Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

E o sucessor do Baby Blue vai ser...

rated by 0 users
This post has 178 Replies | 16 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support
João Prates Posted: 7 Jan 2017 14:11

... pois... boa pergunta... sei lá eu... HELP!!!!

Bom, um pouco de contexto primeiro: Como sabem quem circula com o Baby Blue diáriamente é a Marlene, enquanto eu circulo com a Ervilha, isto no dia-a-dia mais habitual.

O percurso do Baby Blue é diáriamente Moita-Lisboa sendo que no destino existe uma garagem no emprego que permite o carregamento intermédio no caso do PHV, e um escritório com uma janela junto à rua num R/C que permite o carregamento da EV no caso da Ervilha.

Acontece que por motivos profissionais a Marlene vai mudar de local de trabalho, para perto do nosso amigo AOP, sendo que vai começar a sofrer das mesmas limitações geográficas, i.e. não há estacionamento no edifício para onde vai, quanto mais tomada, e o estacionamento na zona vermelha de Lisboa equivale a uma renda incomportável.

Resumindo e concluíndo, é tempo de mudar o leasing do PHV para outra coisa (PHV ou EV) porque o coitado do Baby Blue com apenas 18 km de autonomia actual não vai compensar muito os cerca de 100 km que vai passar a ter de fazer com apenas 1 carga.

Portanto optimamente a solução ideal passaria por trocar o PHV um EV, e com isso deixava de uma vez por todas de consumir combustível fóssil (que me irrita solenemente) assim como deixaria de me preocupar com manutenções chatas como mudanças de óleo, e ao mesmo tempo ganhava o estacionamento gratuito nos lugares de estacionamento EMEL.

Bom, dito isto parece que a questão estaria resolvida, um EV seria o ideal. Não fosse não haver EVs Toyota e o caso estaria resolvido. Na situação actual infelizmente ter um EV implica sair da Toyota, e já todos sabem a minha opinião e gostos pessoais sobre as outras marcas... um i3 seria para mim a alternativa, mas o i3 é tão caro que sou forçado a incluir o novo Prius PHV na equação.

Assim sendo, para já, os candidatos são, cada um com os seus prós e contras:

- Toyota Prius 4G PHV

- BMW i3 94Ah

- Hyndai Ioniq EV

Seguem os prós e contras nos próximos posts.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Antes de mais uma explicação: Não incluí o Leaf propositadamente, porque acho inaceitável a gestão da temperatura das baterias.

E quanto ao Tesla Model 3 que está encomendado, esse será para meu uso unicamente, e não acredito que chegue em menos de 2 anos a PT.

Toyota Prius 4G PHV

Dispensa apresentações. A qualidade e fiabilidade dos híbridos e plug-ins Toyota é tão alta, e tão bem conhecida de todos nós, que Zip it!.

Houvesse o Toyota Prius 4G EV e outro galo cantaria, nem punha em questão outra escolha sequer, mas não há.

O PHV continua a figurar da lista por um lado pela confiança que tenho no construtor e neste tipo de viaturas em particular dentro da Toyota, e por outro lado porque o nível de equipamento versus preço é uma coisa do outro mundo que não tem paralelo em qualquer outro modelo.

A quantidade de funcionalidades, muitas delas inovações e world-first, deixa sempre um tipo geek como eu a babar-se todo e a querer ter um.

Depois ter o conforto do motor a gasolina para poder ir quando e onde quiser, sem range anxiety ou preocupação de onde carregar a meio, é um luxo e uma sensação que compensa a falta de autonomia EV. Não há mobi-e a funcionar, que se lixe, vou na mesma. Não tenho onde carregar no destino, que se lixe, vou na mesma. Enfim, o melhor dos 2 mundos como bem sabemos.

Como pontos negativos temos a bagageira francamente reduzida (ainda mais) face ao actual PHV, e os 4 lugares individuais, que fazem com que deixe de ser possível levar a mãe ou a sogra a bordo de vez em quando. Na volta isto ainda é uma vantagem LoL. Mas pronto, a sério, é o único "senão", que para já tendo a Ervilha e mais tarde tendo o Model 3 não me incomoda praticamente nada porque 99,9% do tempo o carro vai andar com 3 pessoas a bordo.

