de 240km para percorrer até ao destino.

Como conduzir o Outlander é quase como jogar playstation tive a oportunidade de explorar melhor os modos de condução.

Decidi experimentar o seguinte: 

Rolar com o 4WD bloqueado e CC a 110km/h.

Nas subidas forçar o MCI com a função charge nas descidas e plano deixar rolar em EV

Primeira constatação sempre que o declive se tornava mais pronunciado o eixo traseiro providenciava apoio electrico ao movimento poupando o MCI de uma carga adicional

A viagem correu sem precalços até Antua onde se programava a 1ª carga rapida do dia.

Chegada com 33% de SOC (o minimo é 30%) 

Consumo médio Gasolina  - 4.6Lt/100

Consumo médio electrico - 5,2Kwh/100

21 Min depois tinha atingido o SOC de 81% com 5.22 kWh consumidos do Posto.

Agradecida a amabilidade do PCR seguimos viagem até ao destino onde coloquei o Outlander á carga num PCN (infelizmente num parque pago, mas com sombra).

Carga consumida 8.135kWh custo do estacionamento 3 Eur

Cenário à saida

Viagem de regresso partida com 100% de SOC, paragem em Antua para reposição de electroes e deposição de liquidos (do motorista) 

Chegada com 33% de SOC

22min depois 5.36kWh carregados 81% de SOC atingido

Paragem em Viseu para umas compras e chegada a casa com quase 500km rolados...

Consumo médio Gasolina - 5.2 lt/100

Consumo médio Electroes - 7.9 kWh/100

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Captains Log

Stardate: 13/11/2017

"After having been taken over by an android, the Enterprise has been under way at warp seven for four days. Now we are entering orbit around a planet which has never been charted."

Ops wrong Page... Agora sim

A vida a bordo do Ironhide tem sido pacifica, o conforto mantem-se tal como a ausência de ruídos parasitas apesar dos 36.500km registado no ODO.

O desenvolvimento da app PHEV Watchdog tem permitido acompanhar de muito perto um sem numero de parâmetros do carro. Talvez demasiados :)

Entrando em detalhes e lançando a discussão aos presentes:

Em teoria a bateria do PHEV tem disponíveis 38Ah com 100% de SOC esgotando até ao SOC mínimo de 30% equivalente a 11,4Ah

Este valor de SOC máximo tem-me deixado curioso pois por norma todos sabemos que deverá existir uma margem de segurança superior e inferior gerida pelo BMU do carro.

Em varias leituras que tenho feito e assumindo a partilha de tecnologia entre PHEV e I-miev parece-me a mim que a capacidade real da bateria do Ironhide anda aproximadamente pelos 48Ah.

Tomando este valor como referencia então a janela de SOC disponível começa a fazer mais sentido,

48Ah - 100%

SOC reportado 100% - 38Ah - 80% (sobre SOC teórico)

SOC reportado 30% - 11,4Ah - ~24% (sobre SOC teórico)

Tenho também lido que a BMU do carro vai com o passar do tempo estimando a capacidade da bateria de forma muito conservadora.

Segundo a APP tenho disponíveis com SOC de 100% 33Ah contudo por mais do que uma vez já carreguei até aos 34.6Ah equivalendo a um SOC de 105.4%.

Portanto parece-me a mim que o carro está a calcular por defeito a capacidade. Solução. forçar o recalculo da capacidade.

Existem 2 maneiras de fazer isto e ambas necessitam que o carro se desloque à oficina para que seja usado o M.U.T.3:

Opção 1 - Realizar uma descarga profunda e carga completa (demora muito tempo e envolve imobilização do carro pelo menos 2 dias)

Opção 2 - Usar a M.U.T.3 para realizar um Reset ao BMU forçando o recalculo de capacidade. (processo mais rápido e menos complicado)

Por uma questão de celeridade vou tentar efetuar a opção 2 no Ironhide afim de tentar recuperar os 38Ah de capacidade.

Contudo isto de ser pioneiro tem desvantagens (apenas muito recentemente começou a circular um 2º PHEV por estes lados), uma delas é conseguir que a representação da Mitsubishi aqui do Burgo compreenda o que pretendo fazer.

Não percam os próximos capítulos :)

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Aqui para mim que não percebe nada disto, o que são Amp? Devil

ahhh.. Ah, já conheço... Stick out tongue

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

sorry queria dizer Ah mas não sou engenheiro logo troco definições 

ficha a ficha tecnica do Imiev com a indicação da capacidade da bateria 50Ah

https://energy.gov/sites/prod/files/2015/02/f19/batteryiMiev4550.pdf

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

A vida pacata do Ironhide continua sem sobresaltos.

Praticamente com 37.000km no ODO tudo indica que irá terminar o ano com praticamente 20.000km rolados deste a ultima revisão :)

A média global actual anda nos 2.4lt/100 km

Como o Ironhide tem sido um menino bem comportado o Pai Natal trouxe uma prenda antecipada. 

Portanto agora para alem de beber electroes do EVSE de origem tb se alimenta a partir de um PRIME EVSE adquirido na nossa já conhecida Ecowatt.

Ainda nao tive tempo para fazer a merecida review, mas confirma-se a qualidade do material e principalmente a atenção ao detalhe por parte da Ecowatt.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

2,4l/100km + _______________  (preencher)

Stick out tongue

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Page 28 of 32 (315 items) « First ... < Previous 26 27 28 29 30 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com