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E o sucessor do Baby Blue vai ser...

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Em jeito de provocação, a ultima incursão por Espanha, veio complicar mais esta decisão? Big Smile

1999 Avensis T22 (3S-FE)

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Já vens tarde. Provocação iniciada por mim ao telemóvel... Stick out tongue

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

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Telmo Salgado:

Já vens tarde. Provocação iniciada por mim ao telemóvel... Stick out tongue

com direito a uma resposta concreta, ou nem por isso?  Cool

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Está ainda na equação...

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João Prates replied on 1 Mar 2017 0:30

Ora bem, a escolha não foi fácil, e ainda tem um pouquito de risco, mas será com certeza o novo PHV a substituir o PHV actual.

Como expliquei noutro tópico por alto, recentemente colocou-se a hipótese do local de trabalho da Marlene não vir a mudar para a baixa pombalina mas sim para a zona de alfragide.

Ora este hipótese mudava tudo, porque se para ir trabalhar para a baixa todos os dias o PHV era impensável pelo custo de estacionamento, já para estacionar em Alfragide não tinha qualquer problema.

Por mero acaso, há coincidências estranhas, esta hipótese colocou-se precisamente na noite em que o BMW i3 REX chegou cá a casa para fazer a viagem a Coimbra. Ora que jeito que isto dava! Era altura de benchmarking!

Primeiro fiz o trajecto com o PHV actual Baby Blue, saindo de pança cheia de electrões, mas sem carregamento intermédio:

Ao chegar à escola das míudas em LX.

Nota: Neste primeiro troço do percurso, e para poder ser comparável com um EV, fiz propositadamente os primeiros kms de seguida em modo EV, o que está longe de ser recomendável. Para além disso, rolei em AE na velocidade máxima permitida pelo PHV actual em modo EV (92 km/h) até esgotar a bateria, após o que de imediato subi para os 110 km/h de velocímetro, (o que aconteceu pouco depois de passar as portagens da VDG).

Ao chegar ao destino era este o estado:

Nota: Durante todo o percurso estava mau tempo, com algum vento e chuva q.b.. Como pelo menos inicialmente não vai haver hipótese de recarregar durante o dia, o percurso de gregresso foi todo feito de imediato sem qualquer carga adicional.

No regresso parei novamente na escola, para continuar a simular o percurso pendular diário, mas aqui não vale a pena mostrar displays porque já a carga EV tinha sido gasta no caminho oposto. Tanto a VDG como a A33 foram feitas com o CC nos 110 km/h de velocímetro.

Ao chegar a casa este era o resultado final:

Era evidente que o CB tinha truncado o consumo EV, que não tendo chegado a 3 kWh ficou-se pelos 2, na ausência de casas decimais. Mas aposto que estava muito mais perto dos 3 do que dos 2, e aposto igualmente que o consumo da tomada deveria ser praticamente 3, por isso considerarei 3 kWh como consumo total EV.

Sabendo que o erro dos 3G ronda as 3 décimas, poderia assumir consumo de 4,1 litros aos 100, mas faço melhor... é que antes de sair abasteci e voltei a casa sem gastar gota, tudo em modo EV, após o que carreguei. No regresso vim a casa, carreguei, e fui reabastecer novamente até ao gargalo.

Isto para dizer que sei EXACTAMENTE que gasolina gastei, e foram 3,73 litros que me custaram 5,14Eur, com uma média de 4,15l/100km.

Assumindo uma energia potencial específica da gasolina em 34,6MJ/l = 9,6kWh/l, a gasolina gasta equivale a 35,8 kWh.

Somando EV = 3 kWh + HV = 35,8 kWh => 38,8 kWh para o percurso de ida e volta.

 

Era tempo de testar o BMW i3 REX:

Chegada à escola, fazendo o mesmo percurso e velocidade de 90 km/h até portagens, e 110 km/h depois:

Chegada a Alfragide:

Regresso a casa, após paragem na escola:

Uma média de 16,1 kWh/100km em 89 km resulta num consumo total de 14,33 kWh contra os 38,8 kWh do Baby Blue (quase 3x mais).

(continua...)

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Curiosamente, e apesar do teu esforço de mimetização, as medidas de velocidade são muito diferentes!

Porquê?

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Os percursos foram feitos em dias diferentes, e no teste do PHV apanhei imenso trânsito, e os semáforos não colaboraram sequer.

No caso do i3 foi um ver-se-te-avias, cidade deserta, sem paragens praticamente.