Finalmente negativo também o facto da autonomia ficar-se no melhor dos casos pelos 50 km, cerca de metade do percurso efectuado.

Na prática mantém o rácio praticamente inalterado do actual PHV versus o percurso feito em EV, porque duplica a autonomia mas o carro na nova localização deixa de poder recarregar a meio, tem de fazer o dia todo com 1 só carga.

Ah, e estava a faltar, vai pagar estacionamento como um leão, não tem as vantagens fiscais do EV na sua totalidade... enfim...

BMW i3 94Ah

Começando pelo fim do descritivo do PHV este não tem qualquer problema fiscal, antes pelo contrário, portanto começa logo a marcar pontos, ainda para mais com estacionamento gratuito.

A aerodinâmica é sofrível em estrada, pelo que o consumo energético puro fica a milhas das outras opções, mas o carregamento rápido e bateria de grande autonomia compensam e deixam-me descansado quanto a isso.

Como EV tem ainda a vantagem das manutenções quasi-zero, muito mais fácil de manobrar em cidade onde vai andar 90% do tempo, e um carro mais pequeno, como as mulheres gostam, para estacionar e arrumar/manobrar com ligeireza. Perfeito para mulher LoL.

A assistência da BMW, pelo menos nas motas, até agora tirando a última e única avaria da Ervilha onde tive de esperar eternidades por peças que vieram da Alemanha, parece ser competente e mais importante 100% disponível e solícita para responder e resolver as questões dos clientes.

Desvantagens são as desvantagens típicas de qualquer EV citadino. Limitação de autonomia muito inferior a um HSD ou PHV a gasolina, mala pequena, e também no caso do i3 os 4 lugares em vez de 5.

Sendo BMW a desvantagem principal é o preço, que dispara para cima dos 50k para um nível de equipamento semelhante ao Prius PHV. O volante e as rodas só não são também opcionais porque ainda não arranjaram desculpa para tal, caso contrário também seriam cobrados à parte. Uma tristeza.

Hyndai Ionic EV

Este partilha dos mesmos defeitos e virtudes do BMW i3 com algumas excepções, nomeadamente:

A mala é bem melhor que do i3, e melhor que do Prius PHV, e dispõe dos 5 lugares da praxe em vez de apenas 4.

Mas depois tem outro problema que complica tudo e faz com que quase seja eliminado à partida:

Não está disponível em Portugal na rede oficial! Para o comprar teria de o importar de outro país, como França ou Alemanha, que sinceramente não me assusta nada, sendo EV o processo é bastante simples e barato, mas e depois?

O que vai acontecer quando circular em PT e tiver necessidade de uma assistência? Se tiver uma avaria como vai ser?

Os concessionários de marcas sem qualquer experiência em veículos com tracção eléctrica mesmo quando são oficiais são a tiristeza que são (veja-se o caso da Renault), quanto mais quando os técnicos nem sequer tiveram qualquer formação porque o carro não está a ser comercializado cá!

Dá vontade de comparar o equipamento e preço versus o i3 e o PHV? Dá, claro que dá. Mas valerá a pena? Para quê se não se vende em PT?

Top 50 Contributor
Plug-In
000_Flint
tcap-support

Vai ser leasing na mesma? 

Eu optava pelo bimmer.

Remember that while it is perfectly acceptable to criticize the content of a post - criticizing the poster is not.
Mean spirited, nasty, snide, sarcastic, hateful, and rude individuals don't warrant or deserve my acknowledgement or respect.

Top 50 Contributor
Full Hybrid
000_Flint
tcap-support

Esses 100 kms serão feitos em que tipo de vias? Eu faço Coimbra-Lousã-Coimbra por nacional (64 kms diários) e o diesel é o que me tem valido.

Num Casio G-SHOCK GW-7900

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

João Nogueira:
Vai ser leasing na mesma? 

Sim, em principio sim, o que for mais vantajoso para a empresa.

Vai ser o carro de serviço para todas as deslocações a clientes, por isso tem de ser capaz de pelo menos servir os mais importantes.

Nuno Amaral:
o diesel é o que me tem valido

No comments.

