Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de Bordo do Ironhide

rated by 0 users
This post has 319 Replies | 15 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Bem meninos vamos lá regressar ao tema sff.

Todos sabemos que o Ironhide não gosta de AE, contudo mesmo não sendo o ambiente mais favorável ainda consegue dar bons resultados (nao vou comparar com Prius e afins)

Não podemos esquecer que se trata de um SUV com uma tara de 2.000 kg em vazio e estes números têm impactos em velocidades elevadas, contudo o conforto interior para os ocupantes ajuda a mitigar este pequeno grande detalhe.

Espremido o bicho a marca conseguida 6Lt/100 + EV envergonham muitos SUV's que por ai andam e inclusive alguns carros ligeiros mais amigos do ambiente (diesel)...

 

Apesar das escapadinhas o valor da média global que encontram na minha assinatura demonstra que os resultados são possiveis e que para cada Godzilla existe o seu utilizador ideal.

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
João Ferreira replied on 15 Apr 2018 11:10

Ontem o Ironhide rolou em modo camião TIR :) a deambular pelas estradas do nosso Portugal profundo Surprise

 

Rolando sempre em modo Zen por estradas nacionais conseguiu fazer 53.4 km em EV apesar do peso da carga extra.

Velocidade média 50km/h altitude de partida igual à altitude de destino...

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
João Ferreira replied on 21 Apr 2018 19:12

Update mensal:

 

Desde o ultimo update de estatísticas no passado dia 3 de março com valores reportados a fevereiro o Ironhide rolou mais 2474 km

Recordo que os dados abaixo são os acumulados desde 01/01/2018, data em que comecei a usar em permanecia a app phevwatchdog para registar toda a telemetria do carro.

A %EV mantém-se acima dos 90% apesar das viagens um pouco mais longas que foram feitas.

A média global do ano mantém-se nos 1.9lt/100 e a geral desde o primeiro dia nos 2,4lt/100

 

Quanto à bateria a mesma continua saudável reportando um SOH de 93,2% (o carro passou já a marca dos 45k km) e agradece as temperaturas mais amenas, revelando um aumento da autonomia EV por carta que agora está novamente mais perto dos 50km, quando no inverno se encontrava mais perto dos 40.

Ou seja a degradação não tem impacto visível  na autonomia do carro. 

 

 

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Parabéns atrasados.

No passado dia 26/05 o Ironhide fez dois anos nas minhas mãos. 

Com o ODO na marca 47.500km significa, que, de grosso modo rolei 40.000km em 24 meses de propriedade.

O consumo de gasolina global registado nestes 40.000km mantem-se relativamente estável entre os 2.4 lt/100 e os 2.5 lt/100.

O consumo eléctrico ronda em média os 18 kwh/100

O SOH encontra-se nos 92.6% não tendo até à data se notado qualquer perda de autonomia.

.

Felizmente o Ironhide ainda se encontra livre de ruídos parasitas e proporciona em todas as viagens a todos os seus ocupantes um elevado nível de conforto e insonorização.

Afim de melhor soprar as velas nada melhor que subir ao topo de Portugal continental, atirar umas bolas de neve e tirar um retratos para o álbum de recordações.

 

 

 

Foto enquanto se abasteciam electrões directamente da central do desterro, (electrões premium  aditivados) enquanto a malta visitava o museu na electricidade natural (aconselho vivamente a visita)

 

Partilho ainda o manual de primeiros socorros para acidentes pessoais com correntes eléctricas Surprise nunca é demais saber...

 

(podem descarregar a foto original transferindo link)

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Essa cor contra a neve fica-lhe a matar. Tem um nadinha de azul...

João Ferreira:
Partilho ainda o manual de primeiros socorros para acidentes pessoais com correntes eléctricas Surprise nunca é demais saber...

Um dos procedimentos que deve ter mudado entretanto é esse de "deve manter-se a artificial até à chegada do médico, mesmo que ao fim de várias horas a vítima não dê sinais de vida."... Um procedimento que não mudou é que em alta tensão, nem os bombeiros se aproximam sem que primeiro chegue alguém da EDP ao local.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
João Ferreira replied on 11 Sep 2018 18:29

Apesar do pó que assola este quando calha de bordo, o Ironhide tem-se farto de andar para trás e para a frente.

