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Diário de Bordo do Ironhide

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João Ferreira:
No medidor de consumo que possuo ligado na ficha electrica, e na informação repostada pelo CB do carro no final da carga.

Caro João Ferreira, tenho o mesmo problema: como medir o consumo elétrico do Deep Blue? Carrego em tomada doméstica e sempre parcialmente (nunca deixo esgotar as baterias), em horário de vazio (durante a madrugada).

Que tipo de aparelho é esse medidor de consumo?

Obrigado.

Deep Blue (Toyota Prius 4G PHV)  Spritmonitor.de

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trata-se de uma peça deste genero

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Tenho vários assim parecidos e são autênticos computadores. Basta introduzir o preço da tarifa de eletricidade que temos em casa e ele monitoriza tudo.

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O ENVE está á porta. Este fim de semana o Ironhide vai andar pelo Porto.

Apitem se virem o tocolante

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Ora toca abrir as janelas e retirar o pó a este diario de bordo.

 

 

 

Ontem foi dia de maratona para o Outlander.

 

O trajeto Guarda -> Penafiel foi feito totalmente por AE com o CC bloqueado nos 110km/h, o transito excessivo e os radares não aconselhavam a mais.

 

A saida da Guarda foi feita com um SOC aproximado de 80% depois de umas voltinhas aqui pela cidade. Pela frente tinha cerca de 240km para percorrer até ao destino.

 

Como conduzir o Outlander é quase como jogar playstation tive a oportunidade de explorar melhor os modos de condução.

 

Decidi experimentar o seguinte: 

Rolar com o 4WD bloqueado e CC a 110km/h.

Nas subidas forçar o MCI com a função charge nas descidas e plano deixar rolar em EV

 

Primeira constatação sempre que o declive se tornava mais pronunciado o eixo traseiro providenciava apoio electrico ao movimento poupando o MCI de uma carga adicional

 

A viagem correu sem precalços até Antua onde se programava a 1ª carga rapida do dia.

Chegada com 33% de SOC (o minimo é 30%) 

Consumo médio Gasolina  - 4.6Lt/100

Consumo médio electrico - 5,2Kwh/100

 

21 Min depois tinha atingido o SOC de 81% com 5.22 kWh consumidos do Posto.

Agradecida a amabilidade do PCR seguimos viagem até ao destino onde coloquei o Outlander á carga num PCN (infelizmente num parque pago, mas com sombra).

Carga consumida 8.135kWh custo do estacionamento 3 Eur

Cenário à saida

Viagem de regresso partida com 100% de SOC, paragem em Antua para reposição de electroes e deposição de liquidos (do motorista) 

Chegada com 33% de SOC

22min depois 5.36kWh carregados 81% de SOC atingido

 

Paragem em Viseu para umas compras e chegada a casa com quase 500km rolados...

Consumo médio Gasolina - 5.2 lt/100

Consumo médio Electroes - 7.9 kWh/100

 

 

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Stardate: 13/11/2017

"After having been taken over by an android, the Enterprise has been under way at warp seven for four days. Now we are entering orbit around a planet which has never been charted."

 

Ops wrong Page... Agora sim

 

A vida a bordo do Ironhide tem sido pacifica, o conforto mantem-se tal como a ausência de ruídos parasitas apesar dos 36.500km registado no ODO.

O desenvolvimento da app PHEV Watchdog tem permitido acompanhar de muito perto um sem numero de parâmetros do carro. Talvez demasiados :)

 

Entrando em detalhes e lançando a discussão aos presentes:

Em teoria a bateria do PHEV tem disponíveis 38Ah com 100% de SOC esgotando até ao SOC mínimo de 30% equivalente a 11,4Ah

Este valor de SOC máximo tem-me deixado curioso pois por norma todos sabemos que deverá existir uma margem de segurança superior e inferior gerida pelo BMU do carro.

 

Em varias leituras que tenho feito e assumindo a partilha de tecnologia entre PHEV e I-miev parece-me a mim que a capacidade real da bateria do Ironhide anda aproximadamente pelos 48Ah.

Tomando este valor como referencia então a janela de SOC disponível começa a fazer mais sentido,

48Ah - 100%

SOC reportado 100% - 38Ah - 80% (sobre SOC teórico)

SOC reportado 30% - 11,4Ah - ~24% (sobre SOC teórico)

 

Tenho também lido que a BMU do carro vai com o passar do tempo estimando a capacidade da bateria de forma muito conservadora.

Segundo a APP tenho disponíveis com SOC de 100% 33Ah contudo por mais do que uma vez já carreguei até aos 34.6Ah equivalendo a um SOC de 105.4%.

Portanto parece-me a mim que o carro está a calcular por defeito a capacidade. Solução. forçar o recalculo da capacidade.

 

Existem 2 maneiras de fazer isto e ambas necessitam que o carro se desloque à oficina para que seja usado o M.U.T.3:

Opção 1 - Realizar uma descarga profunda e carga completa (demora muito tempo e envolve imobilização do carro pelo menos 2 dias)

Opção 2 - Usar a M.U.T.3 para realizar um Reset ao BMU forçando o recalculo de capacidade. (processo mais rápido e menos complicado)

 

Por uma questão de celeridade vou tentar efetuar a opção 2 no Ironhide afim de tentar recuperar os 38Ah de capacidade.

Contudo isto de ser pioneiro tem desvantagens (apenas muito recentemente começou a circular um 2º PHEV por estes lados), uma delas é conseguir que a representação da Mitsubishi aqui do Burgo compreenda o que pretendo fazer.

 

 

 

Não percam os próximos capítulos :)

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Aqui para mim que não percebe nada disto, o que são Amp? Devil

 

ahhh.. Ah, já conheço... Stick out tongue

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sorry queria dizer Ah mas não sou engenheiro logo troco definições 

 

ficha a ficha tecnica do Imiev com a indicação da capacidade da bateria 50Ah

https://energy.gov/sites/prod/files/2015/02/f19/batteryiMiev4550.pdf

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A vida pacata do Ironhide continua sem sobresaltos.

Praticamente com 37.000km no ODO tudo indica que irá terminar o ano com praticamente 20.000km rolados deste a ultima revisão :)

A média global actual anda nos 2.4lt/100 km

 

Como o Ironhide tem sido um menino bem comportado o Pai Natal trouxe uma prenda antecipada. 

Portanto agora para alem de beber electroes do EVSE de origem tb se alimenta a partir de um PRIME EVSE adquirido na nossa já conhecida Ecowatt.

 

Ainda nao tive tempo para fazer a merecida review, mas confirma-se a qualidade do material e principalmente a atenção ao detalhe por parte da Ecowatt.

 

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2,4l/100km + _______________  (preencher)

 

 Stick out tongue

Branca de Neve 30% são minha autoria...

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