Top 50 Contributor
Full Hybrid
000_Flint
tcap-support

Eu explico: como ainda não há € para um hibrido e não tendo possibilidade de carregar um EV em casa (se pudesse tambem adquirir um) fico mesmo limitado ao diesel. O posto mais proximo fica a cerca de 1 km o que é impraticável.

Ja fiz o percurso num hibrido e fiz exactamente a mesma media que no diesel com a devida comparaçao claro. Fiquei com a ideia que compensará um hibrido, vamos ver.

Num Casio G-SHOCK GW-7900

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

João Prates:
Sendo BMW a desvantagem principal é o preço, que dispara para cima dos 50k para um nível de equipamento semelhante ao Prius PHV

Haverá necessidade de ter um i3 com tanto equipamento? Já sabemos que o Prime deverá chegar até nós carregadinho até aos dentes, mas talvez fosse de considerar uma versão do i3 intermédia, com os itens essenciais. Fiz essa opção com o meu Prius + e, se fosse hoje, faria o mesmo. Há mariquices que são perfeitamente dispensáveis e o carro sempre fica com um preço mais apetecível. 

O Prime não tem autonomia suficiente para os 100 km que a tua esposa irá percorrer e tem a agravante de obrigar a pagar estacionamento. O Ioniq EV é novidade, tem dado indícios de ser muito eficiente, mas ainda é uma caixa de surpresas. O i3 parece ser uma boa aposta, pela assistência, potência, autonomia e fiabilidade. Se o carro andar 99% do tempo nas mãos da Marlene, ficas bem com o i3, desde que não seja uma versão full extras. Um i3 por mais de 50 mil eur é um absoluto desperdício de dinheiro, mas cada um sabe de si. 

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support
Carlos Costa replied on 7 Jan 2017 16:52

Mas que não restem dúvidas de que o Prime é o melhor carro dos 3. De longe!! Devil

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Outro com dilemas parecidos...Big Smile

Só que o meu perfil infelizmente é muito mais propício a PHV´s (deslocações pendulares de apenas 20 km e um número razoável de deslocações anuais acima de 450 km)...

Só que...esta questão não pode ser vista de forma isolada, mas sim no conjunto da frota. Faz todo o sentido ter um EV para deslocações diárias de 100 km. Mas essa viatura será a única de 4 rodas em casa? Sendo assim, diria que um PHV assegura o necessário desdobramento em missões familares que acontecerão de vez em quando para distâncias maiores. Se a ervilha for para abater, então faria mais sentido um EV para essas deslocações e um PHV para o "sôr" Prates, que anda menos por dia, e asim ficaria a frota complementada.

Tem algum interesse a compra de um EV usado? Tal com referimos ao AOP (e ele não ligou Devil), este é um dos piores momentos para a compra de um novo, pois sucedem-se os anúncios de upgrades de baterias e de novos modelos, o que implica uma desvalorização acentuada dos atuais EV...e 100 km é capaz de ser exequível até para um simples Leaf de primeira geração.

Por falar em Leaf, eu não seria tão taxativo a excluí-lo. As baterias mesmo sem arrefecimento melhoram na segunda fase da vida do carro, e ao contrário das outras marcas, tenho a melhor das impressões da assistência da Nissan. Acresce que é um carro excelente em espaço e confiorto. A versão de 30 kWh mais do que chega para os 100 km mesmo a abrir, e já se arranjam exemplares em segunda mão com preço um pouco mais acessível. O Ioniq parece ser também um bom produto, mas quando chegará a Portugal? Incerto.

Um compromisso possível podia ser um BMW i3 de primeira geração com REX, não só chega para os 100 km diários, como permite umas voltas adicionais. Mas a mala é pequenita. E se a ideia for um novo, bom, pessoalmente acho o preço desmotivador - é capaz de sair mais caro que o BMW 330e...

No que respeita a PHV´s, o Prius é a melhor máquina do mercado sem dúvidas, mas com um "embrulho" que estraga um pouco o conjunto. Acho que devias ver também o BMW 225xe que pode ser uma alternativa (pior máquina mas com "embrulho" mais apelativo). 

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

Luis Neves:
devias ver também o BMW 225xe que pode ser uma alternativa (pior máquina mas com "embrulho" mais apelativo

O Prates gosta de carros diferentes, achas que iria considerar um mono como o série 2? Devil

Page 1 of 18 (179 items) 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com