Enquanto rolaram fizeram-no à mesma velocidade, mas o PHV teve muito mais tempo parado em Lisboa.

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Ok, faz sentido.

Mas a verdade, e sabes disso, é que quando temos um eléctrico nas mãos, não nos preocupamos tanto com os consumos e com as velocidades, a não ser que tenhamos limitações de autonomia!Big Smile

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João Prates replied on 8 Mar 2017 0:07

Ora bem, toda a gente percebeu que o comparativo não ainda estava completo... Angel

 

Ontem ao final da noite achei que devia dar uma oportunidade a outro prentendente...

Com uma autonomia EV estimada inicialmente a 57,6 km a coisa prometia ser interessante! Devil

E se há coisa a que não resisto, é a ter um bicho destes a implorar para eu o meter à estrada, por isso lá fomos, era quase meia-noite! Big Smile

Tal como no caso do BMW, para o teste poder ser minimamente comparável limitei a velocidade aos 90 km/h até às portagens da V.D.G., e daí em frente rolei no limite de velocidade, excepto em AE onde fixei o CC nos 110 km/h de mostrador.

Chegada a Lisboa, na escola secundária uma vez mais:

  

No primeiro troço o Prius 4G PHV, sim, esse mesmo, bateu o BMW i3 em eficiência, com 14,9 kWh/100km contra 15,5 kWh/100km do i3.

No entanto em 2 momentos o MCI do PHV entrou para reforçar potência, o que fez aparecer um consumo residual de 0,6 L/100km de fuel.

A velocidade média do PHV está bastante inferior porque levei muito tempo parado antes de arrancar, tentando fazer reset aos contadores.

Entre a 1ª foto após o reset à velocidade média e a foto antes do arranque foram 10 minutos parado a estragar a média de velocidade.

 

Seguiu-se então a segunda parte do troço, desta feita até Alfragide, com estes resultados:

  

Embora a distância fosse curta foi suficiente para baixar a média de consumo EV.

É natural que assim seja uma vez que passámos de rolar a 110 km/h na V.D.G. contra vento forte para rolar a 80 km/h na 2ª circular e IC19.

Curiosamente no i3 a média tinha subido, talvez fruto de uma ligeira chuva? Não tenho explicação.

Mas o mais engraçado foi chegar ao destino com menos de 1 km de autonomia. Foi à pele! 700 metros depois estava em HV, a rolar de volta para trás, desta feita e tal como nos ensaios anteriores sem carga intermédia.

Ao partir de Alfragide já a média de consumo de gasolina tinha descido para 0,4 L/100km, por não ter ocorrido mais nenhuma ignição do MCI e a distância percorrida ter naturalmente aumentado.

Ao chegar de volta à escola, com o percurso inteiramente feito (à excepção de 700 metros) em HV, o consumo de fuel tinha um belo valor:

Naturalmente o EV Driving Ratio começava a cair, mas a velocidade média mantinha-se praticamente inalterada.

Finalmente ao chegar de volta a casa, o resultado final [impressionante] do ensaio:

  

CONCLUSÕES:

Toyota Prius 4G PHV bate BMW i3 em eficiência eléctrica. Ver consumos calculados pelos CBs.

Toyota Prius 4G PHV bate Toyota Prius 3G PHV em eficiência energética e em consumo de combustível.

Por exemplo no caminho de regresso, que ambos os PHV fizeram sem recarga eléctrica, em modo HV normal:

  • 3G PHV = Consumo registado no regresso Alfragide>Moita foi de 4,3 L/100km em modo HV;
  • 4G PHV = Consumo registado no regresso Alfragide>Moita foi de 3,4 L/100km em modo HV;

 

É estarrecedor. O novo PHV neste percurso misto, de velocidades médias altas, nomeadamente 2ª circular a 80 km/h e AE a 110 km/h, conseguiu retirar quase 1 litro de consumo médio a nada menos que o seu antecessor, o Prius 3G PHV!

Checklist do Toyota Prius 4G PHV:

  • Bater eficiência eléctrica dos EVs de referência do mercado: CHECK! Yes
  • Bater eficiência do sistema híbrido a gasolina mais poupado do mercado: CHECK! Yes
  • Oferecer elevados níveis de equipamento que batem de longe a oferta de marcas do segmento premium: CHECK! Yes
  • Vender tudo isto a um preço altamente competitivo para o "pacote" oferecido: CHECK! Yes

 

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Portanto feitos todos os ensaios, e tendo surgido um claro vencedor, só faltava ver se cabia na garagem... Devil

Eheheheheh 

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