Este ano foi o veiculo escolhido para fazer a tradicional road trip de verão. O desafio estava colocado, conduzir um PHEV fora de Portugal com uma rede ainda mais reduzida que a nossa.

No total foram 2300km andados em 10 dias tendo o percurso sido de uma forma resumida o seguinte:

 Guarda - Aveiro - Vigo - Santiago de Compostela - Corunha - Oviedo - Ponferrada - Guarda

Para quem não conhece recomendo a visita à zona da Galiza e Astúrias, paisagens, praias pessoas e gastronomias fantásticas.

O Ironhide rolou a maior parte do tempo em modo hibrido pois como esperado os postos de carregamento em Espanha são poucos e cada um tem o seu cartão.

No total carreguei 3 vezes em Espanha, duas cargas completas durante a noite (no parque do hotel) e uma carga rápida (ate aos 80%) em Cangas de Onis.

ODO

Lt

KM Andados

Média Real

PCN

PCR - 80%

51000

 

 

 

 

 

51525

27,7

525

5,28

2

2

51916

29

391

7,42

1

 

52492

36

576

6,25

 

1

52819

24,84

327

7,60

 

 

53236

25

417

6,00

2

 

 

Consumo médio

6,51

 

 

Esta carga rápida foi uma agradável surpresa pois o electromaps indicava que necessitava de ter um cartão da EDP Move, claro que não tinha... no entanto lá encostei o carro ao PCR passei o cartão Mobi.e et voila carga a iniciar 😊

Nos dias seguintes experimentei mais 4 PCR do mesmo operador, por azar nenhum reconheceu o cartão ☹. No entanto o sistema da EDP em Espanha está muito bem pensado, um PCR (como os nossos EFACEC) + dois postos de 22kw ao lado, Malta da MOBI-E coloquem ali os olhos sff.

 

Regressado a casa de umas férias bem passadas o Ironhide acusou um consumo médio de 6.51 Lt/100 com um custo médio de abastecimento de 1,30€ por litro 😊

Fotos em breve...

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Captains log

Stardate 17/09/2018

 

O Ironhide foi este fim de semana sujeito a mais uma esfrega daquelas, com 5 ocupantes e algumas malas...

Desta feita uma ida a Sesimbra infelizmente todo o percurso feito apenas com a carga original pois a quinta onde decorreu a festa não disponibilizou ficha ao Ironhide nem ao Leaf que lá estava DevilAngry

 

Percursos maioritariamente de AE a velocidades pouco simpáticas para os consumos.

Resumindo a informação da imagem abaixo

Dia 15 saida da Guarda - Sesimbra velocidade max (real) 132km/h velocidade média 95,6kmh com 408km rolados dos quais 105 foram em EV ou seja racio EV de 43,1% média 7lt /100

Dia 16 regresso à Cidade mais Alta passando por Coimbra, percurso feito uma vez mais sem carga, pois os senhores do Dolce Vita Tejo não deixaram usar as shucko que têm no parque AngryDevil, velocidade max 170km/h (é mesmo o máximo pois a partir daqui o sistema corta potencia) velocidade média 90,5kmh media 7,8lt/100

 

Um suma média simples do fim de semana 7,4lt/100, glutão veremos se não aparece mais nenhuma surpresa...

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Isso, consumos "elegantes"...

Não faças exame de consciência, não... Surprise

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Existe sempre a hipótese de moderar a velocidade... cof, cof...

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
João Ferreira replied on 17 Sep 2018 12:32

Se 10% dos Km anuais são feitos com estes consumos pouco elegantes não me preocupa muito. 

Como referi no inicio deste DB todo o carro possui o seu alvo e a sua banda de utilização óptima.

Faço muitos Km por ano mas normalmente sao pequenas deslocações, que todas juntas totalizam quase 20k por ano. a média anual anda nos 2.6LT/100 valor completamente aceitável para o carro em questão.

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Page 32 of 32 (320 items) « First ... < Previous 28 29 30 31 32 | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com
Powered by Community Server (Non-Commercial Edition), by Telligent Systems