A coisa é discutida um bocado neste test drive. Mas é uma questão de nada. Concerteza que fizeram um bom trabalho no e-Pedal.
No Ioniq, como nos HSD, dos 10 km/h para baixo é travão de fricção. Então, o pedal do acelerador, mesmo em nível 3, só trava até aí. Nível 3 trava com muita força, dá para quase tudo excepto uma emergência, essa não é a questão. A questão é que chega ali aos 10 km/h não trava mais (tal como num carro automático, se tiramos o pé do travão, o carro anda). Na práctica, fora emergência, só se usa o pedal do travão para o momento da paragem, para o "é aqui".
Como o Ioniq também tem o "auto-hold", que após a paragem mantém o carro travado podendo o condutor tirar o pé do travão, e inclusivamente activa o travão de mão (o EPB) se for uma subida inclinada, não se pode dizer que seja um carro cansativo no pára-arranca.
Ambas as soluções são perfeitamente boas. Mas é uma picuinhice, não é por aí que se escolhe um carro (no meu ver).
Ioniq EV — Prius+
Miguel Ramos:não é por aí que se escolhe um carro (no meu ver).
São estes pequenos detalhes que muitas vezes fazem a diferença. Eu apenas fiz referência ao E-pedal e ao ProPilot para assinalar o facto de estarem presentes na vasta lista de equipamento desta versão promocional.
ccosta@prius-pt.com
Pessoal aqui da beira Tejo que queira ver o novo Leaf ao vivo, acabo de o ver no Fórum Montijo:
Não sei quantos exemplares andarão por aí a passear. Cá está, modelo japonês, volante à direita.
Ao vivo, confirmo o que já me parecia. É perfeitamente possível identificar o carro como um Leaf. Mantém uma linha ondulada sobre a roda traseira, e a frente um tanto boca de sapo. Claro, é mais bonito e mais normal.
Depois de o ver, fica-se com a sensação de já não se recordar como era o antigo... Continuidade subtil, mas continuidade.
O carro chama muito a atenção. Toda a gente o vai ver. Há claramente um montão de gente mesmo à espera de comprar um EV assim que eles descerem o suficiente para serem capazes... Novos e velhos.
Muito menos gente vai ver o X-Trail que está logo à entrada, e que é apresentado na casa dos 35k€.
Também o vi no fórum Montijo e deu-me a sensação de ser mais bonito que o anterior. O preço é que não atrai muito gente infelizmente.
Hoje em Coimbra
Mancha Negra (GPL Kit by Prins)
Mancha Branca (Leaf Tekna 30kWh)
e·carga ekoway ML5000 [ Dez-2011 34.333 km ] C Evolution [ Set-2015 30.333 km ] Outlander PHEV [ Dez-2014 ] UVE
Começam a sair os consumos WLTP: 2018 Nissan Leaf gets WLTP ratingsResumo da "coisa":
Version
Visia and Acenta (16 inch wheels)
N-Connecta and Tekna (17 inch wheels)
WLTP city range
415 km (257 miles)
389 km (242 miles)
WLTP combined range
285 km (177 miles)
270 km (168 miles)
WLTP combined efficiency
19,4 kWh/100 km
20,6 kWh/100 km
19,4 ~20,6 kWh/100km ?!?!?! .... ouchhhh
- Auris 1.8 HSD (2011)
Pedro Tiago:19,4 ~20,6 kWh/100km ?!?!?! .... ouchhhh
O ciclo WLTP mede o consumo da tomada para a roda. Ou seja, é preciso ter em conta a eficiência do carregamento, do inversor, do motor, da transmissão.. são tudo perdas...
Sou um bocado ignorante neste assunto, mas então essas perdas são enormes, de outra forma como pode um carro com capacidade de 38kWh, fazer até 400km com um consumo de aproximadamente 20kWh/100km?
Ou a minha matemática é muito má, ou nãp percebo mesmo nada disto, ou então metade do consumo é desperdiçado??? ajudem-me lá a perceber estas contas...
Faz a conta ao contrário. Se tem uma bateria de 40kWh e faz 285km, vai fazer um consumo de 14kWh/100km. Perfeitamente realista. A partir daí, podemos começar a pensar que raio de contas fazem eles às perdas.
A nós só nos interessa %/100km. Consome 35% da bateria em 100km no ciclo combinado WLTP.