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DB do Mancha Branca - Leaf Tekna 30kWh

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Nova entrada para reportar a viagem de Condeixa até à Guarda, ainda sem PCR pelo caminho. Saída de Condeixa com 100% de bateria em direcção a Coimbra pelo IC2 e depois percurso feito pela N110 (à beira rio), IP3 e IC6 até Tábua, onde chegou assim:

 

 

Aí ficou a carregar no novo posto de carregamento de Tábua (posto com 2 tomadas de 22kW Big Smile). Assim, enquanto o Mancha Branca enchia a barriga, o dono também:

Stick out tongue 

De modo que antes de sair de Tábua, este era o estado:

 

Partida para a Guarda, pela antiga N17 até Celorico da Beira, A25 e antiga subida do IP5, para chegar à Guarda assim:

e com uma média final de:

 

A reparar que com base na % de SOC gasto (33% + 58%), uma carga completa daria para chegar à Guarda com 9% restantes (com um bocado mais até, dado que evitaria o desvio até Tábua de alguns kms. A média global também parece confirmar o mesmo: 28/15*100=186km. E o You+ da Nissan reporta um gasto total de 25,8kWh (92%). 

Mas como o simulador me dava resultados piores, também devido ao facto de considerar no simulador o A/C sempre ligado (consumo de 800W indicado por mim) e que foi algo que não aconteceu na viagem. A titulo de curiosidade, só o percurso da subida do antigo IP5 foram 12% da bateria. A tabela seguinte resume os valores esperados pelo simulador e os obtidos:

Condeixa - > Tábua

 

  Bateria Gasta (%)

 Bateria Restante (%)

Média (kWh/100km)

Vel. Média (km/h)

Distância (km)

Simulado:

40

60

15.73

59

69.2

Real:

33

67

14.4

55.6

71.5

Tábua - > Guarda

 

  Bateria Gasta (%)

 Bateria Restante (%)

Média (kWh/100km)

Vel. Média (km/h)

Distância (km)

Simulado:

63

37

17.91

63

97.6

Real:

58

34

15.5

70.4

99.6

 

O regresso vai ser mais pacífico, pois o simulador prevê que chegue a Coimbra (os PCR) ainda com 26% de bateria Big Smile, num percurso a efectuar pelo antigo IP5->A25 até Mangualde-> N234-> IC12->IP3

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Entrada para reportar a viagem de regresso. A ideia inicial era fazer a viagem directamente para Coimbra, pela A25, N234, IC12 e IP3 sem paragens. Acontece que tive que sair mais cedo e com 78% de bateria, em vez dos 100% pretendidos. Segui normalmente pelo percurso definido, sendo que mais uma vez tive de parar estrategicamente em Tábua, onde chegou assim:

 

Enquanto fui almoçar, ficou a carregar. Para chegar a Coimbra iria precisar de pelo menos 34%. Assim, quando regressei do almoço, já ia nos 47% e tinha companhia:

Esperei só mais um bocado e chegado aos 50%, continuei a viagem pelo IC6 e IP3, tendo chegado ao PCR de Coimbra assim:

 

Nota para referir que na descida da Guarda, no antigo IP5, recuperei quase 5% da carga Wink

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Boa.

Aproveita enquanto os carregamentos ainda sao de graça  Cool

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Só uma questão: para um tipo acalorado como eu que usa e abusa do AC, se o usas, qual a temperatura que usas e se o Leaf faz as contas a autonomia quando é usado. Ou seja, é possivel fazer uma viagem como a que fizeste num dia torrido de calor ao fim do almoço com o ac a bombar sem stress?

It is impossible to confirm them in the present as it will be to deny them in the future.

What you can't see CAN hurt you - F-117A "Night Hawk"

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José Rosado replied on 26 Jul 2017 9:31

Usei em algumas ocasiões o AC. O AC gasta entre os 600 e 1100W (dependendo de diversos factores). Sim, quando usas, o Leaf diminui a autonomia entre 2 e 12 km, dependo de vários factores. No simulador que costumo usar é possível colocar esse factor.

 

Sim, a viagem é possível sem stress. Por exemplo, no regresso, entre Tábua e Coimbra, os 34% que o simulador indicava de utilização eram com o A/C a funcionar sempre. Tirando pequenas situações, foi assim que fiz esse percurso. 

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Pequena entrada apenas para assinalar:

Big Smile

 

A bateria continua sem dar sinais de degradação:

 

A parte curiosa foi que quando esteve parado durante as férias, o valor estimado tinha descido até aos 80.03Ah. Nada que umas viagens de fim de semana não tenham resolvido Wink

 

Único contra-tempo a dar nota foi numa viagem de fim de semana ao World of Discoveries (aproveitando o programa Viagens e Vantagens da Brisa - passe a publicidade), no Porto, esta viagem coincidiu com a avaria do PCR na área de serviço de Estarreja S/N (foi "albarroado" por um camião Angry), obrigando a ir ao outro lado e tendo existido algum tempo de espera por outros carregarem (ou seja, mais "sobrecarga" no uso do PCR no sentido N/S). Felizmente a situação já está resolvida. 

 

Quanto ao Mancha Negra, está quase a atingir 10x esta quilometragem Big Smile Não há maneira de se escangalhar no caminho, para mudar... LOL 

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Fernando Amaral replied on 21 Sep 2017 9:32

José Rosado:
Sim, a viagem é possível sem stress. Por exemplo, no regresso, entre Tábua e Coimbra,

Muito interessante e esclarecedor relato desta viagem ao interior do país.

Fico a pensar que falta aqui um fator nesta equação: tempo. Quanto demorou a ida e a volta e como contribuíram para o tempo de viagem os carregamentos efetuados? Como um futuro utilizador da mobilidade elétrica, seria interessante ter esta informação associada a este tipo de relatos.

Deep Blue (Toyota Prius 4G PHV)  Spritmonitor.de

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Viva:

               Houvesse um PCR no meio do caminho (Viseu ou Mangualde) e a viagem teria um tempo acrescido de 15~20 minutos na ida. No regresso, partindo com 100% não é preciso parar.

 

Neste caso, as paragens foram estrategicamente planeadas para serem à hora do almoço e foram de cerca de 1h20m na ida (demorei muito a ser atendido no restaurante) e cerca de 45 minutos na vinda.

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Grão a grão...

 

Se chega a um lindo número Big Smile.

 

A bateria continua com os seus 100% SOH, com algumas variações nos Ah (sobem sempre que faço CR e depois vão descendo com o tempo e voltam a subir):

 

 

Conclusão: este carro quer é kms Big Smile

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CR = carga rápida?

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