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E o sucessor do Baby Blue vai ser...

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Luis Neves:
Que tal o novo Golf EV com bateria de 35 kWh? Devil

A Marlene acabou de ler a thread a rir e responde-te que prefere o e-Up, está decidido Devil

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Tendo a concordar com o Rosado (sem saber em concreto quais as reservas do Prates quanto à temperatura da bateria) e parece-me que excluir liminarmente o Leaf é capaz de ser um erro.

O Leaf parece-me um bom produto e atualmente a opção mais racional no mercado dos EVs em termos de relação qualidade-preço.

A frota Über green é composta quase exclusivamente por Leafs de 24kWh (por acaso ontem à noite andei num e-Golf) que recebem pelo menos duas cargas rápidas por dia e um desses überos comentava comigo há dias que queria pôr mais uma meia dúzia de carros na rua e que provavelmente ia apostar novamente nos Leafs de 30kWh.

Segundo ele, na Nissan ter-lhe-ão dito que nem precisava de ir à oficina para fazer as revisões dado que, se o carro tivesse algum problema, saberiam pela telemetria e o avisariam (achei a conversa um pouco estranha e até insisti se era mesmo assim, e ele confirmou).

Nota, Prates, que um i3 com o tal "mínimo" de equipamento "aceitável" (há 3 anos, quando fui fazer o test drive, a minha simulação, praticamente sem devaneios, também deu quase 50 mil euros...) dá quase para comprar 2 Leafs!

Nissan Leaf Tekna 30kWh out 2016 > ...   |   Renault Zoe Intens - jan 2014 > out 2016 (R.I.P.)   |   Prius 3G (ZVW30) - dez 2009 > dez 2013

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pois sendo uma opcao temporaria o leaf com o desconto da uve é uma oferta interessante. 

contudo cheira-me que o carro selecionado irá permanecer na frota do prates durante muito tempo e ai a ausencia de controlo termico do pack nao ajuda.

AOP qual o soh do teu pack?

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Com o Leaf de 30 kWh, a Nissan aumentou a garantia sobre as baterias de 5 para 8 anos e de 100 mil km para 160 mil km. Parece um sinal de confiança que a marca nipónica quer transmitir. 

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Alexandre Oliveira Perdigão:
um i3 com o tal "mínimo" de equipamento "aceitável" (há 3 anos, quando fui fazer o test drive, a minha simulação, praticamente sem devaneios, também deu quase 50 mil euros...) dá quase para comprar 2 Leafs!

Como em outras ocasiões parece-me que para sermos minimamente objectivos temos de nos deixar destas figuras de estilo e exageros.

Pela consulta rápida ao site da Nissan a versão Tekna como seria a minha opção custa praticamente 40 mil Eur, e o i3 não custa quase 80k...

Dito de outra forma, ainda ser ter informação completa sobre o novo PHV quer-me parecer que Prius e Leaf vão estar no mesmo patamar.

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Manuel Jasmim:
Com o Leaf de 30 kWh, a Nissan aumentou a garantia sobre as baterias de 5 para 8 anos e de 100 mil km para 160 mil km.

Até podiam aumentar para o dobro, porque quando a garantia te diz que podem substituir a bateria por outra usada desde que esteja acima dos 70% de SoH de pouco isso te vale, na minha opinião.

As garantias são importantes sim, mas não são garantia, passe o plenonasmo, de teres uma vida sossegada.

A Vectrix também tinha garantia, e mesmo na assistência oficial de onde nunca saiu foi o inferno que foi, e só teve paz aparentemente quando foi para as mãos do teu amigo que nem sequer tinha nada a ver com a marca.

Ter uma coisa na garantia que sei à partida ter fortes probabilidades de ter problemas não me sossega, antes pelo contrário, revela uma cruel matemática de probabilidades e estatísticas versus custo de garantia por parte do construtor.

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João Prates:

 quando a garantia te diz que podem substituir a bateria por outra usada desde que esteja acima dos 70% de SoH de pouco isso te vale, na minha opinião.

Onde está escrito isso?

João Prates:

Ter uma coisa na garantia que sei à partida ter fortes probabilidades de ter problemas não me sossega

A partir do mk2 essas probabilidades diminuiram fortemente. Com o de 30 kWh diminuiram ainda mais.

 

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Manuel Jasmim:
Onde está escrito isso?

Nas letras miudinhas da garantia, que nunca colocam nos sites dos importadores, claro.

Mas isto é informação conhecida e amplamente discutida, até aqui em Prius-PT.

Podes ver um exemplo de um top executive da Nissan dos USA (onde tipicamente as garantias até são superiores) a dizê-lo aqui:

Andy Palmer, executive vice president at Nissan USA:

For LEAF vehicles whose batteries have fallen below nine bars during this period, Nissan will repair or replace the battery under warranty with a new or remanufactured battery to restore capacity at or above a minimum of nine bars.

Pesquisa na Net, não é difícil encontrar.

A garantia diz que se tiveres uma bateria com menos de 75% eles te dão uma acima dos 75%, nada mais, e pode ser remanufactured...

Giro né?

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João Prates:

Como em outras ocasiões parece-me que para sermos minimamente objectivos temos de nos deixar destas figuras de estilo e exageros.

Pela consulta rápida ao site da Nissan a versão Tekna como seria a minha opção custa praticamente 40 mil Eur, e o i3 não custa quase 80k...

Não era figura de estilo! O Bola de Neve é um Tekna e tenho ideia de que custou cerca de 32 mil (vou conferir e depois digo)!

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Em minha opinião, em primeiro lugar deves verificar se uma viatura eléctrica te satisfaz, ou seja responder positivamente às seguintes questões?

1 - A autonomia de um EV é suficiente?

(lembro-me de uma polémica deslocação que fizeste ao Porto à uns tempos atrás que num EV seria impossível)

2 - O tempos de carga são admissíveis?

(não esquecer que uma viatura eléctrica não está disponível 24h/dia, 7 dias/semana, 365 dias/ano e se adquirires o Model 3 tens potência eléctrica suficiente em casa para carregar isto tudo em simultâneo?)

 

Se a viatura eléctrica realmente te satisfazer, então é uma questão de fazer contas e acho que não deves excluir nenhum EV. Mesmo no caso do Leaf considera o pior cenário de teres de suportar o custo de uma bateria nova. 

Atenção que a diferença inicial de preço entre o Pruis plug-in e o I3, ao fim de 4 anos as contas podem ser outras.

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